Arquitetando a Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Engenharia de Software
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
  Ana Carolina Castelli da Silva
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira Maria Célia de Toledo Dubois
Contexto de Educação a Distância
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O uso dos softwares nas escolas
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Webdesigner O Que é?? O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Marco Doutrinal e Marco Operativo
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Literatura Revisão de Literatura.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Plano de Produto Fusion ECM Suite
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Laboratório de Ensino a Distância
Softwares Educacionais – Cód
GENESE – Sistema de Apoio para a Educação a Distância Alfredo Lanari de Aragão.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Experiências do Grupo NUTED
Autores: Everton Flávio Rufino Seára
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Aspectos pedagógicos para construção de Objetos de Aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Plataforma para o Desenvolvimento de Aplicações Interativas para TV com Suíte Integrada de Ferramentas de Autoria para os Padrões ISDB-T e DVB.
Objetos de aprendizagem
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Pré-Projeto Multimídia
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Transcrição da apresentação:

Arquitetando a Educação a Distância Coordenadora: Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Equipe: Ana Paula Frozi, Maira Bernardi, André Ressel, Cristina Alba

Objetos de Aprendizagem Qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado mediado por tecnologias. Caracterizam-se como recursos autônomos, que podem ser utilizados como módulos de um determinado conteúdo ou como um conteúdo completo . Tem como principal característica a possibilidade de reutilização de seus recursos em diferentes contextos.

Objetos deste projeto ARQUEAD Design pedagógico

Objetivos Realizar um embasamento teórico-prático sobre o tema Arquiteturas Pedagógicas para EAD. Apresentar possibilidades de Arquiteturas Pedagógicas e seus componentes: o planejamento pedagógico, as ferramentas, os recursos tecnológicos e os conteúdos de ensino.

Objetivos Apresentar diferentes concepções epistemológicas para as arquiteturas e projetos de aplicabilidade das AP’s em EAD. Proporcionar a formação continuada de professores do ensino superior no que se refere às arquiteturas pedagógicas e ao design pedagógico para a construção destas arquiteturas .

Objeto ARQUEAD Aborda as diferentes correntes pedagógicas/epistemológicas e a utilização de funcionalidades, recursos e ferramentas de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) de acordo com a metodologia do professor. Trabalha a construção das Arquiteturas Pedagógicas (AP’s) resultantes desta combinação, ou seja, a prática pedagógica em EAD.

Objeto ARQUEAD Simulará situações cotidianas de um professor que está começando a atuar em EAD. Estas simulações serão em forma de animações, com cenas como em um filme. O personagem “Professor” passará por dificuldades semelhantes às que os professores enfrentam no momento de se familiarizarem com a EAD O usuário do objeto deverá ajudá-lo a resolver estas questões participando de palestras virtuais, resolvendo desafios, lendo textos, entre outros recursos que o objeto disponibilizará.

Objeto Design Pedagógico Tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem no que se refere ao design pedagógico em EAD, unindo fatores pedagógicos e tecnológicos (ergonomia e usabilidade). Encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.

Metodologia A pesquisa para a construção do objeto passou por quatro etapas: Concepção do projeto Planificação Implementação Avaliação

Concepção do Projeto Definição da equipe. Organização das linhas mestras e planejamento inicial do OA. Estabelecimento dos pressupostos teóricos Reflexão acerca do tema central. Caracterização do público-alvo.

Planificação Estudo do storyboard e da navegação, devido à sua estrutura não-linear. Definição dos tipos de recursos e mídias que disponibilizaria (textos, vídeos, imagens, etc.). Delimitação dos conteúdos, com um levantamento teórico de material impresso e de textos disponibilizados na web. Especificação dos objetivos pedagógicos que o objeto se propunha em atingir a partir do levantamento do público-alvo.

Planificação

Implementação Definição da ferramenta Flash, AutoCAD e Autodesk 3D Studio MAX de programação elaborando os primeiros protótipos do objeto até alcançar a sua versão final. Estes softwares possuem ferramentas que possibilitam a utilização de animações e recursos interativos.

Implementação Protótipo I: Tela estática, pouca interação

Implementação Protótipo II: Simulação em forma de vídeo.

Avaliação Teste do funcionamento do objeto, seu grau de adequação ao público-alvo e o nível de cumprimento dos objetivos . Análise do objeto quanto às suas características técnicas (tamanho do arquivo e programação), funcionais (animações e layout das telas), didáticas (referenciais teóricos e desafios) que constam no projeto.

Considerações Atualmente, está sendo realizado o estudo dos cenários para compor a interface gráfica dos objetos, dentro dos padrões de design da interação, informação e apresentação. O ARQUEAD encontra-se na fase de escrita de conteúdos e montagem do roteiro com as cenas dos personagens, bem como elaboração dos primeiros protótipos. O objeto sobre Design Pedagógico encontra-se na fase de pesquisa de conteúdo e estudo para a interface que, provavelmente será uma galeria de Arte.

Considerações As etapas estão sendo realizadas de forma cíclica, passam por uma análise da programação, design, teste e validação, para que posteriormente seja realizada a reestruturação dos recursos. Estes recursos pedagógicos viabilizarão o acesso à informação e a realização das atividades de forma independente e autônoma num aprendizado por descoberta.

Metadados O sistema de metadados adotado, permitirá o acesso ao objeto através de qualquer site de busca. O html do objeto será comentado com o padrão de metadados do LTSC, como uma opção de suporte documental, que facilita a localização e descrição destes objetos.

Desafios Seleção de conteúdos para o objeto ARQUEAD, devido a pouca literatura sobre o tema. Construção de uma interface interativa e amigável, que simule situações cotidianas.

Contatos pbehar@terra.com.br www.nuted.edu.ufrgs.br