FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Linguagem, alfabetização e letramento
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Formação Técnica em Informática
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Os PCN e o Ensino Médio.
1ª Formação de Professores Coordenadores
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O Professor como Sujeito de Transformação
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. ANÁLISE E CONTEXTO FORMAÇÃO DO PROFESSOR E PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

SOBRE O CONFERENCISTA 26 LIVROS 9 DVDs. 1996 conferências no Brasil. www.hamiltonwerneck.com.br www.hamiltonwerneck.blogspot.com hamilton@netflash.com.br FACEBOOK REVISTA PROFISSÃO MESTRE Jornal O DIA – RÁDIO ROQUETE PINTO PROFESSOR PARA O ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO AÇÃO DOS PROFESSORES

ESTRATÉGIAS COMECE PELA ÁREA DE DOMÍNIO QUE O ALUNO APRESENTA. AVANCE PARA A ÁREA PROXIMAL. SOMENTE DEPOIS ATINJA O MAIS COMPLEXO E DISTANTE.

O QUE ENSINAR? CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS DA NATUREZA A CONJUGAÇÃO ENTRE ELAS (ECOLOGIA) ESTRATÉGIA: INTERDISCIPLINARIDADE.

A QUESTÃO DA COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA É SABER LIDAR COM SITUAÇÕES COMPLEXAS. CURRICULO É COMPLEXO. FORMAÇÃO CONTINUADA É COMPLEXA. ALUNO COM DIFICULDADE PARA APRENDER É COMPLEXO. O INESPERADO É COMPLEXO.

PILARES DA COMPETÊNCIA: HABILIDADES: EXEMPLOS LINGUAGENS: EXEMPLOS CONTEÚDOS: EXEMPLOS ATITUDES: EXEMPLOS

RESSIGNIFICAR… N Y L O N RUA DOM PEDRO I KANGOOROO HUMILDADE SALVA DE PALMAS MESES DO ANO

O CARTESIANISMO DISCURSO SOBRE O MÉTODO. A EPISTEMOLOGIA. A ARTE DE TUDO DIVIDIR. DIVIDIR PARA COMPREENDER. AS ESPECIALIZAÇÕES. OS ESPECIALISTAS. A PREPARAÇÃO DOS DOCENTES.

O ENSINO TRADICIONAL DIVISÃO EM DISCIPLINAS. DIVISÕES DENTRO DAS DISCIPLINAS. PROFESSORES ESPECIALISTAS. DISCIPLINAS E PROFESSORES DESCONECTADOS. COORDENAÇÃO VERTICAL. NADA DE HORIZONTALIZAÇÃO.

ENSINO MÉDIO RUIM. ESTAGNADO. SEM PROFESSOR. RECEBE ALUNOS SEM PREPARO. ESTUDAM PELO MÉTODO CARTESIANO. SÃO AVALIADOS DENTRO DA PROPOSTA COMPLEXA.

FALA MERCADANTE! VAMOS AVALIAR O ENSINO MÉDIO PELO ENEM. TEREMOS QUATRO GRANDES ÁREAS DO SABER. VAMOS ADERIR À COMPLEXIDADE. VAMOS SUBSTITUIR DESCARTES POR EDGAR MORIN.

A COMPLEXIDADE TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO. O TODO É MAIOR QUE A SOMA DAS PARTES. OPERADOR DIALÓGICO QUE É DIFERENTE DO DIALÉTICO. INTEGRA: RAZÃO COM EMOÇÃO;SENSÍVEL COM INTELIGÍVEL;REAL COM IMAGINÁRIO; CIÊNCIA COM A ARTE; RAZÃO COM MITOS;

BASES DESTE PENSAMENTO OPERADOR DIALÓGICO OPERADOR RECURSIVO OPERADOR HOLOGRAMÁTICO

TETRALOGIA ORDEM. DESORDEM. INTERAÇÃO. RE (ORGANIZAÇÃO).

O QUE ESTÁ BEM ? TODAS AS CRIANÇAS NA ESCOLA. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MATERIAL ESCOLAR. TRANSPORTE ESCOLAR.

O QUE ESTÁ FALTANDO? ADEQUAR OS CONTEÚDOS AO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA. FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR. SALÁRIOS DO PROFESSOR. MAIS TEMPO DA CRIANÇA NA ESCOLA. HÁ LOCAIS COM DEFICIÊNCIA NA REDE FÍSICA DAS ESCOLAS.

CAIXINHA DOS HORRORES ESCOLA-PALHOÇA-ESTÁBULO. MENTALIDADE EXCLUDENTE. ACEITAR ANALFABETOS NA REDE. SALAS DE AULA NUNCA VISTAS. ANO ESCOLAR COM ATRASO DE DOIS MESES. DESCRENÇA NA EDUCAÇÃO. APROVAÇÃO AUTOMÁTICA E REPROVAÇÃO AUTOMÁTICA.

ANÁLISE DAS CARÊNCIAS: FALTAM 350.000 PROFESSORES NO BRASIL. FALTAM 60.000 PARA FÍSICA E MATEMÁTICA. FALTAM 40.000 PARA QUÍMICA E BIOLOGIA COMECAM A FALTAR: ARTES,GEOGRAFIA, OUTRAS LÍNGUAS.

PERFIL DO PROFISSIONAL COMPETENTE. CRIATIVO. CONVIVER COM AVALIAÇÕES. CONVIVER COM “EXPOSIÇÕES”. Ver Ataly. VIVER SEM PRIVACIDADE. LIDAR COM O IMPREVISÍVEL ACREDITAR NA EDUCAÇÃO.

PERFIL PROFISSIONAL Domínio de duas línguas estrangeiras. Bom domínio de informática. Saber usar linguagem técnica. Comunicar-se bem, oralmente e por escrito. Interagir em equipe. Versatilidade e flexibilidade. Saber processar informações. Iniciativa para tomar decisões.

Lancome

MEGATENDÊNCIAS EDUCAÇÃO INSTANTANEIDADE ÓCIO CRIATIVO MORTE DA DISTÂNCIA SÉCULO DA MULHER LONGEVIDADE CONHECIMENTO

SUA CARREIRA TERÁ PROBLEMAS SE... Há seis meses você não aprendeu nada de novo. Você não se sente apto para ser contratado. Você acha que já deu o que tinha que dar. Você não sabe quanto vale no mundo. Você não sabe o que faria se ficasse desempregado hoje.

TODA CRIANÇA NA ESCOLA OS RICOS SEMPRE ESTUDARAM EM TEMPO INTEGRAL! A ÚNICA MANEIRA DE TIRAR A CRIANÇA DA RUA É O TEMPO INTEGRAL. O TEMPO INTEGRAL DEFENDE O TRABALHO DO PROFESSOR.

O TEMPO INTEGRAL A CRIANÇA FICA NA ESCOLA PARA ASSISTIR AULAS. A CRIANÇA NÃO APRENDE SE NÃO FIZER EXERCÍCIOS. A CRIANÇA NÃO AGREGA VALOR AO QUE OUVE EM SALA. A CRIANÇA ESQUECE TUDO O QUE ENTENDEU.

O QUE NÃO FAZER? DEDICAR TODO O TEMPO PARA AULAS. AUMENTAR O CURRÍCULO. FAZER MAIS PROVAS. REFORÇAR AS DISCIPLINAS QUE SERÃO AVALIADAS. PARA QUE AUMENTAR O QUE NÃO FUNCIONA?

UM NOVO PROFESSOR VISÃO GERAL E GLOBAL. SEJA CAPAZ DE ENSINAR O ALUNO A ESTUDAR. QUE SEJA CAPAZ DE ORIENTAR PROJETOS. QUE SEJA CAPAZ DE RECUPERAR. QUE SEJA CAPAZ DE PARTICIPAR DA VIDA CULTURAL.

COMO FUNCIONA AULAS. ESTUDO. RECUPERAÇÃO. ATIVIDADES CULTURAIS. PROJETOS. GRUPOS DE INTERESSE. OFICINAS.

COMO PODE FUNCIONAR? ESCOLA DE BAIRRO PELA MANHÃ. CENTROS DE ATIVIDADES À TARDE. LÍNGUAS. EDUCAÇÃO FÍSICA. ARTES. COMPUTAÇÃO. É MAIS BARATO. ECONOMIA DE ESCALA!