VII ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CERTIFICADO Certificamos que o Sr (a) Adeir Gomes dos Santos, empregado/morador do Condomínio Conjunto Floresta de Campo Limpo, participou do curso de.
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Trabalho em equipe na Atenção Hospitalar
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
DESAFIOS NA OPERACIONALIZAÇÃO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
GRUPO DE TRABALHO CERTIFICADO DE CONFORMIDADE
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
Princípios - Complexo Hospitalar.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Seminário Nacional de Saúde Ocupacional
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
______________ ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AÇÕES DE VIGILÂNCIA
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Projeto: Capacitação em GP
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
GRUPO 6 Luciene Primo, RS Márcia Puerro, SP Maria Amélia Franco, TO
Atribuições do Farmacêutico
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
CONTENCIOSO E COBRANÇA
Seleção de medicamentos
HOSPITAL GETÚLIO VARGAS –TERESINA-PI IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO SENTINELA - GERÊNCIA DE RISCO GILCA MEDEIROS.
Grupo VIII Maria Elizete de Almeida Araújo - AM
Implementação da Gerência de Risco Sanitário Hospitalar nos Hospitais Sentinela Marco Túlio PerlatoMaria Marilene Tavares Marisa Léa de Moraes CirelliMarizete.
VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização.
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho SegurançaMedicina EnfermagemPsicologia Profissionais integrados Atuação.
Adilson Adriano Barbosa da Silva
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
Grupo 2 Farmacovigilância
I Encontro de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GRUPO V Elisabete Rocha de Souza (Coordenadora) Jorge Yuichi Takata Silva José Victor Miranda Pedroso.
Plano de Uso Racional de Medicamentos
Farmácia Hospitalar – Padronização de Medicamentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Monitoramento Online das ações de Prevenção das DST/AIDS e assistência às DST na Rede de Atenção Básica do Estado de São Paulo Paula de Oliveira e Sousa.
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA Apresentação da Oficina Grupo 5 Área Temática: Ciclo do Medicamento (Programação, Aquisição.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS
COMISSÃO DE APOIO À IMPLANTAÇÃO DOS CONSÓRCIOS DE SAÚDE.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
GOVERNO DA BAHIA Secretaria de Saúde do Estado da Bahia RESME 2008 O processo de atualização Relação Estadual de Medicamentos Essenciais RESME 2008 O processo.
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
EQUIPES CRIATIVAS QUE TRANSFORMAM DESAFIOS EM CONQUISTAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS.
Ciclos Consultoria Ambiental
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
VII Encontro Nacional dos Gerentes de Risco Rede Sentinela Apresentação da Oficina Grupo 10 Área Temática : PESQUISA CLÍNICA.
Encontro Estadual do PMAQ
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
AÇÕES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E SERVIÇO VALE DO PEIXOTO DE AZEVEDO XVII Encontro de Secretários Municipais de Saúde – 13 a 15/05/2014.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

VII ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA Área temática: COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA Apresentação da Oficina Grupo 3

Coordenação e apresentação: ÁREA TEMÁTICA Comissão de Farmácia e Terapêutica Coordenação e apresentação: Cely Saad Abboud Facilitadora: Suzie Gomes

PROBLEMÁTICA Montar a CFT; Fazer funcionar; Apoio dos dirigentes; Adesão/Aceitação do corpo clínico; Propaganda; Inexistência/Desatualização/Não cumprimento dos Protocolos.

OBJETIVOS GERAIS Racionalizar o uso de medicamentos (qualidade das prescrições, oferta de medicamentos de acordo com o perfil epidemiológico, objetivando ganhos terapêuticos e econômicos).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar o perfil epidemiológico; Elaborar, atualizar e divulgar a relação de medicamentos padronizados e produtos para a saúde (inclusão / exclusão => baseado no perfil epidemiológico e protocolos existentes); Estabelecer normas e fluxos de prescrição;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Capacitar continuamente prescritores, dispensadores e equipe de enfermagem; Elaborar o memento terapêutico e formulário terapêutico.

AÇÕES PROPOSTAS Sensibilização da gestão e equipes (estudos farmacoeconômicos, discussões em grupo ...); Definição do perfil dos profissionais; Formalização da CFT; Atribuições da CFT; Consultoria externa se necessária; Regulamentação da propaganda na instituição; Carga horária dos profissionais.

OBSERVAÇÕES FINAIS Legislação complementar à Portaria existente de CFT, levando em consideração a complexidade do serviço de saúde, definindo dedicação dos membros/carga horária.

GRUPO 3 OBRIGADO Álvaro Luiz de Oliveira Carlos Roberto Merlin Cely Saad Abboud Medeiros Edjane Maria de Azevedo Barroso Elisabete Aparecida Oliveira Tedokon Francisco Melo de Oliveira José Fernando Gomes de Carvalho Maria Heloiza Gomes Pimentel Maria Lúcia de Jesus Filgueiras Ribeiro Marilene de Sousa Araruna Marta Francisca de Fátima Fragoso Nicanor Gurgel Filho Roberto Sylva Gramani Rôsani Arantes de Faria Rosimery da Silva Rosse Mahó Llaveria Lafulla Maria José OBRIGADO