A questão do Meio Ambiente?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

O MEIO AMBIENTE NA ATUALIDADE
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo.
O espaço geográfico e as atividades humanas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Tema: Reduzir, reutilizar e reciclar Objectivo:
Jogo do Ambiente.
O Verde na Escolinha 1.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ ?.
Meio Ambiente..
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
A QUÍMICA E A RECICLAGEM DE MATERIAIS PROF. CARLOS EMANUEL - UECE
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Economize Água * Uma torneira pingando um pouco mais de uma gota por segundo pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água!! * Se tiver piscina, mantenha-a.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Centro de Convenções Serra Negra – 16/05/08
Trabalho realizado por John Severino
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Protege a Natureza! Recicla.
Educação para a Sustentabilidade
Ecoponto: O Que é? Ecoponto
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Política dos três Rs (4).
Processo de Reciclagem do Vidro
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
10 Diretivas do Município Verde Azul
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reciclagem.
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
PAINEL: DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS Destinação correta de resíduos sólidos e líquidos Djalma Dias da Silveira Depto. Engenharia Química Centro.
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Reciclar significa reaproveitar o que já existe e não devastar novamente o meio ambiente para o fabrico de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental.
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
Transcrição da apresentação:

A questão do Meio Ambiente?

A evolução do homem Cultivador Coletor Criador Caçador Estocar, modificar, . . .

Resultado desta evolução Domínio do homem sobre os demais seres Urbanização Desmatamento Quebra do equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente em que vivem Ex: domínio do fogo  1ª poluição atmosférica

Por que ocorre este desequilíbrio? Valor de Mercado Por que ocorre este desequilíbrio? GESP 50,3%

Planeta Terra - Sistema Fechado MEIO AMBIENTE REDUÇÃO AUMENTO Recursos naturais Rejeitos

Quais são os reflexos destes erros?

PRINCIPAIS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO MUNDO ATUAL EFEITO ESTUFA – aumento da temperatura ambiente BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO DESMATAMENTO & PERDA DA BIODIVERSIDADE POLUIÇÃO DO SOLO, DO AR E DAS ÁGUAS POLUIÇÃO SONORA E INTRUSÃO VISUAL EXCESSO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Formas de contaminação da água: Detergentes, desinfetantes, solventes e metais pesados jogados no esgoto e nos rios pelas indústrias Lixo e detrito jogados nos rios e lagos Uso de fertilizantes, inseticidas, herbicidas e fungicidas utilizados nas plantações, que se infiltram na terra Produtos derivados de petróleo que vazam e são arrastados pela água da chuva (um litro de óleo de fritura pode contaminar mais de 20.000 litros de água) Restos de animais mortos Chuva ácida Exemplo de conseqüências da poluição: Proliferação de algas nas lagoas e represas, causada pelo despejo de esgoto e fertilizantes

Geração de lixo A quantidade de lixo produzida por um ser humano varia de 1 a 5 kg / dia; Em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas com o lixo produzido por uma cidade como São Paulo; O lixo é uma fonte de riquezas. No Brasil são desperdiçados cerca de R$ 4,6 bilhões por ano por não se reciclar tudo que é reciclável;

IMPACTO DO MODELO TRADICIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA NATUREZA

ATUALMENTE, CERCA DE METADE DOS RIOS DO MUNDO ESTÃO SERIAMENTE DEGRADADOS OU CONTAMINADOS...

ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO: 1.130 ESPÉCIES DE MAMÍFEROS (~ 25 % total); 1.183 ESPÉCIES DE AVES (~ 12 % total); ~26.000 ESPÉCIES PLANTAS ( ~ 10 % total)

METADE DOS MANGUEZAIS FORAM PERDIDOS NO SÉCULO PASSADO, PRINCIPALMENTE POR LOTEAMENTOS E OCUPAÇÃO DA COSTA... SP - Capital 13

APROXIMADAMENTE 2,4 BILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO... 14

1,1 BILHÃO DE PESSOAS NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL SEGURA SP - Capital 15

5 % DAS DOENÇAS E MORTES NO MUNDO SÃO CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DO AR

... o Córrego Carajás no bairro do Carandirú Onde você quer estar? ... o Córrego Carajás no bairro do Carandirú

Cacique Seattle, EUA, Séc. XIX Não herdamos o mundo de nossos pais, mas o tomamos emprestados de nosso filhos Cacique Seattle, EUA, Séc. XIX

Tempo de Decomposição do Lixo Produto Tempo de decomposição Jornais De 14 a 42 dias Papel De 1 a 4 meses Guardanapos 3 meses Restos Orgânicos De 2 meses a 1 ano Madeira 6 meses Cigarro e Fósforos 2 anos Chiclete 5 anos Nailon Acima de 30 anos Plástico Acima de 100 anos Latas de Alumínio Acima de 1.000 anos Vidro Acima de 1 milhão de anos Depende das condições em que o material estiver mantido. Ex.: exposto ao sol, chuva, água do mar etc.

PROGRAMAS AMBIENTAIS Ecologia com Economia . COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS A Coleta Seletiva visa a reciclagem de materiais, minimizando os impactos ambientais ao poupar matéria-prima, água e energia e reduzir o envio de lixo para aterros. Exemplos: papel reciclado significa menor abate de árvores. Metal reciclado menor extração de minerais e consumo de combustível e geração de poluição nos fornos siderúrgicos. Além disto, é possível doar os recicláveis para cooperativas e obras beneficentes, ajudando muitas pessoas carentes.

COLABORE COM A COLETA SELETIVA ! PAPEL / PAPELÃO PLÁSTICO VIDRO METAL RESÍDUOS PERIGOSOS LIXO COMUM

COLETA SELETIVA PLÁSTICO METAL VIDRO PAPEL / PAPELÃO Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo

Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem de materiais, que assume uma posição cada vez mais estratégica em qualquer ação envolvendo cidadania e meio ambiente. É preciso a conscientização de todos no sentido de entendermos que nosso planeta é a nossa "casa". Sendo assim, não existe "botar fora o lixo", pois tudo o que produzimos, de bom ou de ruim, fica aqui mesmo em nosso planeta. No que se refere aos resíduos domésticos, a coleta seletiva é o primeiro estágio para a reciclagem e o que mais simboliza o ato de cidadania. Aqui, vamos entender um pouco como funciona e seus benefícios para todos.

O que é a coleta seletiva? A coleta seletiva, realizada pelas empresas de recolhimento de lixo, representa um grande passo para a melhoria das condições de higiene e adiar a saturação dos aterros sanitários. A coleta seletiva e a reciclagem permitem economizar energia e água usadas nos processos de fabricação e os recursos naturais de onde provêm as matérias-primas.

O processo de reciclar materiais está baseado nestas três condições: Reduzir Reduzir consiste em diminuir a quantidade do lixo produzido, desperdiçar menos, consumir só o necessário, sem exageros. Reutilizar 3R’s Reutilizar é dar nova utilidade a materiais que na maioria das vezes consideramos inúteis e são jogados no lixo. Existem inúmeras formas de reutilizar os materiais como por exemplo: o caso das embalagens de comestíveis, que após vazias passam a servir de recipientes para fins diversos. Reciclar Entrega voluntária dos materiais às cooperativas de catadores ou empresa municipal de recolhimento, para estes serem destinados às indústrias recicladoras e posterior transformação em novos materiais.

Local de estocagem dos resíduos. Não fumar. Manter limpo. Central de Resíduos Local de estocagem dos resíduos. Não fumar. Manter limpo.

Atenção na segregação de resíduos As empresas que recolhem lixo recomendam que a separação seja feita em sacos transparentes e preferencialmente nas cores padrão, para que o responsável pelo processo possa identificar o material reciclável. Importante: - Os materiais recicláveis devem estar limpos e livres de lixo, como restos de comida, que podem atrair insetos e roedores; - Objetos cortantes (agulhas, cacos de vidro etc.) deverão estar embalados em jornal, para evitar ferimentos nos manipuladores; - Baterias de celular devem ser devolvidas ao fabricante, ou depositadas em cestos especiais (cor laranja) na cidade. Algumas empresas recolhem pilhas

Materiais recicláveis Lixeira vermelha - Plásticos Garrafas, sacos, sacolas, potes, tampas e utensílios domésticos. Não recicláveis: plástico aluminizado (Ex: salgadinhos) Lixeira amarela - Metais Latas em geral, peças de alumínio, peças de cobre, chumbo, bronze, fios e pequenas sucatas. Caso haja compradores para cada tipo, convém separar pois o cobre e o alumínio tem valor bem maior. O metal prevalece num resíduo (Ex: mangueira plástica com reforço de aço: o plástico será queimado no forno siderúrgico).

Materiais recicláveis Lixeira verde - Vidros Garrafas, frascos em geral, potes e copos de qualquer cor Não recicláveis: vidros planos e espelhos (a reciclagem existe entre os fabricantes); lâmpadas (contém mercúrio e se paga para envio a recicladores especializados); tubos de TV e de vídeo Lixeira azul - Papéis Jornais, revistas, cadernos, papéis de escritório, embalagens e papelão. Não recicláveis: papel higiênico, papéis encerados, parafinados, aluminizados e plastificados.

Materiais não recicláveis Borrachas em geral É possível reciclar borrachas não vulcanizadas mas somente no mercado industrial. Barbantes e cordas & porcelanas e louças quebradas Podem porém ser usados em artesanato. Baquelites Cabos de panela. Celofane Algumas embalagens de doces (não esticam como os plásticos). Componentes eletrônicos Apenas em grandes quantidades e no mercado industrial

Água para beber, não para varrer Usar jato d’água na limpeza de calçadas é inadmissível e proibido por lei nos países desenvolvidos e alguns municípios no Brasil. Além do desperdício de água potável, o lixo é carreado para as galerias pluviais, provocando entupimento. Use a vassoura !! Limpe sua Calçada, mas não suje os Rios!