Prof. Dr. Daisson José Trevisol INOVAÇÃO EM SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos Rumos da Auditoria
Advertisements

Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2008 Fundação Calouste Gulbenkian Julho 2008 CNC Organização e perspectivas de desenvolvimento.
APLICABILIDADE SOCIAL DA
Seminário SANTA CATARINA 2015
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
BIOCANT PARK APRESENTAÇÃO INFORMAÇÃO SOBRE VISÃO, LOCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, SERVIÇOS E VALOR.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Hospital das Clínicas Universidade Estadual de Campinas
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Creating Value in Biotechology
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Prof.MS. Sergio Kudsi Sartori CREF /G-RJ Formação e Inserção Mercadológica em Esporte e Fitness VII FORUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DO MERCUSUL.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Panorama da Saúde no Brasil
O PARQUE DE BIOTECNOLOGIA DE PORTUGAL ESTÁ A CRIAR VALOR PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS FOMENTANDO INVESTIMENTOS E INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE BASE CIENTÍFICA.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Parcerias na Cadeia Produtiva da Saúde
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Desenvolvimento e subdesenvolvimento
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Gestão Hospitalar Tatiana Dornelas de Oliveira
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
NME – Novos Modelos de Empresas
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Informática e Sociedade
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
Sistema de Suprimento Automatizado para Medicamentos
VII Encontro Nacional dos Gerentes de Risco Rede Sentinela Apresentação da Oficina Grupo 10 Área Temática : PESQUISA CLÍNICA.
A inovação como um processo de gestão
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Atendente de Farmácia Aula 16.
I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 28 de junho de 2005 Presença Internacional.
REUNIAO CONFAP FINATEC - 11 de março de 2016 DOCTEUR EN ENTREPRISE OaddS 1.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
Parcerias com Empresas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) Prof Dr Jeovan Figueiredo (UFMS)
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Daisson José Trevisol INOVAÇÃO EM SAÚDE

Pontos de partida Anos 80 Complexos Médico-Industrial – NIH, FDA, IF, etc... (Cordeiro, 1980) Anos 90 Sistemas Biomédicos de inovação – Hospitais como geradores de inovação, Fiocruz, Biomanguinhos (Biomedicina) (Gelinjns, 1990) Interação das Universidades com as Indústrias. (Hicks & Katz, 1996; Gelinjns & Rosenberg, 1995) Anos 2000 Pesquisas clínicas e pesquisas translacionais (Nelson, 2002)

Sistemas maduros...

Sistemas nacionais de inovação Impulsionam o progresso tecnológico e sustentam o crescimento e as riquezas das nações. Complexo produtivo de bens de consumo e equipamentos especializados Fármacos e medicamentos, vacinas, hemoderivados, reagentes para diagnóstico, equipamentos e materiais médicos. Organizações prestadoras de serviços em saúde Hospitais, ambulatórios e serviços de diagnóstico e tratamento. Potencial Instalado...

Inovação em Saúde As atividades inovadoras no setor saúde caracterizam-se por uma forte interação com o setor científico. (Albuquerque et al. 2004) Como inovar na saúde? Novos medicamentos Novos equipamentos Novos procedimentos clínicos Novas medidas profiláticas REGISTRO DE PATENTES DE PRODUTOS

Atualmente: Complexo Médico-Industrial Sistema Biomédico de Inovação Integração Universidade-Indústria Sistemas Nacionais de Inovação Complexo Produtivo Prestadoras de serviços O que nos falta? Nossa realidade

Problemas... Falta profissionais capacitados ou os investimento em profissionais de pesquisa são insuficientes? Há um baixo limiar de produção científica inovadora ou estamos produzindo para fora do Brasil? Falta estrutura para pesquisa e inovação em saúde ou ela está direcionada aos setores inadequados? Há uma baixa quantidade de financiamentos ou uma escasses de boas ideias?

Importância das Universidades e Centros de Pesquisas Convergem informações científicas e tecnológicas atualizada. Possuem capacidade instalada ou com grande potencial de instalação. Precursoras de Redes Nacionais e Internacionais de pesquisa. Possuem massa crítica. Potencial de capacitar, aprimorar e criar novas ideias. Inovação em Saúde

Pontos de partida Anos 80 Complexos Médico-Industrial – NIH, FDA, IF, etc... (Cordeiro, 1980) Anos 90 Sistemas Biomédicos de inovação – Hospitais como geradores de inovação, Fiocruz, Biomanguinhos (Biomedicina) (Gelinjns, 1990) Interação das Universidades com as Indústrias. (Hicks & Katz, 1996; Gelinjns & Rosenberg, 1995) Anos 2000 Pesquisas clínicas e pesquisas translacionais (Nelson, 2002)

Pontos de partida Anos 80 Complexos Médico-Industrial – NIH, FDA, IF, etc... (Cordeiro, 1980) Anos 90 Sistemas Biomédicos de inovação – Hospitais como geradores de inovação, Fiocruz, Biomanguinhos (Biomedicina) (Gelinjns, 1990) Interação das Universidades com as Indústrias. (Hicks & Katz, 1996; Gelinjns & Rosenberg, 1995) Anos 2000 Pesquisas clínicas e pesquisas translacionais (Nelson, 2002) Interação das Universidades com as Indústrias

Pontos de partida Anos 80 Complexos Médico-Industrial – NIH, FDA, IF, etc... (Cordeiro, 1980) Anos 90 Sistemas Biomédicos de inovação – Hospitais como geradores de inovação, Fiocruz, Biomanguinhos (Biomedicina) (Gelinjns, 1990) Interação das Universidades com as Indústrias. (Hicks & Katz, 1996; Gelinjns & Rosenberg, 1995) Anos 2000 Pesquisas clínicas e pesquisas translacionais (Nelson, 2002) Pesquisas clínicas e pesquisas translacionais

Vendendo o peixe... Parcerias: Universidades Hospitais Indústrias Governo

Prof. Dr. Daisson José Trevisol OBRIGADO!