Degradação de Pesticidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Advertisements

Tratamento de Água Filtração em Carvão
PROJETO ÁGUA CERTA Capacitação de agricultores e trabalhadores rurais para o uso conservativo da água na agricultura irrigada.
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Entrada de nutrientes para o ecossistema
Cinética Microbiana.
Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas.
BIORREMEDIAÇÃO.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Ciclos Biogeoquímicos
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
DEGRADACAO DE PESTICIDAS
Dra. Ana Carolina Ribeiro Dias
Potássio.
NITROGÊNIO.
FÓSFORO.
Aula 2 Fertilidade do Solo.
PESTICIDAS Definição, tipos, inseticidas, características químicas
Hexaclorobenzeno.
Ambiente e sociedade.
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
O PLANTIO DIRETO NA AGRICULTURA: O CASO DO CERRADO1
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
Biotecnologia no tratamento da água no Brasil
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
HIDROLOGIA.
Poluição do Solo.
Rocha, C.O1; Bresolin, J.D1; Krüger, R.H.2 e Bustamante, M.M.C1.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
Quinta das 6 Marias São seis hectares trabalhados por seis mulheres, todas de nome Maria. São plantadas 83 variedades de hortícolas, além de árvores de.
Quantidade de água disponível
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
EUTROFIZAÇÃO.
CARGAS ELÉTRICAS NO SOLO
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Variabilidade espacial e estimativa da duração do período de molhamento em vinhedo de ‘Niagara Rosada’ Disciplina LCE 5702 – Métodos Instrumentais de Análise.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
Nomes: Carolina de Oliveira
Matéria Orgânica dos Solos
Produção Vegetal Fatores de Produção
Produção agrícola brasileira
Os solos e a agricultura
COMPOSTAGEM.
Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES
Bioacumulação e Biotransformação de Metais
CONTROLE QUÍMICO DE DOENÇAS FÚNGICAS
CENTRO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Moléculas Xenobióticas: Persistência e Biomagnificação
Poluição do Solo.
Descontaminação de solos
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Poluição dos Recursos Hídricos
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DO PONTO DE VISTA QUÍMICO Químicos e engenheiros químicos teem dado muitas contribuições nas áreas de alimentação e agricultura que.
Transcrição da apresentação:

Degradação de Pesticidas Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental Degradação de Pesticidas DEA 230 – Microbiologia e Bioquímica Aplicadas Professora: Narah Vitarelli

Pesticidas são usados no manejo de plantas (herbicidas), fungos (fungicidas) e insetos (inseticidas); Brasil: 5° mercado consumidor mundial de pesticidas (250 tipos registrados no IBAMA); globalmente são usados milhões de quilos de pesticidas por ano, gira um mercado de 27 bilhões de dólares; EUA é o maior consumidor, com mais de 600 produtos registrados (371 milhões Kg aplicados em 1991); Atividades agrícolas: aplicação de herbicidas no solo -> contaminação do solo, das águas superficiais e subsuperfíciais. Lavouras braileiras ↑consumo: soja, citros, cana-deaçúcar, hortaliças (tomate e batata), arroz, algodão, cereais, café, milho e frutas.

Propriedade dos pesticidas Solubilidade: quanto mais dissolvido na solução do solo, mais arrastado com a água (lixiviado) será; Reatividade: um pesticida com cargas positivas tende a ser mais fortemente adsorvidos aos colóides do solo; Pesticidas pouco solúveis, mas alcalinos -> forte adsorção; Pesticidas muito solúveis, mas alcalinos ou com carga positiva -> forte adsorção; A adsorção às superfícies é considerada fator limitante da degradação do pesticida no solo: biodisponibilidade do pesticida para o metabolismo microbiano -> quantidade de pesticida no solo

Mecanismos de dissipação de pesticidas do solo Volatilização: pesticida solo -> pesticida na atmosfera; Lixiviação: movimento de pesticidas dissolvidos ou adsorvidos a partículas na solução do solo; Contaminação por lixiviação de pesticidas do solo: contaminação direta da água subterrânea; ‘runoff’ ou escoamento superficial -> movimento de pesticidas dissolvidos em água na superfície do solo (água da chuva ou irrigação) -> contaminação das águas superficiais

Métodos de estímulo à biodegradação 1. Adição de nutrientes em solos tratados com pesticidas 2. Adição de material vegetal como forma de nutrição

Métodos de estímulo à biodegradação 1. Adição de nutrientes em solos tratados com pesticidas Adição de nutrientes -> crescimento de populações microbianas -> acelera o metabolismo tanto dos pesticidas prontamente degradáveis como o dos mais persistentes

Métodos de estímulo à biodegradação 2. Adição de material vegetal como forma de nutrição Adição de vegetais como nutrientes -> aumento taxa carbono/nitrogênio (C:N) no solo -> estimula atividade microbiana Atividade microbiana é maior quando acrescenta ao solo material vegetal do que somente nutrientes Práticas agrícolas de manejo e cobertura vegetal influenciam na atividade microbiana. Ex: calagem, adubação mineral ou orgânica -> maior produção vegetal, aumento da atividade rizosférica.

Adaptação microbiana à degradação Alguns microrganismos estão adaptados à utilização de pesticidas como única fonte de carbono Rhodococcus, Arthrobacter e Flavobacterium -> Uso do pesticida carbamotioatos; Pseudomonas sp. -> uso do pesticida diflubenzuron; fungos -> uso de moléculas organocloradas (DDT, dieldrin, aldrin e heptacloro)

Adaptação microbiana à degradação Biodegradação acelerada

Problemas causados pelo uso de pesticidas em sistemas agrícolas – contaminação de alimentos

Problemas causados pelo uso de pesticidas em sistemas agrícolas – contaminação de aquíferos