O desafio institucional frente a um novo cenário de desenvolvimento rural X CONFASER Murilo Flores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Diálogo Social na Indústria Química
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
A Gestão Social pode ser vista como...
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
A ESCOLA NASCE ATUAL MOMENTO DO MSTTR
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
APL . de Relacionamento Institucional" "Construção de uma Política
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
Encontro de Aquicultura na Amazônia –V ENAq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Elementos Para a Análise de Políticas e Projetos Sociais Grupo: Bruna Souza Daniel Luz Douglas Brandão Luiz Ferreira Mirian Jácome Suzana Chiu Wilson Diovane.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Gestão Cooperativa em UCs: desafios e perspectivas – Litoral Norte SP Ilhabela – SP Maio 2009 Gilberto Sales
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ATER MARCO LEGAL.
Jackson Luiz da Cruz Pinelli
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Projeto de extensão Capim Limão
PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Instituto de Tecnologia Social - ITS III Conferência Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação Apresentação: Tecnologias Sociais Declaração das ONGs: Ciência,
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
Apoiopatrocíniorealização. Francisco Miranda de Figueiredo Filho Diretor Presidente da COCATREL Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Transcrição da apresentação:

O desafio institucional frente a um novo cenário de desenvolvimento rural X CONFASER Murilo Flores

A estrutura institucional atual pouco pode contribuir para a construção de um novo cenário de desenvolvimento favorável aos agricultores familiares, pescadores artesanais, extrativistas, artesãos... Conclusão

A pesquisa A pesquisa estrutura pública ainda associada aos principais elementos da revolução verde; estrutura pública com pouca interação com atores locais; conflitos em relação ao conceito de sustentabilidade; fraca interação com o processo de inovação.

A extensão conflito entre assistência técnica e gestão de políticas públicas; aparelhamento político-partidário; pouca interação com a geração de conhecimentos; distanciamento de novos conceitos ligados ao desenvolvimento rural.

As organizações dos atores locais falta de capacitação para a implementação de inovações; desinformação sobre alternativas de desenvolvimento; pouca autonomia em relação ao poder público; pouco aproveitamento das experiências exitosas.

Conceitos sustentabilidade e ecologia; desenvolvimento territorial; multifuncionalidade; pluriatividade; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Ações importantes profunda reformulação das estruturas públicas de pesquisa e extensão – sustentabilidade, pesquisa-ação, pesquisa participativa; fortalecimento institucional que aumente a autonomia dos atores locais – cooperativismo de crédito, estratégias próprias de desenvolvimento, aumento do controle social local sobre a estrutura pública.

Perde-se um importante momento da história para uma real reestruturação institucional voltada à construção do desenvolvimento rural sustentável

Obrigado pela atenção