A origem da Dança do Ventre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
O fascínio do antigo Egito
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
A ORIGEM DOS GREGOS.
MATEUS E LUCAS PROFESSORA: ARIANA 6º C
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Nomes: Alini Douglas Gislaine Karina Luana Tema: Dança do ventre
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
Projeto de Artes Arte Egípcia, uma arte para a eternidade
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
ANTIGO EGITO.
Dança do Ventre.
O Surgimento da Filosofia
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
A origem: Do universo e do homem.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
AS GRANDE CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
1º ano do ensino médio Professor: Nelson Noronha
Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
Slides JRoman Apresenta.
Cerimonial e Protocolo
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
TEMA DA AULA.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Unidade V Assunto 1 Creta Localizar geograficamente a Ilha de Creta
EGITO A DÁDIVA DO NILO, OU NÃO....
A origem do teatro.
Em busca de uma compreensão
EGITO DEUSES EGÍPCIOS.
O poder dos Faraós.
Arte da mesopotâmia Sumérios – Babilônicos - Assírios
Aula 2 Antiguidade Oriental Aula 2 Antiguidade Oriental
HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA
Cotidiano dos Egípcios
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.
História Da Matemática.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
ARTE EGÍPCIA.
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
História das mulheres nas religiões
Grécia principais características
OS CONJUNTOS NUMÉRICOS E OS NÚMEROS RACIONAIS
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
MESOPOTÂMIA.
Prof. Renato Denadai da Silva
O Fantástico mundo da ÍNDIA.
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
Escola Secundária com 2/3 ciclos Prof. Reynaldo Dos Santos
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Grécia - Cultura.
EGITO ANTIGO.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
Arte egipcia gabrielli mercia 6°b n°21.
Isabella Marinho dos Santos
CIVILIZAÇÕES DA MESOPOTÂMIA
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
ARTE ISLÂMICA.
Segundo Wiora, é aquela que se situa no contexto das antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia, Oriente, Antiguidade Greco-Romana) Escrita começa.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Região Norte Trabalho de Geografia
Transcrição da apresentação:

A origem da Dança do Ventre

O que é dança? A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música.

A dança do ventre é: é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 a.C, seus movimentos aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente foram registrados no Antigo Egito, Babilônia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia, e tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães

(dança do ventre) . Com a invasão dos árabes, a dança foi propagada por todo o mundo. A expressão dança do ventre surgiu na França, em 1893.No Oriente é conhecida pelo nome em árabe raqṣ sharqī (رقص شرقي, literalmente "dança oriental"), ou raqṣ bládi (رقص بلدي, literalmente "dança da região", e, por extensão, "dança popular"), ou pelo termo turco çiftetelli (ou τσιφτετέλι, em grego).

É composta por uma série de movimentos vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo.Na atualidade ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora. (dança do ventre)

Origens

A origem é controversa. É comum atribuir a origem a rituais oferecidos em templos dedicados à deusa Ísis, em agradecimento à fertilidade feminina e às cheias do rio Nilo, as quais representavam fartura de alimentos para a região; embora a Egiptologia afirme que não há registros desta modalidade de dança nos papiros - as danças egípcias possuíam natureza acrobática.

(movimentos da dança) . É possível que alguns dos movimentos, como as ondulações abdominais, já fossem conhecidos no Antigo Egito, com o objetivo de ensinar às mulheres os movimentos de contração do parto. Com o tempo, foi incorporada ao folclore árabe durante a invasão moura no país, na Idade Média. Não há, contudo, registros em abundância da evolução na Antiguidade.

(Mãe Cósmica) Por possuir elementos corporais e sexuais femininos, acredita-se que sua origem remonta ao Período Matriarcal, desde o Neolítico, cujos movimentos revelam sensualidade, de modo que a forma primitiva era considerada um ritual sagrado. A origem está relacionada aos cultos primitivos da Deusa Mãe, Grande Deusa ou Mãe Cósmica: provavelmente por este motivo, os homens eram excluídos do cerimonial.

As mais antigas noções de criação se originavam da idéia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole.

. Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais.

Ou seja, a origem da dança do ventre na época das manifestações primitivas , cujos movimentos eram bem diferentes dos atualmente executados, tiveram passagem pela maior parte do mundo alimentando o desejo das mulheres que queriam ser mães.

Fim...