ARCADISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Literatura 5ª Aula Neoclassicismo / Arcadismo
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Arcadismo Século XVIII.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
O QUE ME DEIXA APAIXONADO PELA VIDA?
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
O PROJETO LITERÁRIO DO ARCADISMO ( )
O BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO-SETECENTISMO-ESCOLA MINEIRA)
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Classicismo (1527 – 1580).
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Sentir que somos importantes para alguém,
Revisão 8º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Tema: Sou um poeta.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
BARROCO.
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
O Arcadismo no Brasil.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DAS PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
ARCADISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
  SE ALGUÉM PERGUNTAR QUEM SOU... Desconheço a autoria ZzCouto.
LITERATURA INFORMATIVA
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª. Indianara..
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Arcadismo/Neoclassicismo
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
Arcadismo ( , em Portugal) ( , no Brasil)
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
Escola: Coopen Alunas:Júlia swart e Laura Casagrande Série:4° ano A.
Arcadismo no Brasil Profª Sandra.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Pressione para começar
ARCADISMO Pontos importantes.
Escola: Coopen Alunas:Ana Gabriela e Gabriela Série: 4º B.
Arcadismo O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
EU AMO A NATUREZA... SER E TER... SER E TER... AUTORIA: NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Transcrição da apresentação:

ARCADISMO

CONTEXTO HISTÓRICO O contexto histórico de início é a região franco-inglesa, onde a burguesia crescia e dominava economicamente a área, a revolução industrial já havia dominado o sistema de produção e o capitalismo o sistema de distribuição dos lucros. O Iluminismo já se alastrara e a ciência erguia seguidores, as metrópoles estavam lotadas de antigos camponeses e pessoas cansadas e vencidas pela urbanização.

Com referência renascentista, os autores assemelhavam a arte à natureza, dando espaço à cultura celta pagã, acreditando não no Deus cristão, mas em elementos como regentes de tudo: a água, o ar, a terra, os animais, as plantas. Isso implicou em nomear os seguidores desta escola literária de “bom selvagem”, menção de que além de bons propósitos e racionalidade, o homem deveria ser um defensor da natureza e retirar dela o necessário para sobrevivência, sem degradá-la

Características Inutilia truncat (cortar o inútil): filosofia simplista, o bom selvagem deveria apenas cultivar o básico para si e sentimentos como amor e solidão. Fugere urbem (fugir da cidade): simbolizava o poeta que se desloca da vida urbana e agitada e vai para a calma zona rural. Aurea mediocritas (mediocridade áurea): valorização da razão e do cotidiano. Carpe diem (colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro): o pastor, ciente de que o tempo é um inimigo, deve aproveitar cada minuto com a sua pastora. Locus amoenus: abrigar-se da vida urbana, opor-se.

Arcadismo no Brasil A mineração foi a porta para a escola difundir-se no país, fazendo uma ponte que começava na Bahia e estendia-se até o Rio de Janeiro. Vila Rica, atual Ouro Preto, foi o ponto de fundação do movimento quando se inaugurou a Arcádia Ultramarina, em 1768, constituindo a primeira filiação literária brasileira. Fato histórico mais notável desse período é a Inconfidência Mineira, onde Minas Gerais tentou libertar-se do domínio de Portugal, pátria que a influenciou no movimento árcade. A figura do índio foi de grande importância à causa, pois representava de forma banal, um homem selvagem isolado na mata, vivendo em sua tribo e se alimentando do que a natureza o proporcionava.

Principais autores Entre os poetas conhecidos do movimento e as suas obras, destacam-se: Freire Santa Rita Durão (Caramuru,1781), Cláudio Manuel da Costa (Villa Rica, 1773), Basílio da Gama (O Uruguai, 1769), Tomás Antônio Gonzaga (Marília de Dirceu, 1762 e Cartas Chilenas, 1789).

"Marília de Dirceu" Eu, Marília, não sou algum vaqueiro que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expressões grosseiro, de frios gelos e dos sóis queimado. Tenho próprio casal e nele assisto; dá-me vinho, legume, fruta e azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite e as mais finas lãs, de que me visto. Graças, Marília bela, graças à minha estrela!

Eu vi o meu semblante numa fonte: dos anos inda não está cortado; os pastores que habitam este monte respeitam o poder do meu cajado. Com tal destreza toco a sanfoninha que inveja até me tem o próprio Alceste: ao som dela concerta a voz celeste, nem canto letra que não seja minha. Graças, Marília bela, graças à minha estrela!