RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Programação: uma Abordagem Funcional
Advertisements

EQUIVALÊNCIA DA AFIRMAÇÃO
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Raciocínio Lógico Matemático
CONJUNTO NA LÓGICA P1: Todos os espanhóis são toureiros. P2: Bill Clinton é espanhol. C:
PRÉ-PROVA – INSS RACIOCÍNIO LÓGICO – EDGAR ABREU
Lógica Matemática e Computacional
Lógica Matemática e Computacional 2.2 – Implicação e Equivalência
Elementos de Lógica Matemática
Período Simples e Período Composto
LÓGICA MATEMÁTICA IMPLICAÇÃO LÓGICA
LÓGICA MATEMÁTICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA PROPOSIÇÕES E CONECTIVOS
LÓGICA MATEMÁTICA OPERAÇÕES LÓGICAS SOBRE PROPOSIÇÕES
Semântica.
Tautologia, Contradições e Contingência
Lógica Introdução.
Proposições Equivalentes
Prof. Sérgio Altenfelder
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
CADERNO DE LÓGICA Nome.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Lógica e lógica de programação
Prof. Robson Rodrigues da Silva
Curso: Licenciatura em Matemática
Curso: Licenciatura em Matemática
Idéias de Descartes A Busca pela Verdade.
Lógica Matemática Introdução.
Tautologia Contradição e Contingência
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
Lógica Matemática.
Exercícios de lógica -sensibilização
Raciocínio Lógico Prof. Diego.
Operações Lógicas sobre proposições
MÉTODO DEDUTIVO Jeneffer Ferreira
Métodos Científicos Método Indutivo
Introdução a Lógica Prof. Luiz Carlos Gabi.
Lógica Matemática e Computacional
Não se esqueça de estudar. Vamos ver alguns exemplos
SEMÂNTICA.
Lógica Matemática.
LÓGICA DA ARGUMENTAÇÃO
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
QUANTIFICADORES LÓGICOS
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Lógica matemática.
Inteligência Artificial: Lógica Proposicional e Prolog
Lógica e Teoria dos Conjuntos
ALGORITMO Samuel Â. Lopes.
Lógica Proposicional.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
LÓGICA PROPOSICIONAL.
Lógica Proposicional.
1 Provas e Proposições Anjolina Grisi de Oliveira Fonte:
LÓGICA PROPOSICIONAL ou CÁLCULO PROPOSICIONAL
Lógica para Computação
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Prof. Christiano Lima Santos
Lógica Aula 3.
Lógica matemática.
NOÇÕES DE LÓGICA Professor: Renilson.
Tema 1 – Lógica e Teoria dos Conjuntos
Adriano A. Ribeiro. TAUTOLOGIA Uma tautologia é toda proposição cujo valor lógico é sempre verdade (V). Uma fórmula H é uma tautologia se o valor verdade.
Introdução à Lógica Matemática Prof. Gilbert Azevedo IFRN Técnico em Informática para Internet.
Silogismo No cumprimento de mais uma tarefa da vida académica, sobretudo na disciplina de Matemática, coube ao grupo, já identificado, elaborar o presente.
Lógica Matemática e Elementos de Lógica Digital
Proposições e Conectivos Lógicos
Aula 05 - Introdução à Lógica Matemática
Transcrição da apresentação:

RACIOCÍNIO LÓGICO PBH JULIANO PEREIRA

A negação da proposição “Todo ator sabe cantar e dançar” é equivalente a: a) Existe ator que não sabe cantar ou que não sabe dançar. b) Existe ator que não sabe cantar e que não sabe dançar. c) Nenhum ator sabe cantar e dançar. d) Nenhum ator não sabe nem cantar nem dançar.

Demonstre, utilizando a tabela verdade, que (p v q →r)↔(p→r)^(q→r) é uma tautologia.

Dadas as proposições simples p e q, tais que p é verdadeira e q é falsa, considere as seguintes proposições compostas: (1) p ∧ q ; (2) ~p → q ; (3) ~(p ∨ ~q) ; (4) ~(p ↔ q) Quantas dessas proposições compostas são verdadeiras? Nenhuma. Apenas uma. Apenas duas. Apenas três. Quatro.

A negação de “todos os homens dirigem bem” é:  a) existem homens que dirigem mal. b) existem homens que dirigem bem. c) todas as mulheres dirigem bem. d) todas as mulheres dirigem mal. e) todos os homens dirigem mal.

Classifique em tautologia, contingência ou contradição (use a tabela verdade)   a) (p^q)v (r^q) b) (~p^q)→(~q^r)

(VUNESP 2011) Se afino as cordas, então o instrumento soa bem (VUNESP 2011) Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. Dessa forma, conclui-se que a) sonho dormindo. b) o instrumento afinado não soa bem. c) as cordas não foram afinadas. d) mesmo afinado o instrumento não soa bem. e) toco bem acordado e dormindo.

Se Marta é estudante, então Pedro não é professor Se Marta é estudante, então Pedro não é professor. Se Pedro não é professor, então Murilo trabalha. Se Murilo trabalha, então hoje não é domingo. Ora, hoje é domingo. Logo, a) Marta não é estudante e Murilo trabalha. b) Marta não é estudante e Murilo não trabalha. c) Marta é estudante ou Murilo trabalha. d) Marta é estudante e Pedro é professor. e) Murilo trabalha e Pedro é professor.

(ESAF 2012)Caso ou compro uma bicicleta. Viajo ou não caso (ESAF 2012)Caso ou compro uma bicicleta. Viajo ou não caso. Vou morar em Pasárgada ou não compro uma bicicleta. Ora, não vou morar em Pasárgada. Assim, a) não viajo e caso. b) viajo e caso. c) não vou morar em Pasárgada e não viajo. d) compro uma bicicleta e não viajo. e) compro uma bicicleta e viajo.

F. C. Chagas/Tec. Des./IPEA/2004) ‐(Raciocínio Lógico) Quando não vejo Lúcia, não passeio ou fico deprimido. Quando chove, não passeio e fico deprimido. Quando não faz calor e passeio, não vejo Lúcia. Quando não chove e estou deprimido, não passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje a) vejo Lúcia, e não estou deprimido, e não chove, e faz calor. b) não vejo Lúcia, e estou deprimido, e chove, e faz calor. c) não vejo Lúcia, e estou deprimido, e não chove, e não faz calor. d) vejo Lúcia, e não estou deprimido, e chove, e faz calor. e) vejo Lúcia, e estou deprimido, e não chove, e faz calor.

(CESGRANRIO 2012)O turista perdeu o voo ou a agência de viagens se enganou. Se o turista perdeu o voo, então a agência de viagens não se enganou. Se a agência de viagens não se enganou, então o turista não foi para o hotel. Se o turista não foi para o hotel, então o avião atrasou. Se o turista não perdeu o voo, então foi para o hotel. O avião não atrasou. Logo,  a) o turista foi para o hotel e a agência de viagens se enganou. b) o turista perdeu o voo e a agência de viagens se enganou. c) o turista perdeu o voo e a agência de viagens não se enganou. d) o turista não foi para o hotel e não perdeu o voo. e) o turista não foi para o hotel e perdeu o voo.

(F. C. Chagas/Téc. Jud. / TRT‐6ªR (F.C.Chagas/Téc. Jud./ TRT‐6ªR./2006) ‐(Raciocínio Lógico) As afirmações seguintes são resultados de uma pesquisa feita entre os funcionários de certa empresa. ‐ Todo indivíduo que fuma tem bronquite. ‐ Todo indivíduo que tem bronquite costuma faltar ao trabalho Relativamente a esses resultados, é correto concluir que a) existem funcionários fumantes que não faltam ao trabalho. b) todo funcionário que tem bronquite é fumante. c) todo funcionário fumante costuma faltar ao trabalho. d) é possível que exista algum funcionário que tenha bronquite e não falte habitualmente ao trabalho. e) é possível que exista algum funcionário que seja fumante e não tenha bronquite.

. (F. C. Chagas/ Téc. Jud./TRE/MS/2007) ‐(Raciocínio Lógico) Considere que as seguintes afirmações são verdadeiras: “Alguma mulher é vaidosa.” “Toda mulher é inteligente.” Assim sendo, qual das afirmações seguintes é certamente verdadeira? a) Alguma mulher inteligente é vaidosa. b) Alguma mulher vaidosa não é inteligente. c) Alguma mulher não vaidosa não é inteligente. d) Toda mulher inteligente é vaidosa. e) Toda mulher vaidosa não é inteligente.  

Assinale a conclusão que torna válido o argumento:  Todos os cronópios são ferozes. Todos os coelhos são cronópios. Logo. a) Todos os coelhos são ferozes. b) Todos os cronópios são coelhos. c) Todos os animais ferozes são coelhos. d) Existe um coelho que não é cronópio. e) Nenhum cronópio é coelho e feroz.

Ana é prima de Bia, ou Carlos é filho de Pedro Ana é prima de Bia, ou Carlos é filho de Pedro. Se Jorge é irmão de Maria, então Breno não é neto de Beto. Se Carlos é filho de Pedro, então Breno é neto de Beto. Ora, Jorge é irmão de Maria. Logo: a) Carlos é filho de Pedro ou Breno é neto de Beto. b) Breno é neto de Beto e Ana é prima de Bia. c) Ana não é prima de Bia e Carlos é filho de Pedro. d) Jorge é irmão de Maria e Breno é neto de Beto. e) Ana é prima de Bia e Carlos não é filho de Pedro.