IMIGRAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
A ECONOMIA AÇUCAREIRA.
A história através dos gráficos...
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
A diversidade cultural e a imigração
A diversidade cultural e a imigração
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
Acomodações nas primeiras horas da República
Segundo Reinado: o problema da mão-de-obra.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Capitulo 5: Ponto 2.
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Correção da Prova 4° Bimestre.
13 de maio – Abolição da escravatura
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Estrutura fundiária brasileira Histórico
Segundo Reinado( ).
Autor: Dr. Fábio Carlos da Silva Professor Adjunto do NAEA - UFPA
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Correntes imigratórias
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
Movimentos migratórios
O Mito da Atenas Brasileira
Migrações internas no Brasil
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Segundo Reinado Economia.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
Segundo Reinado no Brasil ( )
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Grupos de imigrantes mais numerosos no Brasil
África: Aspectos Naturais.
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Formação do Território Brasileiro
A consolidação do Império no Brasil
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Colonização das Américas
Segundo Reinado: economia
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
Capítulo 17 Por que a escravidão durou tanto tempo no Brasil?
Brasil – Império: Segundo Reinado (1840 – 1889)
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
Romantismo 3ª Geração - Condoreira.
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
Imigração Alemã no Brasil
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
América Aspectos gerais.
Atividades de História
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A Influência Européia no Século XIX UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais História da América Latina Professor Renato Carneiro.
A independência dos Estados Unidos
Módulo: 24 – Expansão Cafeeira e Crise do Escravismo
Transcrição da apresentação:

IMIGRAÇÃO

● Por que não trabalhadores livres ou nordestinos pobres? → Não imaginavam o fim da escravidão → Os escravos libertos também não aceitariam → Seres inferiores → Negros → Mestiços → Europeização → Nordestinos → Extração da borracha → Norte → Prosperidade

SENADOR VERGUEIRO • Regime de parceria ∟ Despesas de viagem ∟ Fazendeiro ∟ Ficar 3 anos na terra ∟ Alemães e suíços ∟ Limeira ∟ Divide com o proprietário ∟ lucro e prejuízo

SENADOR VERGUEIRO ∟ Produção do imigrante ∟ pagar dívida ∟ Passagem ∟ Subsistência ∟ Café em 3-4 anos ∟ Revoltas ∟ Propaganda enganosa ∟ Tratados como escravos ∟ Endividamento ∟ Piores terras ∟ Não eram católicos

IMIGRAÇÃO SUBVENCIONADA • Estado ∟Passagem ∟ Hospedagem de até 8 dias ∟ Hospedaria de imigrantes do Brás ∟ Contrato de trabalho ∟ Tempo ∟ Salário ∟ Terra para subsistência ∟ Oeste Paulista

PROPAGANDA NA EUROPA • 1874 • 1885 ∟ Muitos retornam para lá ∟ Governo italiano ∟ Desaconselha ∟ Reação da elite paulista ∟ Sociedade Promotora da Imigração ∟ Folhetos ∟ Português ∟ Alemão ∟ Italiano ∟ Vantagens de São Paulo

PROPAGANDA NA EUROPA • 1885 • 1888 ∟ Unificação italiana ∟ Guerra ∟ Pobreza • 1885 ∟ 6.500 imigrantes para SP • 1888 ∟ 91.826 imigrantes para SP

UNICAMP 2013 A foto A mostra famílias de colonos imigrantes alemães que participaram do povoamento do Paraná e a foto B mostra colonos italianos na cidade de Caxias do Sul (RS). FOTO A FOTO B A primeira grande política regional executada pelo nascente Estado nacional brasileiro foi a colonização dirigida na Região Sul do Brasil.

Identifique os objetivos do governo brasileiro quando formulou a política de povoamento da Região Sul com populações imigrantes, especialmente europeus. O Estado nacional brasileiro, constituído em 1822, teve como um dos seus principais objetivos a formulação de políticas regionais que garantissem o povoamento dos espaços de fronteira, a manutenção da unidade nacional, o aumento da produção de alimentos e adoção de regime de trabalho livre com população branca de origem europeia. Para tanto, o governo imperial empreendeu, como uma de suas ações, a colonização dirigida na Região Sul do Brasil, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a qual consistia, entre outros aspectos, em incentivar a imigração de população europeia para o país e a sua instalação na mencionada região, sobretudo em zonas fronteiriças com os países do Rio da Prata ou em áreas de baixo povoamento nos planaltos, pela presença de florestas, e nos vales dos rios. b) Aponte duas características que predominaram no tipo de povoamento empreendido pela colonização dirigida na Região Sul, uma referente ao regime de propriedade da terra adotado e uma referente às formas de cultivo da terra. O regime de propriedade adotado na colonização dirigida era o de pequena propriedade; o cultivo nos lotes, frequentemente com rotação de terras com várias culturas, era realizado com instrumentos simples e força de trabalho familiar, voltado predominantemente para a subsistência.

UNICAMP 2014 Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos. (Adaptado de João Klug, “Imigração no Sul do Brasil, em Keila Grinberg e Ricardo Sales (org.). O Brasil Imperial. v. III. 1870-1889. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.) Assinale a alternativa correta. a) A grande entrada de imigrantes no Brasil ocorreu a partir do Primeiro Reinado, em função do fim do tráfico negreiro e da maciça propaganda promovida pelo governo brasileiro na Europa. b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário internacional, no qual as metrópoles europeias disputavam territórios e riquezas. c) Em meio à corrida imperialista do século XIX, Portugal empenhou-se pelo fim da escravidão em Lisboa e do tráfico negreiro em suas colônias africanas. d) A imigração no Brasil surgiu como questão a partir da implantação da Lei Áurea, que alterou os modos de pagamento do trabalho livre.