O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.

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Transcrição da apresentação:

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participar do aprimoramento da política social. Em 2012, comemora vinte e cinco anos de atuação em prol da educação pública brasileira e reafirma seu compromisso de pensar não apenas a educação no presente, mas também no futuro, detectando tendências e propondo-se novos desafios.

Cenpec e sua atuação Formação - professores, gestores de escolas, técnicos e gestores de secretarias de educação e outros agentes sociais Parcerias - poder público, fundações empresariais e agências multilaterais Diferencial - Especialização e experiência em gestão de programas educacionais e na criação de metodologias de premiação

EDUCAÇÃO INTEGRAL CULTURA JUVENTUDE PESQUISA LÍNGUA PORTUGUESA GESTÃO E PARTICIPAÇÃO Cenpec e suas linhas de ação

Prêmio Itaú Unicef Prêmio Cultura Viva Processos de premiação  estratégias de mobilização de diversos setores da sociedade e de formação dos agentes envolvidos  desenvolvimento de ações de divulgação, mobilização de parceiros e de público alvo;  construção de redes de suporte e apoio;  elaboração de critérios e processos de avaliação;  desenvolvimento de etapas seletivas;  elaboração de estratégias de acompanhamento dos participantes;  produção de material formativo. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro Processos de premiação do Cenpec

Análise das demandas atuais em gestão escolar e da bibliografia sobre o tema Acompanhamento dos processos em desenvolvimento Parceria Consed e Cenpec Demanda inicial (2012) AMPLIAÇÃO DO CARÁTER FORMATIVO DO PRÊMIO AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE ENVOLVIDOS Ampliação da parceria com os coordenadores estaduais

Parceiros - PGE

Pode um prêmio melhorar os processos de gestão das escolas para favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes? O que é preciso fazer?

1º passo – Definir o que é uma boa g estão Professora Heloísa Luck, 1998 Cinco dimensões da Gestão Escolar  Gestão pedagógica  Gestão de pessoas  Gestão de resultados educacionais  Gestão participativa  Gestão de serviços e recursos

2º Passo – Divulgar o que consideramos ser uma boa gestão MOBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÍRCULO VIRTUOSO COLETA E ANÁLISE DE DADOS AUTOAVALIAÇÃO COLETIVAPLANO DE MELHORIA O que é e como fazer

3º Passo – Ampliar a qualificação da equipe diretamente envolvida  coordenadores estaduais AÇÕES DESCENTRALIZADAS (27 realidades X unidade do processo de premiação) FORTALECIMENTO E QUALIFICAÇÃO DO GRUPO DE COORDENADORES ESTADUAIS  3 ENCONTROS PRESENCIAIS  PRODUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO (COM SUGESTÕES)  ACOMPANHAMENTO GRUPO DE S  ATENDIMENTO A DEMANDAS ESPECÍFICAS

º Passo – Mobilizar o maior número de pessoas para a mesma causa 2012 INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS

5º Passo – Qualificar pessoas diretamente envolvidas nos processos de seleção DEVOLUTIVA AJUDA MEMÓRIA Ao participar do PGE, as escolas são convidadas a construir um círculo virtuoso em que a vivência de uma etapa reflete na outra. O início é a coleta de dados, de indicadores de desempenho, seguido pela Autoavaliação coletiva com a participação da comunidade. Para finalizar a primeira rodada desse processo, há a elaboração, também coletiva, de um Plano de Melhoria. Esse processo deve ser registrado para que os comitês possam avaliar qual foi a participação da comunidade escolar na elaboração do dossiê e, também, para que possa ser retomado no próximo momento de avaliação e planejamento. A ajuda memória deve ser apresentada em um texto contando como foi a vivência do processo na escola. A proposta do PGE acredita na importância do processo, pois a forma como as escolas experimentaram cada uma das ações é que contribuirá para o aprimoramento de uma gestão democrática. Observações do avaliador sobre o dossiê enviado pela equipe da escola

6º Passo – Ampliar a capacidade dos coordenadores estaduais de olharem para o processo de gestão ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA VISITA ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DO RELATÓRIO EXECUTIVO

7º Passo – Vencedores  modelos de boa gestão INTERCÂMBIO, SEMINÁRIOS E ENCONTROS ESTADUAIS PUBLICAÇÃO ENVIADA PARA TODOS OS INSCRITOS EM 2012

Pode um prêmio melhorar os processos de gestão das escolas para favorecer a aprendizagem efetiva dos estudantes? Sim, desde que...

 Prêmio  mobilizador  ações pontuais de formação à distância  Manutenção da continuidade das ações (em todas as instâncias envolvidas)  Atualização da bibliografia/concepções teóricas, em sintonia com observação da realidade  Tempo para sedimentação  médio e longo prazo as ações vão se tornando mais efetivas e eficazes (estudos e pesquisas)

7º 2013 QUAL CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR QUE O PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR QUER DIVULGAR? Foco (dentre as 5 dimensões: pedagógica, de pessoas, de resultados educacionais, participativa, de serviços e recursos) 1998  Gestão participativa, democrática 2013  Gestão pedagógica / resultados educacionais Gestão participativa – princípio macro da gestão

7º 2013 Ampliar ações de fortalecimento e qualificação dos coordenadores estaduais e avaliadores 2013  Prêmio 2014  Formação  Site Consed  Comunidade virtual (troca de experiências)  Intercâmbio Nacional (2º e 3º lugares)  Seminário  Publicação para todos as escolas inscritas 2013