Introdução à Ciência da Computação I. Unidade I – Histórico do computador Dados: Matéria-prima do processamento Processamento: Transformação da MP em.

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Transcrição da apresentação:

Introdução à Ciência da Computação I

Unidade I – Histórico do computador Dados: Matéria-prima do processamento Processamento: Transformação da MP em Informação Informação: Fonte para tomada de decisão Entrada de Dados Processamento Saída da Informação Retroalimentação

Unidade I – Histórico do computador TIPOS DE PROCESSAMENTO Manual Semi- automático Automático Surge a palavra Informática INFOrmação autoMÁTICA Ciência que abrange todas as atividades relacionadas com o processamento automático da informação.

Unidade I – Histórico do computador INSTRUÇÃO ou COMANDO É a ordem dado a um computador para ele execute determinada tarefa. PROGRAMA É o conjunto destas instruções, organizadas para atender determinado fim.

Unidade I – Histórico do computador PARTES DA INFORMÁTICA HARDWARE Conjunto de partes mecânicas, elétricas e eletrônicas que compõe um computador SOFTWARE Conjunto de programas, procedimentos e documentação que permitem usufruir da capacidade de processamento dos hardwares.

Unidade I – Histórico do computador SURGIMENTO DO COMPUTADOR Dispositivos mecânicos (500 a.C d.C) Utilização do Ábaco

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos mecânicos (500 a.C d.C) Pascaline Criada por Blaise Pascal – 1642 Realizada soma e subtração Permitia o “vai um” para a próxima unidade

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos mecânicos Máquina de Calcular de Leibniz Realiza as quatros operações

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos Mecânicos Tear de Joseph Jacquard – 1801 Uso de programação através de cartões perfurados

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos Mecânicos Máquina de Diferenças Charles Babbage – 1823 Programável Uso de motor a vapor Impressão dos resultados em uma matriz de cobre para posterior impressão no papel Armazenamento de 1000 números

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos eletromecânicos 1880 – 1930 Tabuladora de Hollerith Uso de motor elétrico Armazenamento de dados Classificação e ordenação de dados

Unidade I – Histórico do computador Herman Hollerith Em 1924 fundou a: International Business Machine – IBM

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos eletrônicos – 1930 – 1960 (1ª fase) Máquina de calcular eletrônica Konrad Zuse – 1935 Uso de relés mecânicos Uso de algarismos binários Uso de teclado para entrada e lâmpadas para saída de dados.

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos eletrônicos Mark I (por Howard Aiken – 1944) Soma em 6 segundos e divisão em 12 segundos Uso de fita perfurada Uso de válvulas eletrônicas

Unidade I – Histórico do computador Dispositivos eletrônicos ENIAC – 1946 Área: 170 m 2 Peso: 30 toneladas Válvulas: Consumo: wats Custo: $

Unidade I – Histórico do computador

Unidade II – Arquitetura básica de computadores

CPU – Central Processing Unit ou UCP – Unidade Central de processamento Unidade de controle Unidade lógica e aritmética Intel 4004 Primeiro microprocessador do mundo. Criado pela INTEL

Unidade II – Arquitetura básica de computadores Microprocessador

Unidade II – Arquitetura básica de computadores Microprocessador

Unidade II – Arquitetura básica de computadores Clock

Unidade II – Arquitetura básica de computadores Memória Principal Ram Random Access Memory

Unidade II – Arquitetura básica de computadores ROM Read only memory BIOS

Unidade II – Arquitetura básica de computadores BIOS

Cache

Computadores na história Steve Jobs, Steve Wozniak e o então presidente da Apple John Sculley na apresentação do Apple IIc, em O modelo era uma tentativa de tornar a linha mais portátil.

Monitor de fósforo verde Sem ambiente gráfico Uso de drive de disquetes de 5 ¼” Solution 16 Vendido no Brasil pela Prologica na decada de 80

Odyssey 1° console de video-game lançado no Brasil. Philips

Primeiro Laptop HX-20 (1981) – Epson TRS-80 Model 100 Micro Executive Workstation (1983) – Tandy – o primeiro modelo portátil realmente popular

Portable 386 (1987) – Compaq – o primeiro portátil a trazer um processador 386 Modelo no qual acredita-se que Bill Gates construiu seu império em decorrência da capacidade gráfica,

Systems 2260 (1992) – GriD – o primeiro tablet Foi o primeiro modelo de computador portátil a trazer uma tela sensível ao toque. Utilizava uma caneta especial em vez de usar o teclado

iBook (1999) – Apple O primeiro laptop com funcionalidades sem fio. Colocou novamente a Apple no grande mercado de computadores. MacBook (2008) – Apple

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Software: Pela finalidade de seu desenvolvimento  Básico  Aplicativo Pelo tipo de distribuição  Software Livre  Software Proprietário

Unidade III – SOFTWARE Softwares Básicos: Sistema Operacional (SO) Interface Gráfica Linguagens de programação Utilitários

Unidade III - SOFTWARE SISTEMA OPERACIONAL Controla o computador como um todo Se encarrega das funções repetitivas Se encarrega das funções mais complexas

Unidade III – SOFTWARE Funções de um Sistema Operacional Gerência de Memória Gerência de Computador Gerência de arquivos Gerência de dispositivos de E/S

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais Monousuário – Monotarefa Permite um único usuário operando um único aplicativo por vez. Ex: MS-DOS

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais Monousuário – Multitarefa Permite um único usuário operando vários aplicativos por vez. Neste caso, o SO e a CPU tem condições de atender multicomandos. Ex: Windows 95

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais Multiusuário – Multitarefa O SO tem condições de atender vários usuários em uma rede local, executando múltiplos aplicativos. Ex: Windows XP em diante;

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais Sistema Operacional de rede Trata-se de um tipo de SO mais robusto, capaz de atender programação multiusuário em larga escala, operando multiaplicativos. Ex: Linux, Unix, Solares, Windows NT

Unidade III – SOFTWARE Tipos de Sistemas Operacionais Sistema Operacional em tempo real SO dedicados a um tipo de equipamento ou operação. Utilizando em controle de máquinas, instrumentos ou até equipamentos mais complexos, como veículos e aparelhos de monitoramento. Sensores Processos Externos CPU Memória SO

Unidade III – SOFTWARE Tendências para os SO Interfaces Gráficas mais intuitivas Melhoria nas ferramentas de redes Melhor interação com outros SO

Unidade III – SOFTWARE INTERFACE GRÁFICA Transforma as ordens e comandos de um SO ou outro aplicativos em recursos áudio visuais, como: ícones, janelas, barras de rolamento, bem como alertas sonoros. Ex: Todos os Windows, IOS, Android dentre outros.

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Trata-se de um conjunto de convenções e de regras que especificam como instruir um computador a executar determinadas tarefas. As linguagens de programação se assemelham as linguagens humanas, no que se refere as regras gramaticais próprias.

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Gerações de Linguagens de baixo nível 1ª Geração - Linguagem em nível de máquina Os primeiros computadores eram programados utilizando a programação binária ( ) Programação cansativa e sujeita a muitos erros.

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Gerações de Linguagens de baixo nível 2ª Geração - Linguagem de montagem (Assembly) Substituem as sequencias de programação em binário por códigos de programação. Ex: Para realizar uma soma; ADD 1, TOTAL

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Gerações de Linguagens de alto nível 3ª Geração – Linguagens orientadas aos usuários Foram criadas linguagens de programação mais semelhantes a linguagem humana. Buscou atender aplicações científicas (Fortran e Pascal) e aplicações comerciais (Cobol)

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Gerações de Linguagens de alto nível 4ª Geração – Linguagens orientadas à aplicação Facilitou a aprendizagem de linguagens para todos aqueles que tem necessidade de criar aplicativos, como o Excel, Autocad e outros.

Unidade III – SOFTWARE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Gerações de Linguagens de alto nível 5ª Geração – Linguagens do conhecimento Refere-se as linguagens de programação de apoio à Inteligência Artificial (IA). Permite o sistema fazer inferências a partir de informações registradas.

Unidade III – SOFTWARE TRADUTORES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Os programas escritos através de linguagem de programação (código fonte), precisam ser traduzidos para a linguagem da máquina. Existem dois tipos de tradutores: Compiladores Interpretadores

Unidade III – SOFTWARE TRADUTORES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. COMPILADORES. Permitem gerar programas executáveis que funcionarão independente da linguagem que o criou. Ex: aplicativos baixados na internet INTERPRETADORES. Os programas gerados dependem de um outro software para ler e traduzir código fonte na medida da execução. Ex: Navegadores de internet (IE, Chrome, Firefox)

Unidade III – SOFTWARE UTILITÁRIOS. São programas de computador utilizados para resolver questões da própria informática. Ex: Anti-vírus; Compactadores de arquivos; Codecs de música e de vídeo. APLICATIVOS São programas de computador utilizados para resolver questões do nosso dia a dia. Ex: Diversos aplicativos baixados na internet; Folha de pagamento; Controle de Estoque, dentre outros.

Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE LIVRE. O conceito de software livre refere-se a liberdade dos usuários, para executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e melhorarem o software. Possuem o código fonte aberto a todos (open source). Um software livre pode ou não custar algum valor para o usuário. A questão não é o preço do software e sim a liberdade de usá-lo da forma que o usuário achar melhor. Ex: Linux

Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE PROPRIETÁRIO Este conceito é contrário ao software livre, pois o desenvolvedor do software proprietário não aceita interferências no seu uso e também na sua construção. Este tipo de software não tem disponibilizado o seu código fonte. Exemplo: Windows, Office, e outros.

Unidade III – SOFTWARE SOFTWARE PROPRIETÁRIO Tipos de licença empresariais: Compra de um lote de licenças Compra de uma licença para uso em rede para um número limitado de usuários.

Unidade III – SOFTWARE PIRATARIA DE SOFTWARE Não existe pirataria no âmbito do software livre. Somente existe pirataria entre os softwares proprietários, sendo esta pago ou não. Tipos de pirataria: Assistência Técnica - Cuidado com os serviços prestados pelas assistências técnicas, uma vez que o próprio técnico pode instalar Softwares piratas sem o conhecimento do usuário. Pré instalação não-autorizada – neste modelo o consumidor compra uma máquina com Software pirata instalado, sem se dar conta de que não se trata da versão original. Falsificação – Neste modelo de pirataria o Software, sua embalagem, manual de instruções e/ou acessórios são copiados de forma a mascará-lo, tornando-o uma imitação fiel e que possa se passar pelo produto original despercebidamente.

Unidade III – SOFTWARE TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARE DEMO: Trata-se de uma versão de demonstração do software principal. Geralmente são gratuitos e limitados pelas funções. FREEWARE: Trata-se de uma versão de software que, na grande maioria das vezes é gratuita. Geralmente não possuem limitações pelo tempo ou pelas funções. SHAREWARE: Trata-se também de um software de demonstração, porém geralmente são limitados pelo tempo de uso ou o número de vezes de utilização. Não possuem limitações pelas funções. Geralmente são gratuitos BETA: Trata-se de uma versão de software em desenvolvimento, ainda sem as garantias dadas geralmente pelo fabricante.