Aluno: Leodécio Elias Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Advertisements

Inovações em Automação Industrial ETM-CORP/ST/SEQUI-ETCM/EDEA
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
Logística de distribuição
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
LUCAF - Representação Comercial
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE ESCOAMENTOS MULTIFÁSICOS EM TUBOS VENTURI
Apresentação A Empresa
Desenvolvimento de um Sistema de Visão 3D para Inspeção e Reparo Robotizado Submerso Mauricio Edgar Stivanello (bolsista); Armando Albertazzi Gonçalves.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Metrologia e Controle Dimensional- MCD
Aplicação na indústria
Aluno: Daniel de Andrade Lima
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Aluno: Manoel Reginaldo Fernandes
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
Aluno: Frederico Pereira Machado
Título do Trabalho Nome Completo Bolsista, especificando a categoria (GRA, MSC ou DSC) Orientador: Prof. Dr. Xxxx Yyyy Co–orientador: Prof. Dr. Yyyy.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Avaliação de um dispositivo para fixação Aluno: Marcelo Costa Tanaka
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Aluna: Josiane Maria de Macedo Fernandes
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Necessidades Relativas a Metrologia
Introdução à METROLOGIA
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
NME – Novos Modelos de Empresas
Laboratório de Ensino a Distância
Marco Antonio Nabuco de Araujo Chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador NR 7 e NR 15.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O desenvolvimento de um medidor de fração de água é motivado por ser um equipamento pequeno se comparado aos volumosos separadores.
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Alunos: Eduardo de Araújo Melo
Título da Monografia a Ser Apresentada Nome do Candidato Orientador: Prof. Orientador do Trabalho.
COO – Julio E. Normey-Rico PV - Agustinho Plucenio PRH 34 – Formação de Engenheiro nas áreas de Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria do.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
Automação de Medição de Vazão de Gás Úmido
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Israel Müller Zamporlini
Aluno: João Batista De La Salles Junior
Jackson da Silva Oliveira -
OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE CALIBRAÇÃO NA GRANDEZA TEMPERATURA Aluno: Dabney Sérgio G. de Morais Orientadores: Prof. Luiz Pedro de Araújo Prof. Walter.
Alunos de Iniciação Científica:
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Princípios de gestão da qualidade
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
10 a 12/11/15 Acompanhamento dos resultados da Auditoria de Medição O que deve ser observado? Rio de Janeiro 12/11/2015 Mário Fernandes Setor de Confiabilidade.
Valor Verdadeiro e Precisão
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
Calibração de Sistema de Medição
CMMI Capability Maturity Model Integration
FUNÇÕES DOS INSTRUMENTOS
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

OTIMIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE UM PADRÃO DE TORQUE PARA SER UTILIZADO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS. Aluno: Leodécio Elias Rodrigues Orientador: Prof. José Daniel Diniz Melo Co-Orientador: Prof. Luiz Pedro de Araujo Prof. Walter Link

Motivação O constante desenvolvimento dos instrumentos e equipamentos utilizados para aplicação e medição de torque na indústria em geral, incluindo suas técnicas de uso e instrumentação cada vez mais exatas e abrangentes, qualifica a metrologia em torque como uma das áreas da engenharia mecânica em maior desenvolvimento tecnológico e com crescente demanda em serviços de calibração. Visto a grande demanda, da indústria do petróleo e gás, por calibração de instrumentos na grandeza Torque, e a escassez de padrões para efetuar esta calibração, foi desenvolvido, e construído no Laboratório de Metrologia da UFRN, um padrão na grandeza força na área de torque para atender esta demanda. Contudo, este padrão ainda não atingiu os níveis de exatidão desejados para realizar calibrações com níveis de incerteza apropriados, e também de forma automatizada para possibilitar um melhor desempenho deste padrão. Estes depósitos afetam a dirigibilidade do veículo (motor engasgando, rateando e afogando), reduzem o desempenho do motor (perda de potência, redução da aceleração, consumo do combustível, detonação, aumento do requisito de octanagem) e aumentam as emissões de gases de exaustão (HO,CO, NO).

Objetivos Otimizar o padrão de torque desenvolvido pelo Laboratório de Metrologia da UFRN. Automatizar o processo de calibração de torquímetros visando a redução do tempo de calibração e assegurar a confiabilidade de resultados. Contribuir para o desenvolvimento tecnológico dentro da metrologia do torque.

Metodologia Experimental A metodologia que será adotada neste trabalho consistirá inicialmente na realização de um conjunto de ensaios/calibrações com o equipamento nas condições atuais para possibilitar a identificação dos diversos pontos críticos que serão otimizados. Inicialmente pretende-se otimizar alguns elementos do sistema, como por exemplo, os mancais, o posicionamento do sensor de força. Devido à instabilidade das correntes que compõem a nafta craqueada são necessários dois frascos com o mesmo material coletado para assegurar a repetibilidade e a reprodutibilidade dos resultados.

Metodologia Experimental

Aplicação na Indústria Petróleo e Gás Natural Automotiva Aeronáutica Naval

Benefícios Calibração de torquímetros em várias faixas e condições, utilizando-se apenas um único transdutor de força. Calibração de torquímetros com significativa redução de custos e tempo de execução, além de disponibilizar maior confiabilidade na qualificação final dos instrumentos medidores de torque, por meio da melhor quantificação das fontes de incertezas.

Agradecimentos