Mudança social, famílias e crianças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
ELIZABETH TEIXEIRA Amanda Martins Bastos Elizabeth Gomes da Rocha
Em defesa da Família Tentacular
Políticas de Segurança Pública
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Novas Diretrizes Fábio Mesquita Diretor
Família Cristã IGREJA DOMÉSTICA
Movimento Feminista E suas formas de luta.
CURSO: CONVIVÊNCIA ESCOLAR
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
AFETIVIDADE E SEXUALIDADE
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
Visões históricas da infância e das crianças
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Estrutura familiar e dinâmica social
Programas sociais para a infância
Censo, Caracterização e Diagnóstico
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Habilidades em Comunicação V
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Leni Vieira Dornelles FACED/UFRGS
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
A Sociedade humana: generalidades
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
Mãe - A Primeira Educadora -.
PONTOS ABORDADOS:  FAVELA  GÊNERO FEMININO  AÇÕES COLETIVAS  POLÍTICAS PÚBLICAS  CIDADANIA.
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
A socialização O modo como os indivíduos aprendem e recriam habilidades, conhecimento, valores, motivos e papéis adequados à sua posição em um grupo ou.
A dicotomia entre saúde e saúde mental
            PROJETO Lançamento da Campanha “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” no Município de Foz do.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Primeira Infância e Direitos Humanos
Educação em Saúde Profa. Halene Maturana.
Depressão.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Crianças e adolescentes em Serviços de Acolhimento: o que já conquistamos e pelo que estamos lutando? Maria Clotilde Rossetti-Ferreira CINDEDI – FFCLRP-USP.
HETEROGENIDADE E DIVERSIDADE A diversidade é um dos grandes desafios vividos pelo cuidador. Para enfrentá-lo, é preciso lançar mão de estratégiaspropostas,
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços.
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
Transcrição da apresentação:

Mudança social, famílias e crianças William A. Corsaro

Objetivo: compreender as recentes mudanças econômicas, sociais e culturais a partir das perspectivas das próprias crianças, a partir de duas formas: Examinando as vidas cotidianas das crianças nas famílias; Considerando a infância como forma estrutural e como foi afetada pelas recentes mudanças econômicas e sociais.

Mudanças nas famílias e na infância Foco nas experiências das crianças como grupo social para descobrir como a infância foi afetada por importantes mudanças sociais e econômicas desde a virada do século XX; Foco no desenvolvimento das competências comunicativas das crianças durante seu envolvimento com as rotinas culturais cotidianas dentro das famílias.

Estudos sobre famílias Sociedade não ocidentais Diálogos provocados Princípio de cooperação entre sujeitos do mesmo sexo Educação como tarefa coletiva Divisão sexual do trabalho

Estudos sobre famílias Sociedades ocidentais Adivinhação do desejo da criança Papel central da família no inicio da infância (p. 38); Transformações econômicas transformações sociais transformações nas famílias

Estudos sobre famílias Alterações nas estruturas familiares Famílias pluriparentais: pai – provedor; mãe – cuidadora; criança – cuidada e protegida X famílias monoparentais: aumento do número de famílias sob comando feminino: mulher – provedora e cuidadora Mudanças no mundo do trabalho mudanças na forma de inserção da criança no mundo do trabalho;

Estudos sobre famílias Inserção das mães no mundo do trabalho Mulheres com dupla jornada: trabalho fora de casa e trabalho doméstico. Necessidade de ampliação de creches e atividades de lazer para as crianças. Alterações na rotina das sociedades: Problemas sociais (marginalidade, violência, tráfico de drogas, prostituição, crianças em situação de risco, etc.) Problemas econômicos (segregação econômica, subemprego, desemprego, etc.) Problemas ecológicos (contaminação do ar e da água, etc.) Problemas epidêmicos (doenças crônicas, aids, doenças endêmicas, etc.)