CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Estudo de Mercados.
O espaço geográfico e as atividades humanas
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Gestão Ambiental Aplicada
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Espaço urbano e suas paisagens
CONSUMO É: CONSUMISMO É:
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
Desenvolvimento sustentável.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Evolução Social do Trabalho
Sociologia – Professor: Fernando
Educação para a Sustentabilidade
Sociedade de Consumo Por: Carolina.
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
Dia mundial da água 22 de março
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
AVISO Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos. A posse do mesmo não confere a quem o tenha adquirido o direito de o projetar em locais.
Gestão Ambiental na ESEF
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
CIPA 2013/2014.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Agenda 21 Um novo nascer para Humanidade. Planetas Conhecidos.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
Profª Karina Oliveira Bezerra
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
Núcleo de Tecnologia Municipal de Marechal Cândido Rondon ‍‍‍Curso:Introdução Educação Digital ‍‍‍Cursista: Cristiane Elisabete Hubert Schwaab.
SOCIOLOGIA 1º EM Professor Tiago Amorim.
Planejamento Organizacional Integrado
10 Diretivas do Município Verde Azul
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
NECESSIDADES E CONSUMO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Coleta Seletiva e Reciclagem
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
15 anos.
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
“Por um mundo mais sustentável” Autores: Alunos do 3º ano A – 2011 Professoras: Andréia Rossetto e Fabiana Faria de Oliveira Comunidade Educacional “O.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
Eco – Código 2015/2016 8ºB. - Se a sustentabilidade diminuir o planeta vai explodir. - Se queres o mundo preservar, deves poupá-lo e reutilizar! - Reutilizar.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

"O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano "O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Profº Milton Santos

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO: Ato ou efeito de consumir, gastar as riquezas produzidas pela sociedade. X CONSUMISMO: Consumo exagerado de produtos que se adquire e, também, a compra de artigos que satisfazem as necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência.

Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Grande e variada oferta de produtos; A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Preocupação com a felicidade assenta no bem- estar econômico (valorização do Ter em vez do SER)

O que é necessidade básica? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que é necessidade básica? Alimentos, roupas, calçados, remédios, fornecimento de água e luz, ensino escolar, lazer e assistência à saúde.

CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONSUMO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO CONSUMO PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano 5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? Reduzir o volume de produtos e serviços consumidos; Alterar os hábitos de consumo; Adquirir apenas o necessário; Minimizar o desperdício e a geração de lixo; Consumir apenas produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente.

Consumismo e degradação ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental O consumo em excesso ocasionou uma exploração desenfreada da natureza. Ex.: florestas e matas são devastadas para dar lugar a lavouras e pastagens; elevação do número de espécies em extinção; esterilização dos solos; aumento da poluição das águas e do ar.

Consumismo e degradação ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental Cultura do “descartável”, produtos fabricados para ter uma vida útil cada vez menor geram mais lixo. Ex.: garrafas e sacolas plásticas, latas de alumínio, embalagens de papel e etc.

A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumo é desigual A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo (do total oferecido) 20% da população mais risca 20% da população mais pobre Carne e peixe 45% menos de 5% Energia 58% menos de 4% Linhas telefônicas 74% 1,5% Papel 84% 1,1% Veículos 87% menos de 1% PNUD – Relatório de Desenvolvimento Humano, 1998

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A maior parte da poluição gerada no planeta, assim como a intensa exploração dos recursos naturais, é causada pelo alto nível de consumo de apenas 20% da população mundial.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano

O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global

Exemplo: norte-americanos X indianos Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Exemplo: norte-americanos X indianos Enquanto cada norte-americano dispões de 3.700 calorias diárias em sua alimentação, o indiano consome apenas 2.500. Enquanto um habitante norte-americano consome, em média, 13.300 quilowatts-hora de energia elétrica anualmente, um indiano consome menos de 500 quilowatts-hora.

O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância

O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância MÍDIA A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. AGENTE DE FOMENTO DA CULTURA DE CONSUMO

O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Mudança no papel da criança: deixa de ser dependente dos pais e passa a ser cliente, opina, exige e consome. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

O consumismo na infância Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância “COMO PODE UMA FAMÍLIA, SOZINHA, PROTEGER OS FILHOS DE UMA INDÚSTRIA QUE GASTA US$ 15 BILHÕES ANUALMENTE PARA MANIPULÁ-LOS?” Susan Linn A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

problema social e ambiental Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer? CONSUMISMO: problema social e ambiental Provocado pela massiva exposição da publicidade A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Deve ser combatido com políticas públicas voltadas para a educação do consumo.

O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

O que fazer? Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC” Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS.DOC” A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Coconut Revolution (Revolução dos Cocos) Consuming Kids (Crinças do Consumo) O Mundo Global visto do lado de cá (Entrevista com Milton Santos) Criança, a alma do negócio Story of Stuff (A História das Coisas) WEBSITES: Publicidade Infantil NÃO: www.publicidadeinfantilnao.org.br Instituto Alana: www.alana.org.br Criança e Consumo: www.criancaeconsumo.org.br Desligue a TV: www.desligueatv.org.br O consumismo: www.eu-consumo-eu-sou.blogspot.com A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUMAN, Zygmunt . Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. BOLIGIAN, L. e ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2007. PROJETO ARARIBÁ. Geografia: Ensino Fundamental. 9º ano, 2008, Ed. Moderna. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2001. SOUZA, José E. D. G et all. A cultura do consumo e a infância. Disponível em: http://www.fes.br/revistas/agora/ojs/include/getdoc.php?id=110&article=39&mode=pdf Acesso em 25/mar de 2010. A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia.