O PNPG 2011-2020 E A PG NA PSICOLOGIA EMMANUEL ZAGURY TOURINHO (UFPA)
O PNPG 2011-2020 Sexto PNPG, primeiro com projeção de ações para uma década. PNPG 1 – 1975-1982 PNPG II – 1982-1985 PNPG III – 1986-1989 (PNPG IV – 1996-2004) PNPG V – 2005-2010 Expectativa de sustentar projeto de levar o Brasil à condição de quinta economia do mundo no mesmo período.
O PNPG 2011-2020 – Alguns Temas Centrais Articulação CT&I Relação com a educação básica Multi e interdisciplinaridade Qualificação e internacionalização do sistema Areas estratégicas Amazônia Azul Saúde Energia Transporte Agronegócio …
O PNPG 2011-2020 – Alguns Desafios O desafio quantitativo O desafio qualitativo O desafio social
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores Necessidade de intensificar a formação de mestres e doutores Para a atuação acadêmica e não acadêmica Expansão do sistema Crescimento interno dos cursos
1. Formar mais Mestres e Doutores Em 2011: cerca de 13 mil/ano Expectativa para 2020: 29 mil/ano
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores Em 2009: 286/11 mil 2,6% Em 2020: 2,6% 754/29 mil doutores/ano Total de DP em 2009: 905 Projeção para 2020: formar anualmente o equivalente a 84% dos DP em 2009.
1. Formar mais Mestres e Doutores Defesas por docente permanente: 2007: 1,56 2008: 1,67 2009: 1,70 % DP com 4 a 8 orientandos: 48,4% 35/64 PPGs têm menos de 50% dos DP com 4-8 orientandos.
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores
1. Formar mais Mestres e Doutores Crescimento do financiamento para a formação Expectativa de crescimento substancial da capacidade de formação A demanda por maior eficiência na formação
2. Avançar na Internacionalização O crescimento da participação brasileira na produção científica mundial O impacto internacional relativamente mais baixo da produção brasileira A competitividade entre os BRICs
2. Avançar na Internacionalização
2. Avançar na Internacionalização
2. Avançar na Internacionalização
2. Avançar na Internacionalização
2. Avançar na Internacionalização Expectativa de maior interação com a comunidade científica internacional, em todos os níveis. CsF Participação no aporte de recursos tenderá a ter como referência o grau de internacionalização Apoio a uma maior diversificação da cooperação internacional DRI/CAPES – a partir de 2007
2. Avançar na Internacionalização % médio de itens publicados no exterior pela área de Psicologia no triênio 2007-2009: Cursos 6 e 7: 34,38% Cursos 5: 17,85% Cursos 4: 11,07 Cursos 3: 4,63% Média geral na área: 12,87%
2. Avançar na Internacionalização Portanto, as políticas voltadas à internacionalização (especialmente da produção) ainda não têm repercutido na área de modo expressivo.
2. Avançar na Internacionalização Produção x Avaliação Valorização crescente da publicação em veículos de circulação internacional deverá impactar a avaliação Apoio financeiro a revistas brasileiras com potencial visibilidade e impacto internacionais
2. Avançar na Internacionalização Possível horizonte de trabalho – 2020 Sistema majoritariamente com padrão internacional PPGs fora desse cenário serão minoritários ou excluídos (cf. reação aos 3x3) Maior atração de pesquisadores e alunos estrangeiros Busca de parcerias será predominantemente bidirecional
2. Avançar na Internacionalização Necessidade de indução da área com vistas a garantir a difusão de experiências bem sucedidas de cooperação internacional a cooperação mais intensa e mais diversificada a interação com entidades internacionais avanço na produtividade compatível com os indicadores gerais do sistema
3. Articular CT&I A evolução das exigências do sistema Maior eficiência na formação Maior eficiência na produção científica Maior eficiência na transferência de conhecimento de ponta para a sociedade Acompanha mudanças internacionais
3. Articular CT&I Introdução em 2007 do quesito “Inserção Social”. Centralidade atualmente conferida à “Inovação”. O papel da PG em Psicologia no desenvolvimento de Tecnologias Sociais
3. Articular CT&I Grupos de pesquisa tenderão a uma reconfiguração, visando acomodar A pesquisa básica ou aplicada A produção científica internacionalizada O desenvolvimento de tecnologias ou inovações A diversificação de seus impactos no sistema educacional
3. Articular CT&I Para lidar com essa demanda, a Psicologia precisará avançar na diferenciação de Extensão Pesquisa aplicada Prestação de serviços Desenvolvimento de tecnologias Avaliação precisará contemplar essa expectativa mais abrangente das realizações dos programas.
3. Articular CT&I EXC BOM REG FRA DEF FRA REG BOM EXC Produção científica publicada Desenvolvimento de tecnologias, inovação
Obrigado! eztourinho@gmail.com UFPA