Educação Especial: Surdez

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surdez A Educação dos Surdos.
Advertisements

Prof. Richard Brunel Matias
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Início da Comunicação
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PROJETO Comunicação em Libras com as Familias
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Prof. Orlando Miranda Júnior
Ensino de Português como L2
Teste da Orelhinha.
Linguagem, alfabetização e letramento
PROJETO DE LIBRAS.
ASPECTOS COGNITIVOS DOS SURDOS E O ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS L2
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
em sistemas escolares e não escolares
A função do professor interlocutor
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
THE VISION OF THE DEAF FROM IPIAU (BA, BRAZIL)
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
Leitura e interpretação de texto
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Filosofias Educacionais para Surdos
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
MANUAL DE LÍNGUAS BRAILLE & LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais - Libras
A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM DAS CRIANÇAS SURDAS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Trabalhando os conceitos básicos de Braille e Libras
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Educação Especial: Surdez
SITUAÇÕES.
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Você sabia? Braille e libras.
Linguagem Natureza e Aquisição.
MITO 1: A língua de sinais é uma mistura de gesticulação e pantomima e não é capaz de expressar idéias e conceitos abstratos Na verdade os sinais são como.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
''4578uy5dwq'a 0==9 PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO TEORIAS EM AÇÃO Silvana De Negri Silvana De Negri.
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
Projeto Novos Talentos Oficina 2
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Roteiro para Estudo.
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Equipe responsável pela produção
AUTORES: Adriana Di Donato 1; Elisabeth C. Coelho 1 ; Germana M.G. Carvalheira 1 ; Elthon G.F. Silva 1 ; Patricia M.M. Balata 1 ; Gerlane K.B.O.Nascimento.
Conceitos Introdutórios
Professora: Mércia Soares
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
LIBRAS I Professor de LIBRAS Anderson Luchese. Combinados - Horários Período a tarde 13h30 até 17h30 Período a noite 18hs até 21h30.
Cadastro Docente Informações Importantes ›Para iniciar a digitação do Cadastro Docente é necessário que a turma esteja coletada e formada no Sistema.
A pré história da linguagem escrita
DEFICIENCIA AUDITIVA.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Transcrição da apresentação:

Educação Especial: Surdez Módulo I: Aspectos socioculturais e contexto educacional das pessoas com Surdez; Aula número: 5 Tema: A aquisição de linguagem das crianças Surdas

Atividade 1: Relembrando Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 1: Relembrando Na última aula você aprendeu um pouco mais sobre a Educação de Surdos no Brasil. Veja a imagem ao lado e relembre: O modelo inclusivo atual atende as especificidades da criança Surda?

Atividade 2: Momento de Reflexão Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 2: Momento de Reflexão Assista ao vídeo abaixo que mostra algumas situações na vida de uma criança surda, nascida em lar de pais ouvintes e reflita: a criança do filme tem os estímulos necessários para um satisfatório desenvolvimento de linguagem? http://youtu.be/ZYHjU95Z3UY

Atividade 3: A criança Surda Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 3: A criança Surda Segundo GOÉS(1996)¹, cerca de 95% das crianças Surdas nascem de pais ouvintes, ou seja, apenas 5% das mesmas descendem de pais Surdos. Conforme visto anteriormente, a língua materna (ou Primeira Língua – L1) do Surdo é naturalmente espaço visual. O que acontece é que grande parte das crianças nascidas de pais ouvintes não são estimuladas em sua em uma língua dessa modalidade, prejudicando assim a aquisição de linguagem das mesmas. ¹ citado por http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9375/1/2011_RenataCardosodeSaRibeiroRazuck.pdf

Atividade 4: As línguas de Sinais Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 4: As línguas de Sinais As Línguas de Sinais possuem peculiaridades que as diferenciam das Línguas Orais-auditivas. Elas são espaço visuais, sendo assim não utilizam o canal oral-auditivo, mas sim a visão e o espaço. Sendo assim, para que a criança Surda adquira uma Língua de Sinais é necessário que a mesma seja estimulada com mecanismos sintáticos específicos, diferentes dos utilizados nas Línguas orais auditivas.

Atividade 5: A aquisição de linguagem Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 5: A aquisição de linguagem Segundo QUADROS (2008)¹ No estudo de aquisição de linguagem da Língua de Sinais, observa-se que a mesma pode ser subdividida em quatro estágios. São eles o “Período Pré-Linguístico”, o “Estágio de um Sinal”, das “Primeiras Combinações” e das “Múltiplas Combinações”. É interessante ressaltar que a aquisição de linguagem das Línguas Orais também pode ser subdividido nestes quatro estágios, o que mudam são os estímulos para que a aquisição da Língua aconteça de forma satisfatória. ¹ QUADROS, Ronice Müller de – Teorias de aquisição de linguagem -Florianópolis: Ed. Da USCS, 2008

Atividade 6: O período pré-linguístico Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 6: O período pré-linguístico Este estágio é marcado pelo balbucio tanto em bebês Surdos quanto Ouvintes. Dura desde o nascimento até por volta dos 14 meses de idade. Especialistas destacam que essa capacidade não é manifestada apenas através de sons, mas também através de sinais, que é o caso dos bebês Surdos. Segundo QUADROS (2008) nos bebês surdos foram detectadas duas formas de balbucio manual: o balbucio silábico e a gesticulação. O balbucio silábico apresenta combinações que fazem parte do sistema fonético das línguas de sinais. Ao contrário, a gesticulação não apresenta organização interna.

Atividade 7: Vídeo – Crianças Surdas Sinalizando Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 7: Vídeo – Crianças Surdas Sinalizando O vídeo abaixo mostra uma instituição americana que tem um curso especializado para mães com crianças surdas que estimula a aquisição da Língua de Sinais (no caso a American Sign Language) pelos Surdos. http://youtu.be/sAyWyuD9SCs

Atividade 8: Estágio de um sinal Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 8: Estágio de um sinal Segundo KARNOPP (1994), estudos demonstram que o início do estágio de um sinal se inicia por volta dos 6 meses em bebês surdos filhos de pais surdos na aquisição da Língua de Sinais e percorre um período até por volta dos 2 anos. Neste estágio as crianças começam a fazer os primeiros sinais, mais simples. Veja o vídeo abaixo onde uma mãe treina alguns Sinais (em ASL) com filha Surda e a mesma responde a este estímulo. A Criança estava com 19 meses na gravação desse vídeo. http://youtu.be/gv3sVtlmo2k

1) [CASA] [IR]. (Eu) vou para a casa. 2) [QUERER] [ÁGUA]. Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 9: Estágio das primeiras combinações Por volta dos 2 anos as crianças Surda passa a sinalizar as primeiras combinações. Neste estágio as crianças começam a utilizar do sistema pronominal onde identificamos os pronomes Eu, Tu e Eles através da indicação, a si mesmo e ao outro. Surgem algumas combinações que envolvam dois ou três sinais. Abaixo alguns exemplos transcritos da Libras assim como sua tradução para o Português neste estágio: 1) [CASA] [IR]. (Eu) vou para a casa. 2) [QUERER] [ÁGUA]. (Eu) quero água.

Atividade 10: Estágio das múltiplas combinações Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 10: Estágio das múltiplas combinações Por volta dos 2 anos e meio a 3 anos as Crianças Surdas começam a expandir de forma extraordinária seu vocabulário. Começa a diferenciar nomes e verbos. A partir dos 3 anos passam a utilizar o sistema pronominal com referentes não presentes. E enfim é por volta dos 5 anos que a criança passa a utilizar a Língua de Sinais com domínio completo de seus recursos morfológicos.

Atividade 11: Desenvolvendo-se na Libras Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 11: Desenvolvendo-se na Libras Para que a criança Surda adquira a Língua de Sinais de forma satisfatória é necessário um contato precoce com a Língua. Quando a criança tem um contato tardio ou não tem contato com a Língua de Sinais, a mesma terá seu processo de comunicação e socialização prejudicado. O vídeo abaixo mostra o caso de uma Surda que ainda não teve contato com a Língua de Sinais (apesar de já estar na Escola), por nascer em uma família de ouvintes que não aceitava a Surdez da mesma. Observe e reflita sobre a importância da valorização das especificidades do sujeito Surdo. http://youtu.be/bD86k5QxZbI

Atividade 12: Para conhecer mais Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 12: Para conhecer mais O livro “Teorias de Aquisição de Linguagem” é uma leitura interessante, e trata do tema abordado nesta aula de forma geral, e não somente para crianças Surdas.

Atividade 13: Documentário Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 13: Documentário Alguns dos vídeos apresentados nesta aula são parte de um documentário Francês chamado “Sourds et maletendus”, cuja tradução mais próxima seria “Sou Surdo e não sabia”. Caso queira assistir na íntegra (O documentário tem 1h45min.) acesse abaixo: http://youtu.be/bZRcc90oJjI

Atividade 14: Na próxima aula Aula 5: A aquisição de linguagem das crianças Surdas Atividade 14: Na próxima aula Na próxima aula vamos conhecer um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais e como acontece o processo de tradução interpretação dessa para a língua portuguesa. Veja a imagem abaixo e reflita: Qual a importância do tradutor intérprete de Libras para a sociedade.