CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE
"O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano "O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Profº Milton Santos
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO: Ato ou efeito de consumir, gastar as riquezas produzidas pela sociedade. X CONSUMISMO: Consumo exagerado de produtos que se adquire e, também, a compra de artigos que satisfazem as necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência.
Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Grande e variada oferta de produtos; A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Preocupação com a felicidade assenta no bem- estar econômico (valorização do Ter em vez do SER)
O que é necessidade básica? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que é necessidade básica? Alimentos, roupas, calçados, remédios, fornecimento de água e luz, ensino escolar, lazer e assistência à saúde.
CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.
PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONSUMO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO CONSUMO PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE
5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano 5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? Reduzir o volume de produtos e serviços consumidos; Alterar os hábitos de consumo; Adquirir apenas o necessário; Minimizar o desperdício e a geração de lixo; Consumir apenas produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente.
Consumismo e degradação ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental O consumo em excesso ocasionou uma exploração desenfreada da natureza. Ex.: florestas e matas são devastadas para dar lugar a lavouras e pastagens; elevação do número de espécies em extinção; esterilização dos solos; aumento da poluição das águas e do ar.
Consumismo e degradação ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental Cultura do “descartável”, produtos fabricados para ter uma vida útil cada vez menor geram mais lixo. Ex.: garrafas e sacolas plásticas, latas de alumínio, embalagens de papel e etc.
A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumo é desigual A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo (do total oferecido) 20% da população mais risca 20% da população mais pobre Carne e peixe 45% menos de 5% Energia 58% menos de 4% Linhas telefônicas 74% 1,5% Papel 84% 1,1% Veículos 87% menos de 1% PNUD – Relatório de Desenvolvimento Humano, 1998
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A maior parte da poluição gerada no planeta, assim como a intensa exploração dos recursos naturais, é causada pelo alto nível de consumo de apenas 20% da população mundial.
Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano
O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global
Exemplo: norte-americanos X indianos Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Exemplo: norte-americanos X indianos Enquanto cada norte-americano dispões de 3.700 calorias diárias em sua alimentação, o indiano consome apenas 2.500. Enquanto um habitante norte-americano consome, em média, 13.300 quilowatts-hora de energia elétrica anualmente, um indiano consome menos de 500 quilowatts-hora.
O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância
O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância MÍDIA A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. AGENTE DE FOMENTO DA CULTURA DE CONSUMO
O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Mudança no papel da criança: deixa de ser dependente dos pais e passa a ser cliente, opina, exige e consome. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância “COMO PODE UMA FAMÍLIA, SOZINHA, PROTEGER OS FILHOS DE UMA INDÚSTRIA QUE GASTA US$ 15 BILHÕES ANUALMENTE PARA MANIPULÁ-LOS?” Susan Linn A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
problema social e ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer? CONSUMISMO: problema social e ambiental Provocado pela massiva exposição da publicidade A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Deve ser combatido com políticas públicas voltadas para a educação do consumo.
O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC” Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC” A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Coconut Revolution (Revolução dos Cocos) Consuming Kids (Crinças do Consumo) O Mundo Global visto do lado de cá (Entrevista com Milton Santos) Criança, a alma do negócio Story of Stuff (A História das Coisas) WEBSITES: Publicidade Infantil NÃO: www.publicidadeinfantilnao.org.br Instituto Alana: www.alana.org.br Criança e Consumo: www.criancaeconsumo.org.br Desligue a TV: www.desligueatv.org.br O consumismo: www.eu-consumo-eu-sou.blogspot.com A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUMAN, Zygmunt . Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. BOLIGIAN, L. e ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2007. PROJETO ARARIBÁ. Geografia: Ensino Fundamental. 9º ano, 2008, Ed. Moderna. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2001. SOUZA, José E. D. G et all. A cultura do consumo e a infância. Disponível em: http://www.fes.br/revistas/agora/ojs/include/getdoc.php?id=110&article=39&mode=pdf Acesso em 25/mar de 2010. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.