Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Advertisements

Antropologia: o texto Aspectos introdutórios:
Letramento: um tema em três gêneros
Programa de Ética e Cidadania
Violência: complexidade e subjetividade
Cultura e Ideologia.
DEFINIÇÕES.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Estigma* Sinais corporais – status moral (Grécia)
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Indivíduos e sociedade:
Legalidade e Legitimidade
Prof. Everton da Silva Correa
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
Corpo e Sexualidade : Uma questão de género na Publicidade
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Cultura, Linguagem e Língua
Como opera a cultura.
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
A produção do fracasso escolar
Racismo Sexismo.
Os processos psicossociais da exclusão
CULTURA.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
GÊNERO.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Sociologia e sociologia e senso comum
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
A identidade cultural na pós modernidade
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Jovens.
Revisão Antropologia Jurídica
Administração de Recursos Humanos II
Cultura: A Transição para a Humanidade
O homem, ser sociocultural
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
PRECONCEITO & DISCRIMINAÇÃO
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
UNIDADE I: FUNDAMENTOS DA MINORIA
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
CULTURA O QUE É?.
Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Atividade complementar 04
Curso de Psicologia Antropologia Cultural Prof. Doutor Mário Medeiros Fone:(081)
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Abordagens Antropológicas do Conceito de Cultura Quem surgiu primeiro: o homem ou a cultura?

A Humanidade e a Cultura É impossível pensar o homem sem a cultura (Clifford Geertz) Somos 100% cultura e 100% natureza (Edgar Morin) Cultura é um conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis

Cultura Cultura é um conjunto de códigos simbólicos reconhecíveis pelo grupo que os elabora e os modifica. A Cultura é uma dinâmica viva, em constante processo de reelaboração e possui contradições entre seus valores e práticas sociais que podem levam a várias formas de marginalização e exclusão social.

Cultura como conjunto de Códigos Simbólicos Ações humanas possuem uma dimensão simbólica, uma representação, um significado, uma motivação ou uma intenção. Cultura como sentido de sobrevivência, estímulo e sobrevivência: minorias e grupos em posição de subalternidade

Etnocentrismo Etnocentrismo é a tendência de um indivíduo e/ou grupo étnico, nacional ou social tomar a própria cultura como centro de tudo, isto é, julgar as demais culturas a partir de seus próprios valores culturais como inferiores ou inadequadas. Fruto do preconceito, da ignorância e do medo frente ao novo e ao desconhecido.

Relativismo Cultural É a atitude de respeito às diferenças culturais entre os diversos povos no globo terrestre. Nessa atitude não se considera as culturas como inferiores ou superiores em nenhum de seus aspectos, mas buscar-se determinar o seu contexto, as motivações e significados simbólicos para os indivíduos e grupos sociais daquela cultura.

Identidade É o reconhecimento ou representação que cada indivíduo ou cada grupo étnico/social faz de si mesmo ou de outros indivíduos e/ou grupos sociais ou étnicos. É a identidade que permite nos reconhecermos como indivíduos e como pertencentes a determinado grupo social, étnico, a uma sociedade, a uma nação, a uma cultura

Identidade Stuart Hall: Tornou-se uma festa móvel na Modernidade Tardia, isto é, não é fixa devido aos inúmeros papéis sociais. Édouard Glissant: a identidade é elaborada na relação entre o self (si mesmo) e a alteridade (o Outro). Poética das relações.

Os indivíduos são diferentes Ninguém traz em si todos os valores ideais de sua cultura (de perto ninguém é normal). Alguns apresentam diferenças (desvios?) mais identificáveis: físicas, sociais, étnicas, religiosas, culturais etc. Essas diferenças geram o preconceito por parte dos grupos hegemônicos, ou que seguem os padrões ideais da sociedade. Esses indivíduos “diferentes” são, portanto, estigmatizados.

Estigma Goffman: Estigma é a situação do indivíduo que está inabilitado para a aceitação plena e se refere tanto a um atributo profundamente depreciativo quanto a uma linguagem de relações entre aqueles considerados “normais” e as alteridades “desviantes”.

Tipos de Estigma segundo Goffman As abominações do corpo ou deformidades físicas; As culpas de caráter individual percebidas como vontade fraca, paixões tirânicas ou não naturais, crenças falsas ou rígidas etc. Os estigmas tribais de raça, nação e religião, que podem ser transmitidos por linhagem e contaminar por igual todos os membros de uma família

Imagem ou Identidade Deteriorada e Estigma A imagem estigmatizada tende a recobrir toda a identidade social do indivíduo ou grupo estigmatizado, colocando-o em permanente posição subalterna e lhe atribuindo uma identidade deteriorada. Esses grupos sociais se tornam uma minoria cultural (não no sentido numérico do termo).

Minorias Minorias são grupos étnicos, religiosos, sexuais e sociais que, por suas características físicas, crenças, valores e práticas sociais são destituidos de aceitação social e de poder de decisão no âmbito político, bem como são marginalizados e estigmatizados pela sociedade envolvente.

Tipos de Minorias Minorias de Gênero e de sexualidade: mulheres, homossexuais, transexuais, sadomasoquistas e outras parafilias etc. Minorias estético-corporais: obesos, idosos, louras etc. Minorias etárias: crianças, adolescentes, idosos; Minorias étnicas: afrodescentes, índios, estrangeiros etc.

Tipos de Minorias Minorias Funcionais: portadores de necessidades especiais ou de algum tipo de deficiência física ou mental; Minorias religiosas: rastafaris, judeus, testemunhas de Jeová, praticantes de vodu e candomblé etc. Minorias socioeconômicas: prostituas, presidiários, menores em situação de rua, moradores de favela e periferias etc.

Um sujeito, vários estigmas Exemplo o poeta Allen Gingsberg nos EUA: judeu, homossexual, marxista. Em resumo todos podemos nos incluir em mais de uma minoria.

Mecanismos da Discriminação Econômicos e políticos; Práticas sociais efetivas Práticas simbólicas: representações discursivas, ideológicas, jurídicas, psíquicas, religiosas etc.

Referências: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. GLISSANT, É. Poetics of Relation. Ann Harbor: The University od Michigan Press, 2000. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. RABELO, D. Pluralidade Cultural. In: UFG/CEPAE. Metodologia do Ensino Fundamental. Goiânia: FUNAPE/CIAR, 2010. HALL, S. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.