Constantino Sotomane.  O Governo considera as TICs como um instrumento para acelerar o desenvolvimento socioeconómico;  Nos seus programa a vários níveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É importante para o Bradesco
Advertisements

Campanha Serviço Público de Qualidade
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Profissão: Engenheiro Informático
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Prefeitura de Santo André
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Tecnologias da informação e comunicação
Fabiano André Vergani
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
O Ambiente Cooperativo
A Terceira Revolução Industrial
Um novo jeito de efetuar seus pagamentos. Sal Ouro Terras Moedas Cédulas Cheque Cartões(Bits) O Pagamento sempre foi uma forma de receber por algum serviço.
Posto de Abastecimento Seguro
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
dos Objectivos à Concretização
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Globalização.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
AGRUPAMENTO 1 – Dominante Científico- Natural CURSO DE CARÁCTER GERAL
Cidade Digital o caminho para Cidade Inteligente
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
Tecnologias de Informação e Comunicação
UNIVERSALIZAÇÃO DO SERVIÇO MÓVEL EM MINAS GERAIS UM CASO DE SUCESSO 31 de maio de 2007 PORTO ALEGRE WIRELESS.
Economia Brasileira em Perspectiva Comparada
Segurança da Informação e seus Critérios
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Tecnologias de Computadores Tecnologias e Sistemas de Informação 2010/2011 Trabalho elaborado por: Diogo Tavares, nº24643 Hélio Fidalgo, nº25881 Jorge.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Seminário sobre Sociedade da Informação no Brasil
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Uso do Computador Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
A ECONOMIA GLOBALIZADA
ANTECEDENTES DA EaD.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Secretaria de Telecomunicações A banda larga no Brasil Maximiliano Salvadori Martinhão UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA Comunicações Ministério das.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
A União Europeia Papel da Delegação da União Europeia no Brasil Promover as relações políticas e económicas entre a UE e o Brasil; Acompanhar a implementação.
Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de º Painel Telebrasil.
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
A UDIÊNCIA P ÚBLICA – S ENADO F EDERAL EDUARDO LEVY B RASÍLIA, 09 DE J ULHO DE 2013 D ESTINAÇÃO E L ICITAÇÃO DA F AIXA DE 700 MH Z.
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
Abordagem crítica de estudos de usuários da informação Postura crítica Origem: Heráclito, Hegel, Marx Continuadores: Gramsci, Adorno, Althusser, Bourdieu,
ESCOLA SECUNDÁRIA DR. MANUEL CANDEIAS GONÇALVES ODEMIRA Oferta formativa.
Transcrição da apresentação:

Constantino Sotomane

 O Governo considera as TICs como um instrumento para acelerar o desenvolvimento socioeconómico;  Nos seus programa a vários níveis tem acções para impulsionar o seu desenvolvimento Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 2

 Política de informática  Estratégia de implementação de política de informática – 2002  Lei das telecomunicações – 2004  Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2006  Estratégia de Governo Electrónico – 2008  Programa nacional para implementação de Parques de Ciência e Tecnologia  Lei de transacções electrónicas Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 3

 Estender a espinha dorsal de telecomunicações para todo o País em fibra óptica;  Liberalização do mercado de telecomunicações e consequentemente surgimento de mais duas operadoras de telefonia móvel; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 4

 Telecentros (Computadores, internet, telefone, fax, fotocopiadora)  CMC – Centros Multimédias Comunitários  Rádios comunitárias  Internet nas escolas – estabelecer salas equipadas com computadores;  Distribuição de computadores aos estudantes universitários com menos recursos (UEM);  Mozix – Mozambique Internet eXchange – reduzir a utilização do trafego internacional. O trafego entre usuários de ISP (provedores) localizados em Moçambique não saia for a do País. Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 5

 Parque de Ciência e Tecnologia de Maluana – Ensino, investigação, incubação de empresas e hospedagem de empresas  Centro de Dados – para guardar dados do Governo e empresas do sector privado duma maneira segura.  Vários cursos a nível superior para formação de quadros em TICs Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 6

 A telefonia móvel é dos seguimentos com crescimento mais rápido. O número actual é estimado em 12 milhões, comparado com 500 mil utilizadores em 2004 (por exemplo). A primeira empresa nasceu em 1997;  Aumento rápido de número de pessoas com acesso a telefonia;  A telefonia móvel tem uma cobertura de 80%  Todas capitais provinciais, centros urbanos, capitais distritais, localidades postos administrativos e corredores de desenvolvimento  Aumento de acesso a informação (aumento de número de pessoas com telefones inteligentes) Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 7

 A telefonia móvel ajuda a melhorar os serviços e a reduzir o efeito negativo de fraca expansão de infra-estrutura (problemas em países desenvolvimento)  Na área de Saúde: SMS para recordar as mães do dia de vacinação; SMS para recordar ao doente da hora para tomar o medicamento ou a data da próxima consulta; SMS para informar o resultado laboratorial; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 8

 Na área bancaria  Aplicações para enviar ou receber dinheiro ; MKESH MPESA  Transacções bancaria por aplicações móveis ou computadores  Informação sobre as transacções bancarias;  Compra de CREDELEC (energia eléctrica) – poupa tempo, viagem e dinheiro; Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 9

 Na educação  Acesso a informação científica  Acesso aos resultados de exames  Partilha e comunicação entre estudantes;  Sistemas de e-learning  Na meteorologia  Uso de telefonia móvel para a recolha de dados meteorológicos Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 10

 Recursos humanos  Infra-estruturas  Acesso universal (fosso digital)  Segurança e privacidade Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 11

Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, República de Moçambique 12