A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Marcelo Martelo

2 BEM VINDOS!!!!! Prof. Me. Marcelo Martelo

3 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
T.G.A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

4 Conteúdo 1 - O que é Administração de empresas. Conceito;
História da Administração; Teorias Administrativas.

5 2. As Empresas Conceito de Organizações; Características das empresas;
O papel da empresa;

6 3. O Administrador O papel do administrador e do Contador;
As competências; As habilidades;

7 4. Estratégia Empresarial
Noções de Estratégia; Abordagens de Estratégia; Componentes da Estratégia Empresarial

8 5. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional.
Características, Etapas e Elaboração

9 METODOLOGIA Aulas expositivas; Análise de cases empresariais;
Trabalhos em grupo; Vídeos; Debates em sala de aula.

10 AVALIAÇÃO Duas avaliações semestrais; Trabalhos em grupo;
Participação e Presença.

11 A Administração O Administrador O Contador
Capítulo 1 A Administração O Administrador O Contador

12 O que é administração? Administração é a arte de liderar pessoas e gerir recursos escassos (tecnológicos, financeiros, humanos, ambientais dentre outros), visando a otimização da distribuição dos recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.

13 Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficiência, eficácia, efetividade.

14 Eficiência A eficiência está relacionada ao conceito de racionalidade econômica, ou seja, a razão custo/benefício que a organização pode lograr para prestar ou produzir determinados bens. A eficiência, desta forma, demonstra a coerência entre MEIOS E FINS. É fazer o trabalho bem feito.

15 Produção de 500 pares de sapatos
O que é Eficiência Meios Fins Recursos Humanos Tecnologia Insumos Processos Métodos de Trabalho Produção de 500 pares de sapatos Coerência Meios e Fins = Eficiência

16 Eficácia A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. Metas, prazos

17 Eficiência e Eficácia Linha de Produção - Menor custo, qualidade. Prazos e Metas. Na área Comercial – Conclusão da venda. Atingir as metas. Logística – A entrega do produto. Prazos.

18 Capacidade de produzir um efeito
Efetividade A efetividade demonstra se os produtos ou serviços prestados pelas organizações estão ou não atendendo as necessidades e expectativas de mercado. Capacidade de produzir um efeito

19 Para as organizações alcançarem o desempenho esperado, elas precisam contar com as funções que englobam o processo administrativo conhecidas por funções do administrador. Planejamento Organização Controle Direção

20 PLANEJAMENTO: É o processo de definir atividades, objetivos e recursos.

21 ORGANIZAÇÃO: É o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades; Distribuir os recursos segundo algum critério

22 DIREÇÃO: É o processo de mobilizar os recursos, em especial as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão ao objetivo.

23 CONTROLE: É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.

24 Níveis Organizacionais
O administrador é essencial para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa.

25 Níveis Organizacionais
Figura 1.2 Pág. 6

26 Níveis Organizacionais
Nível Estratégico: Corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores. Neste nível o administrador deve pensar muito mais a empresa ao invés de executar.

27 Níveis Organizacionais
Nível Tático: Nível gerencial de uma organização. É responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, para as pessoas que se encontram na base poderem desenvolver as atividades com qualidade superior. Deve atuar como um multiplicador para assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis.

28 Níveis Organizacionais
Nível Operacional: Representa o “chão da fábrica”. É o nível responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários.

29 As Habilidades do Administrador
Habilidade Técnica Segundo Andrade e Amboni, conceitua a Habilidade Técnica como a compreensão e o domínio das atividades que realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade no uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. SABER FAZER BEM FEITO

30 As Habilidades do Administrador
Habilidade Humana É a habilidade que demonstra a capacidade das pessoas trabalharem com eficácia como membros de uma equipe no sentido de conseguirem esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns. IMPORTANTE!!! O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos.

31 As Habilidades do Administrador
Habilidade Conceitual A Habilidade Conceitual, requer do administrador saber direcionar a missão do negócio, a visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa através de idéias globais, conceitos, valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar

32 Os Papéis do Administrador em Condições de Incerteza, Instabilidade e Imprevisibilidade

33 Trabalho Gerencial: Características
Compartilhar obrigações; Generalista e especialista; Acesso e domínio de informações; Intuição

34 O objetivo principal das organizações deve estar, então, voltado para o desenvolvimento do pensamento sistêmico incluindo ecológico e social, para fazer com que o profissional perceba a importância dessa forma de pensar.

35 Análise do artigo Toyota e debate em sala de aula.
ATIVIDADE Análise do artigo Toyota e debate em sala de aula.


Carregar ppt "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google