ESTUDO DE COMUNIDADE.

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Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE COMUNIDADE

Necessidade de Conhecimento da Comunidade Os bibliotecários geralmente precisam conhecer suas comunidades para: Estabelecer serviços significativos Obter apoio político e econômico Ter boas relações com seu público

Para os bibliotecários responsáveis pelo desenvolvimento de coleções - em todos os tipos de bibliotecas -, conhecer a comunidade é uma necessidade prática

Eles aplicam esses conhecimentos para fazer suposições, em seu trabalho diário, sobre a utilidade projetada dos materiais de informação

Comunidade Grupo de pessoas que a biblioteca foi estabelecida para servir. Pode incluir: Os habitantes de uma determinada circunscrição geográfica Os trabalhadores de uma empresa Os professores, alunos e funcionários de uma escola ou universidade

Estudo de Comunidade Primeiros estudos de comunidade realizados em 1908 e 1919: não científicos, baseados apenas em observação 1929 e 1931 - Primeiros estudos científicos, realizados por Gray/Munroe e Wapees/Taylor

Conceito Levantamento regular das características da comunidade e das necessidades de informação de seus membros, visando obter subsídios para todas as decisões relacionadas com o desenvolvimento de coleções Vai abranger tantos os usuários reais como os potenciais Estudo de comunidade é diferente de estudo de usuários!

Três formas de aplicação dos estudos de comunidade Estudo contínuo ou periódico da comunidade Participação dos bibliotecários na vida da comunidade Integração dos programas da biblioteca com outros realizados pela comunidade

Dados sobre a Comunidade - I Históricos (antecedentes históricos da comunidade, principalmente evolução de crescimento) Demográficos (número de habitantes, idade, sexo, taxas de natalidade e mortalidade, caráter urbano ou rural da comunidade, etc.) Geográficos (direção de crescimento físico da comunidade, barreiras de expansão ao crescimento, distribuição da população)

Dados sobre a Comunidade - II Educativos (grau de analfabetismo existente, nível de instrução da população, instituições educacionais, número de estudantes matriculados, cursos de férias, iniciativas educacionais informais, etc.) Sócio-Econômicos (atividades econômicas mais importantes, nível econômico da população e taxa de desemprego, serviços públicos existentes, etc.)

Dados sobre a Comunidade - III Transporte (combinado com transporte, visa determinar pontos de serviços mais apropriados, serviços de transporte existentes, horários disponíveis, intervalo, etc.) Culturais e informacionais (organizações e grupos culturais existentes, expressões culturais características da comunidade, eventos culturais de maior frequência, estações de rádio e TV disponíveis, rádios comunitárias, jornais, periódicos, bancas de jornais existentes, outras bibliotecas, etc.)

Dados sobre a Comunidade - IV Políticos e legais (onde se localiza a autoridade sobre a biblioteca, correntes políticas existentes, influência que partidos ou correntes políticas têm sobre a biblioteca)

Coleta de Dados sobre a Comunidade Indicadores sociais: IBGE, DIEESE, FGV, etc. Informantes-chave Reuniões com a comunidade Pesquisa de campo

Técnicas de Pesquisa Questionário Entrevista Observação Grupo de Foco Técnica de Delfos

Perigos dos Estudos de Comunidade Maior perigo: deixar que apenas os números dominem as decisões (Ex: O maior grupo identificado pode não ser aquele que mais necessita dos serviços da biblioteca)

Cuidados extras com os dados sobre a Comunidade Os dados sobre a comunidade podem se tornar obsoletos, devido a vários fatores, como: A abertura de uma nova indústria ou o fechamento de uma antiga O afluxo de um novo grupo de imigrantes com necessidades lingüísticas especiais A criação de novos cursos na Universidade O desenvolvimento de novos projetos na empresa, implicando na contratação de pessoal especializado

Estudo de Comunidade que envolveu 5 bibliotecas públicas da Pensilvannia Identificação dos usuários, dos serviços das bibliotecas, frequência com que usam as bibliotecas e com que finalidade; Atitudes dos usuários e não-usuários para com as bibliotecas; Nível e tipo de assistência financeira recebida pelas bibliotecas e atitudes das pessoas da comunidade sobre esses arranjos financeiros; Verificação de como as bibliotecas satisfazem as necessidades de informação dos usuários; Onde as bibliotecas se enquadram na estrutura geral dos serviços governamentais

Utilização dos seguintes instrumentos Questionários (enviados duas vezes) Entrevistas com uma amostra da população Exame dos procedimentos das bibliotecas e suas estruturas administrativas Entrevistas com bibliotecários, membros do conselho das bibliotecas, líderes políticos e do governo