Constantino Sotomane
O Governo considera as TICs como um instrumento para acelerar o desenvolvimento socioeconómico; Nos seus programa a vários níveis tem acções para impulsionar o seu desenvolvimento Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 2
Política de informática Estratégia de implementação de política de informática – 2002 Lei das telecomunicações – 2004 Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2006 Estratégia de Governo Electrónico – 2008 Programa nacional para implementação de Parques de Ciência e Tecnologia Lei de transacções electrónicas Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 3
Estender a espinha dorsal de telecomunicações para todo o País em fibra óptica; Liberalização do mercado de telecomunicações e consequentemente surgimento de mais duas operadoras de telefonia móvel; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 4
Telecentros (Computadores, internet, telefone, fax, fotocopiadora) CMC – Centros Multimédias Comunitários Rádios comunitárias Internet nas escolas – estabelecer salas equipadas com computadores; Distribuição de computadores aos estudantes universitários com menos recursos (UEM); Mozix – Mozambique Internet eXchange – reduzir a utilização do trafego internacional. O trafego entre usuários de ISP (provedores) localizados em Moçambique não saia for a do País. Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 5
Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana – Ensino, investigação, incubação de empresas e hospedagem de empresas Centro de Dados – para guardar dados do Governo e empresas do sector privado duma maneira segura. Vários cursos a nível superior para formação de quadros em TICs Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 6
A telefonia móvel é dos seguimentos com crescimento mais rápido. O número actual é estimado em 12 milhões, comparado com 500 mil utilizadores em 2004 (por exemplo). A primeira empresa nasceu em 1997; Aumento rápido de número de pessoas com acesso a telefonia; A telefonia móvel tem uma cobertura de 80% Todas capitais provinciais, centros urbanos, capitais distritais, localidades postos administrativos e corredores de desenvolvimento Aumento de acesso a informação (aumento de número de pessoas com telefones inteligentes) Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 7
A telefonia móvel ajuda a melhorar os serviços e a reduzir o efeito negativo de fraca expansão de infra-estrutura (problemas em países desenvolvimento) Na área de Saúde: SMS para recordar as mães do dia de vacinação; SMS para recordar ao doente da hora para tomar o medicamento ou a data da próxima consulta; SMS para informar o resultado laboratorial; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 8
Na área bancaria Aplicações para enviar ou receber dinheiro ; MKESH MPESA Transacções bancaria por aplicações móveis ou computadores Informação sobre as transacções bancarias; Compra de CREDELEC (energia eléctrica) – poupa tempo, viagem e dinheiro; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 9
Na educação Acesso a informação científica Acesso aos resultados de exames Partilha e comunicação entre estudantes; Sistemas de e-learning Na meteorologia Uso de telefonia móvel para a recolha de dados meteorológicos Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 10
Recursos humanos Infra-estruturas Acesso universal (fosso digital) Segurança e privacidade Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 11
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