Osmose Absorção e Gutação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

MEMBRANA PLASMÁTICA.
Mod. 4- Continuação CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS
A membrana plasmática e a parede celular
Transportes Celulares (permeabilidade celular)
Profª Marcia Conceição de S. Silva
PERMEABILIDADE CELULAR
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
Transportes Celulares
bactérias algas plantas certos protozoários
CITOLOGIA.
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL – ABSORÇÃO E TRANSPIRAÇÃO – Aula 17
Brenda Natasha Souza Costa
PROF. CLAUDIO GIOVANNINI
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. São mudanças que ocorrem no comportamento.
FISIOLOGIA VEGETAL.
FISIOLOGIA VEGETAL.
Aula Fisiologia Vegetal - 2º. Ano Ensino Médio - Biologia
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
PERMEABILIDADE CELULAR
Membrana Plasmática Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Transporte através da Membrana Plasmática
MEMBRANA PLASMÁTICA SINGER NICHOLSON MODELO MOSAICO FLUÍDO Lípidos
A MEMBRANA PLASMÁTICA E OS TIPOS DE TRANSPORTE
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
MEMBRANA PLASMÁTICA O que é a membrana plasmática?
GUTAÇÃO.
FISIOLOGIA VEGETAL – Condução e Transpiração
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
PERMEABILIDADE CELULAR
Movimentos Transmembranares
Transpiração Perda de água sob a forma de vapor, principalmente através da folhas, embora possa ocorrer em qualquer parte do vegetal que esteja exposta.
Permeabilidade Celular
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA BIO 1620: Fisiologia Vegetal Alex Silva da Cruz, Msc Aula 3 Relações hídricas Equilíbrio hídrico.
Efeitos coligativos TONOSCOPIA EBULIOSCOPIA CRIOSCOPIA OSMOMETRIA.
Permeabilidade Celular: Transporte Através da Membrana
Transportes Celulares
Membrana Plasmática e Citoplasma
MOVIMENTOS TRANSMEMBRANARES
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Membrana Plasmática.
Membrana plasmática.
Sistema de absorção: raiz I e II
Departamento de Biologia Disciplina : Físico-Química
bactérias algas plantas certos protozoários
A solução do solo é geralmente muito diluída mas as raízes podem acumular iões em concentrações centenas de vezes superiores, pelo que este movimento.
Membrana Plasmática e Citoplasma
Osmose, Absorção e gutação
MORFOLOGIA DAS CÉLULAS.
Transporte Passivo Difusão Passiva - Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto.
ENVOLTÓRIOS CELULARES
MEMBRANA PLASMÁTICA Membrana celular ou Plasmalema.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. É o estudo da variação nas propriedades físicas do solvente quando adicionado um soluto não volátil. As propriedades coligativas.
Transporte através da Membrana Plasmática
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
MEMBRANA PLASMÁTICA.
ÁGUA.
Citologia Prof. Fábio Duarte.
Transporte Difusão simples Difusão facilitada Osmose T. Passivo
MEMBRANA PLASMÁTICA E A PERMEABILIDADE
Absorção: Ocorre na Zona pilífera das raízes
Biologia 2º Bimestre Base Molecular da Vida
Relações hídricas.
SISTEMA DE ABSORÇÃO.
Fisiologia da Membrana Celular.
Obtenção de Matéria Seres Heterotróficos 1 Obtenção de Matéria – Seres Heterotróficos 2.
Transcrição da apresentação:

Osmose Absorção e Gutação

Difusão Movimento de íons ou moléculas de um meio mais concentrado para um mais concentrado.(Transporte passivo)‏

As trocas de Oxigênio e Dióxido de carbono ocorridas na fotossíntese,acontecem por difusão.

Pressão de difusão “Tendencia que diferentes partículas(moléculas ou íons) têm para a difusão.”

Difusão da água através de uma membrana semi-permeável. Osmose Difusão da água através de uma membrana semi-permeável.

Osmômetro

Pressão osmótica Pressão que se deve exercer sobre a solução,a fim de evitar o movimento de água para a solução,quando ela está separada do solvente puro por uma membrana semipermeável.

A pressão osmótica da solução depende diretamente da sua concentração:Quanto maior a concentração,maior será a pressão osmótica.

Existe uma pressão interna na célula vegetal favorável à entrada de água,que é chamada de pressão osmótica do suco vacuolar

P.O=água que penetra por osmose. PT=água forçada a sair pela pressão da parede. DPD=parcela da pressão osmótica não compensada pela pressão da parede celular.

Turgidez PT=PO DPD=0

Célula vegetal murcha PT=0 DPD=Po

Plasmólise Ocorre quando a célula vegetal é mergulhada em meio hipertônico. A pressão osmótica(PO) é maior que o DPD da célula e a PT=0.

Absorção As raízes apresentam uma região pilosa para absorção de nutrientes e água.

Micorrizas-Associação de raízes e fungos,aumentando a capacidade de absorção da região pilifera.

Água na célula vegetal Presente no vacúolo,nos apoplastos da parede celular e no citoplasma de cada célula.

Solos arenosos possuem absorção de água quase total,porque seu nível de retenção no solo é baixo.

Solos argilosos possuem apenas 50% de água aproveitável pela planta,com os outros 50% retidos em partículas hidrófilas

Seca fisiológica Ocorre quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno. Isto ocorre por excesso de adubo ou em ambientes altamente salinos. Em temperaturas muito baixas. Em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio do solo. Na presença de substâncias tóxicas no solo.

Absorção de sais minerais Macronutrientes:Requerem em grande quantidade:N,P,K,Ca,Mg,S. Micronutrientes:Requerem em menor quantidade:Fe,Zn,Cl,B,Co,Mo,Mn,etc.

Aonde os nutrientes podem ser encontrados?

(O) horizonte orgânico; (A) horizonte rico em atividade biológica, participando da humificação da matéria e da ciclagem de nutrientes; (B) horizonte iluvial, caracterizado por maior concentração de argila, com menor teor de matéria orgânica,(C) material de origem (rocha-mãe) em decomposição.

Os íons são absorvidos pelas células radiculares por transporte ativo.

Uma planta em atividade normal bombeia íons constantemente,para que a pressão osmótica seja elevada(facilitando a absorção de água por osmose).

Quando uma planta possui transpiração baixa e sua absorção de íons garantem pressão osmótica elevada(absorção de água garantida),ela tem de se livrar do excesso de água por poros-Hidatótios.

Gutação

NaCl tem, como consequência, a Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução 0,15 mol/L de NaCl (cloreto de sódio) possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas. A imersão de uma célula humana em uma solução 0,20 mol/L de NaCl tem, como consequência, a A) absorção de íons Na+ sobre a superfície da célula. B) difusão rápida de íons Na+ para o interior da célula. C) diminuição da concentração das soluções presentes na célula. D) transferência de íons Na+ da célula para a solução. E) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.

A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo,para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retirada no solo. A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorcão de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a) A) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida. B) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água. C) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm forças de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida. D) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la. E) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.

(FUVEST) Sabendo-se que o déficit de pressão de difusão de uma célula (DPD) é a diferença entre a pressão osmótica (PO) e a pressão de turgor (PT), qual das seguintes alternativas representa a situação de uma célula túrgida? a) DPD = PT b) DPD = PO c) PT = 1 d) PO = 1 e) DPD = 0

a) diferença de funcionamento da membrana plasmática; (UFPA) O comportamento de hemácias e células vegetais, quando colocadas em meios hipotônicos, é diferente em virtude da: a) diferença de funcionamento da membrana plasmática; b) existência de vacúolos nas células vegetais; c) existência de parede celulósica nas células vegetais; d) porosidade da membrana celulósica; e) inexistência de núcleo das hemácias.

d) em plasmólise incipiente (UEL) Numa célula vegetal encontrou-se um valor de 25 atm para pressão osmótica do vacúolo, sendo que igual valor foi encontrado para pressão de turgescência. Conclui-se que a célula está: a) murcha b) túrgida c) plasmolisada d) em plasmólise incipiente e) com turgor negativo

Boas Férias!!!!!!!