O terceiro conceito fundamental da gênese do pensamento político: O monoteísmo Profª Ms.Socorro Moura.

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Transcrição da apresentação:

O terceiro conceito fundamental da gênese do pensamento político: O monoteísmo Profª Ms.Socorro Moura

Relação com o pensamento político: O êxito político das duas religiões A Cristandade e o Islã

O êxito político Cristandade  Tempo determinado: orientação espiritual e civil na Europa durante a Idade Média  Civilização católica cristã  Dualismo de poder  Influência sobre a organização social, política e econômic a Islã  Continuidade histórica: resquícios contemporâneos  Sem rivalidade com a ordem temporal  Equilíbrio entre as ordens temporal e religiosa  Definição simultânea do espaço político e religioso

O êxito político islâmico

A origem:  o Velho Testamento O ideário:  a crença num Deus único e criador e Senhor da lei  o homem pecador  a salvação dada por Deus  o paraíso como recompensa  a comunidade fundada numa aliança religiosa  Marcaram idéias e costumes PONTOS CONVERGENTES

A divisão do crente: perseguição e morte aos cristãos As soluções institucionais (séc. IV): Tolerância de credos (ano 311) – imperador Galérico Liberdade de culto aos cristãos (ano 313) e a conversão do imperador Constantino a institucionalização da religião cristã: a oficialização da religião cristã (ano 392) – imperador Teodósio Centralização política e religiosa A Cristandade: a relação entre a ordem temporal e a ordem religiosa

 A organização administrativa  A disciplina eclesiástica  A fixação dos dogmas  A perseguição às heresias  A definição da legislação interna O fortalecimento da instituição eclesiástica

A revolução cristã no Ocidente: o êxito cristão

Recorte temporal: Idade Média Inovação política: distinto da centralização imperial Monismo X dualismo Separação ideal das esferas estatal e religiosa Divisão de responsabilidades: corpo e alma Autonomia recíproca entre as esferas Dualismo decidido por Deus O DUALISMO IGREJA / ESTADO

O dualismo de poder: Igreja X “Estados”

O dualismo decidido por deus: A onipotência delega a dois poderes distintos o triunfo da ordem divina: Papa → a potência religiosa suprema Imperador → o poder temporal O conflito: 01 A TEORIA DAS DUAS ESPADAS

A imprecisão da limitação das esferas Reclamação da superioridade religiosa As invasões de jurisdições e atribuições O conflito entre as ordens temporal e espiritual

O Sacro Império Romano Germânico

Pirâmide econômica

Pirâmide social: relações de suserania e vassalagem

A relação entre as dimensões econômica e social

Níveis de poder político

A formação dos burgos Divisão social do trabalho e o surgimento da burguesia O renascimento comercial e as mudanças das regras e tributos da economia feudal agrária A transformação do poder Bases: A autonomia do Estado desvinculado do sagrado E o esfacelamento dos laços pessoais Fim das relações de obrigações pessoais características do feudalismo A formação do Estado laico e da ética profana

O reforço da política pela economia:  as cidades aspiravam por liberdade em relação à nobreza, ao papa e o poder do Estado A criação do Parlamento:  instituição com a função de estreitar as relações entre os cidadãos e o poder Real  Sujeitos do processo do fortalecimento do poder: o Parlamento, a burguesia, a nobreza urbana e o Rei - aglutinação de forças para substituir a desordem e descentralização do feudalismo pelo poder central e unificad o Outros fatores

 Preservação da ordem  Condições de desenvolvimento da economia: os conflitos e a descentralização e a ideologia cristã perturbavam o comércio  A busca da emancipação da supremacia da nobreza rural Os interesses burgueses

 O poder unificado na pessoa do Rei  A jurisdição única sobre dado território  As limitações às ações do Rei pela lei imposta a todos - a Carta Magna  Características distintas do localismo anterior: leis baseadas nos costumes A idéia de soberania :: centralização e concentração de poder

O Rei: passa a deter a auctoritas e a potestas: Retomada da unidade política imperial romana Funções Reais: legislar Fazer a justiça Administrar pessoas e coisas Tributar  Combinação do poder civil com poder político A concentração do poder político

 Desvinculado do sagrado pela ruptura com a Igreja  Devolução da unidade anterior à conversão de Constantino: fim das duas espadas, esferas ou jurisdições  Prescreve uma única fonte da autoridade  Ilimitação das ações do Estado: abrangência total sobre a sociedade  o âmbito do Estado seria tão amplo quanto a própria sociedade Poder político = poder civil O Estado laico

 A universalidade dos cidadãos: cidadãos e grupos consensuais  A substituição dos laços pessoais pela relaçõ es contratuais As transformações das relações sociais e econômicas

 As mudanças nas realidades históricas e econômicas: desenvolvimento da civilização urbana, comercial e manufatureira  As revoluções astronômicas, físicas e a descoberta do Novo Mundo  A redescoberta da cultura greco-romana: o Humanismo, o antropocentrismo e as especulações ético-políticas  A contestação do poder e da hierarquia de Roma pelos grupos religiosos O Renascimento e a fundação do príncipe soberano: as condições

O Estado Moderno: poder civil/político/econômico O Estado Moderno ReligiãoFamília Força interna /externa Economia