1 Fórum Mercosul sobre Integração Regional e Sistemas de Saúde Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Painel: Mercados Comuns e o Acesso aos Serviços de Saúde
Vigilância sanitária: instrumento de proteção à vida CONGRESSO RIOPHARMA, setembro/2007 Geraldo Lucchese Consultor Legislativo – Câmara dos Deputados.
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Amanda - 2 Bianca - 3 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda P - 12
Negócios Internacionais
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Desenvolvimento Econômico sob a proposta de Regionalismo Aberto
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
Globalização econômica e comércio exterior
Integração econômica regional
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
I Encontro Nacional da Rede de Comunicação na Vigilância e Investigação de Surtos em Alimentos Porto Alegre Abril de 2008 Ana Figueiredo
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Política Pública, Saúde Pública e Saúde Coletiva Nilson do Rosário Costa DCS Programa de Políticas Públicas e Saúde Mestrado da Ensp.
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos Acordos Comerciais Histórico, Estrutura, Negociação.
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DA REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHO EM SAÚDE NO.
Proposta Aprovada no 8º Congresso Nacional de Profissionais Inserção Internacional do Sistema Confea/Crea 31 de janeiro de 2015 Sãp Paulo - SP.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Associação de Nações do Sudeste Asiático
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Estratégias para controlar o comércio ilícito.
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
República Federativa do República Federativa do BRASIL BRASIL ‘ FÓRUM DE COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE CARNES MDIC/SDP/DEORN.
Globalização.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Introdução à Macroeconomia
TRABALHO DE GEOGRAFIA BLOCOS ECONOMICOS DA AMÉRICA DO SUL
A Saúde no MERCOSUL e Integração Regional
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
1 Regulação e Saúde Jornada Científica ENSP/FIOCRUZ Cláudio Maierovitch Pessanha Henriques Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
A nova regionalização do mundo
Análise Macroambiental
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
A Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional Desafios e Perspectivas Fernando Bezerra Coelho Ministro de Estado da Integração Nacional.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Rural Wady José Mourão Cury São Paulo
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

1 Fórum Mercosul sobre Integração Regional e Sistemas de Saúde Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul Ensp/Fiocruz março/2006 Geraldo Lucchese

2 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zAmérica Latina - anos 80 ydécada perdida xcrescimento médio 1% (exceto Brasil) ytransição democrática xfim regimes militares ycrise econômica xaltas taxas inflação, baixo crescimento, desequilíbrio fiscal, dívida externa Geraldo Lucchese

3 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z esgotamento do desenvolvimentismo z reformas liberalizantes z abertura econômica y redução barreiras tarifárias x entre 1988 e 1998: tarifas reduziram-se de 33% a 13%, em média z implementação acordos de comércio Geraldo Lucchese

4 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z função do Estado ymenos produtivo ymais regulador z Estado forte para regular, fiscalizar e disciplinar o mercado z regulação internacional em vários campos do social e do econômico Geraldo Lucchese

5 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zTratado de Assunção ylivre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os quatro países ytarifas aduaneiras comuns e adoção de política comercial comum ycoordenação de políticas macroeconômicas e setoriais ycompromisso de harmonizar suas legislações nas áreas correspondentes Geraldo Lucchese

6 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zMercado Comum do Sul ynovas e melhores relações com outros blocos e países ydiplomacia brasileira: entrar com mais experiência no processo de globalização xpreparação para uma abertura generalizada xgoverno e setor privado ypara os menores: ganho de escala e acesso tecnológico ylógica de cooperação e convergência em lugar de rivalidade e divergência Geraldo Lucchese

7 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zMercado Comum do Sul yGrupo Mercado Comum (GMC) e seus subgrupos de trabalho (sgt) xpauta negociadora - temas e cronogramas xsgt 11 - saúde, a partir de 1996 xcomissões, subcomissões ou grupos ad hoc ySGT 11- harmonização de regulamentos técnicos xcomissão de produtos para a saúde xcomissão de vigilância em saúde xcomissão de serviços de atenção à saúde Geraldo Lucchese

8 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zMercado Comum do Sul yReunião de Ministros da Saúde do Mercosul e Estados Associados (RMSMEA) xnúcleo de sistemas de informações e comunicação xvigilância e controle de infestação por aedes aegypti e da transmissão do virus da dengue xpolítica integrada de luta contra a epidemia de hiv/aids xgestão de riscos e redução de vulnerabilidades xsaúde e desenvolvimento Geraldo Lucchese

9 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zReunião de Ministros da Saúde do Mercosul e Estados Associados (RMSMEA) xpolítica integrada de saúde sexual e reprodutiva xcontrole do tabaco xsaúde ambiental e saúde do trabalhador xgrupo ad hoc política de medicamentos ximplementação do regulamento sanitário internacional xvigilância e controle de dt sarampo, cólera, dengue e febre amarela xbanco de preços de medicamentos do mercosul Geraldo Lucchese

10 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z novas funções para o Estado y harmonizar regulamentos y harmonizar políticas (saúde pública) z subgrupo de trabalho 11 (sgt 11) y harmonização técnica y trabalho conjunto setor público e privado z reunião de ministros (rmsmea) y harmonização política y entre os setores públicos y hierarquia superior Geraldo Lucchese

11 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z SGT 11 - Estado na gestão do risco sanitário y papel de regulador: avaliação, gerenciamento e comunicação do risco sanitário z pensar relações yda ciência com a política xgoverno com produtores xprodutores com consumidores xgoverno com consumidores xgoverno com governo Geraldo Lucchese

12 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zPolítica de Estado y definidas em leis zPolítica de Governo y definidas pelo grupo no poder zPolítica Regulatória y independente da atividade política y de acordo com as políticas (setoriais) de Estado e de Governo Geraldo Lucchese

13 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z Mercosul como Política de Estado y Política Regulatória na área sanitária x de acordo com políticas de Estado – Mercosul e SUS x eliminação de barreiras não tarifárias (sanitárias) x proteja e preserve a saúde coletiva ð função – harmonizar regulamentos sanitários x busca de modelo convergente – forma e resultado x estabilidade do regime de regulação sanitária Geraldo Lucchese

14 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul questões y diferenças xeconômicas xculturais xsociais xpolíticas y legado institucional y fatores internos que impactam nos acordos e práticas da gestão reguladora Geraldo Lucchese

15 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul questões y desconfiança mútua x desigualdade x regulamentos x barreiras sanitárias x transição da rivalidade ao cooperativo è desafio do regime de integração: organizar o regime de colaboração entre os Estados Partes Geraldo Lucchese

16 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zquestões y técnico x político-econômico x ganhar ou perder mercados x a moda da desregulamentação y projetos setoriais orgânicos y debilidade institucional da vigilância sanitária y harmonização pelo mínimo denominador comum Geraldo Lucchese

17 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul questões y política marginal x políticas desencontradas x pouco empenho na harmonização questões técnicas estratégias improvisação x avanço muito lento x tendência de manter barreiras sanitárias Geraldo Lucchese

18 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zquestões y modelo de gestão tradicional x lógica jurídico-burocrática x hegemonia dos meios; dos regulamentos x detalhismo da legislação y necessidade de modernização x público x privado Geraldo Lucchese

19 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul questões yincertezas científicas da avaliação de risco ypressões externas, geralmente de cunho econômico ou político yescassez de recursos xdiminuição do número de reuniões presenciais xmelhor uso dos recursos xdesenvolvimento de formas de harmonização via rede Geraldo Lucchese

20 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zavanços - sgt 11  modernização setores produtivos nacionais  organização e associativismo  preocupações com a qualidade  necessidade restrutração do órgão federal de visa  colocou em evidência a vig sanitária  regulamentos de boas práticas de fabricação  todas as áreas de produtos sob vigilância Geraldo Lucchese

21 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zavanços - sgt 11  treinamento conjuntos de inspetores  implementação das inspeções aos fabricantes  regime de inspeções conjuntas  monitoramento epidemiológico comum  regulamentos comuns em portos, aeroportos e fronteiras Geraldo Lucchese

22 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zavanços - sgt 11  recursos humanos  serviços de saúde  experiência em regulamentação sanitária multilateral  importador: cuidar da qualidade do que entra  exportador: competência para comprovar que seus regulamentos e controles são suficientes para adequada proteção sanitária no importador Geraldo Lucchese

23 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul zRMSMEA - avanços  ampla agenda de políticas comuns  influência na região  políticas comuns  pouco resultado concreto  tendência a ser o mais importante foro regional de saúde Geraldo Lucchese

24 Questões Estratégicas da Integração Regional para as Políticas e Sistemas de Saúde no Mercosul z tempos de globalização y esvaziamento democracia/soberania y cientificismo e fragmentação saberes y dissolução de culturas  dúvidas sobre o futuro do Mercosul Geraldo Lucchese