Arquitetando a Educação a Distância Coordenadora: Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Equipe: Ana Paula Frozi, Maira Bernardi, André Ressel, Cristina Alba
Objetos de Aprendizagem Qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado mediado por tecnologias. Caracterizam-se como recursos autônomos, que podem ser utilizados como módulos de um determinado conteúdo ou como um conteúdo completo . Tem como principal característica a possibilidade de reutilização de seus recursos em diferentes contextos.
Objetos deste projeto ARQUEAD Design pedagógico
Objetivos Realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Arquiteturas Pedagógicas para EAD. Apresentar possibilidades de Arquiteturas Pedagógicas e seus componentes: o planejamento pedagógico, as ferramentas, os recursos tecnológicos e os conteúdos de ensino.
Objetivos Apresentar diferentes concepções epistemológicas para as arquiteturas e projetos de aplicabilidade das AP’s em EAD. Proporcionar a formação continuada de professores do ensino superior no que se refere às arquiteturas pedagógicas e ao design pedagógico para a construção destas arquiteturas .
Objeto ARQUEAD Aborda as diferentes correntes pedagógicas/epistemológicas e a utilização de funcionalidades, recursos e ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) de acordo com a metodologia do professor. Trabalha a construção das Arquiteturas Pedagógicas (AP’s) resultantes desta combinação, ou seja, a prática pedagógica em EAD.
Objeto ARQUEAD Simulará situações cotidianas de um professor que está começando a atuar em EAD. Estas simulações serão em forma de animações, com cenas como em um filme. O personagem “Professor” passará por dificuldades semelhantes às que os professores enfrentam no momento de se familiarizarem com a EAD O usuário do objeto deverá ajudá-lo a resolver estas questões participando de palestras virtuais, resolvendo desafios, lendo textos, entre outros recursos que o objeto disponibilizará.
Objeto Design Pedagógico Tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem no que se refere ao design pedagógico em EAD, unindo fatores pedagógicos e tecnológicos (ergonomia e usabilidade). Encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.
Metodologia A pesquisa para a construção do objeto passou por quatro etapas: Concepção do projeto Planificação Implementação Avaliação
Concepção do Projeto Definição da equipe. Organização das linhas mestras e planejamento inicial do OA. Estabelecimento dos pressupostos teóricos Reflexão acerca do tema central. Caracterização do público-alvo.
Planificação Estudo do storyboard e da navegação, devido à sua estrutura não-linear. Definição dos tipos de recursos e mídias que disponibilizaria (textos, vídeos, imagens, etc.). Delimitação dos conteúdos, com um levantamento teórico de material impresso e de textos disponibilizados na web. Especificação dos objetivos pedagógicos que o objeto se propunha em atingir a partir do levantamento do público-alvo.
Planificação
Implementação Definição da ferramenta Flash, AutoCAD e Autodesk 3D Studio MAX de programação elaborando os primeiros protótipos do objeto até alcançar a sua versão final. Estes softwares possuem ferramentas que possibilitam a utilização de animações e recursos interativos.
Implementação Protótipo I: Tela estática, pouca interação
Implementação Protótipo II: Simulação em forma de vídeo.
Avaliação Teste do funcionamento do objeto, seu grau de adequação ao público-alvo e o nível de cumprimento dos objetivos . Análise do objeto quanto às suas características técnicas (tamanho do arquivo e programação), funcionais (animações e layout das telas), didáticas (referenciais teóricos e desafios) que constam no projeto.
Considerações Atualmente, está sendo realizado o estudo dos cenários para compor a interface gráfica dos objetos, dentro dos padrões de design da interação, informação e apresentação. O ARQUEAD encontra-se na fase de escrita de conteúdos e montagem do roteiro com as cenas dos personagens, bem como elaboração dos primeiros protótipos. O objeto sobre Design Pedagógico encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.
Considerações As etapas estão sendo realizadas de forma cíclica, passam por uma análise da programação, design, teste e validação, para que posteriormente seja realizada a reestruturação dos recursos. Estes recursos pedagógicos viabilizarão o acesso à informação e a realização das atividades de forma independente e autônoma num aprendizado por descoberta.
Metadados O sistema de metadados adotado, permitirá o acesso ao objeto através de qualquer site de busca. O html do objeto será comentado com o padrão de metadados do LTSC, como uma opção de suporte documental, que facilita a localização e descrição destes objetos.
Desafios Seleção de conteúdos para o objeto ARQUEAD, devido a pouca literatura sobre o tema. Construção de uma interface interativa e amigável, que simule situações cotidianas.
Contatos pbehar@terra.com.br www.nuted.edu.ufrgs.br