Anexos IERGS Carta de Apresentação do estagiário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
AJUSTES PPP 2013 Anualmente, até a primeira quinzena de março, a escola deverá protocolar na DRE, apenas o Ajuste Anual do seu PPP, para análise da Supervisão.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Programa aluno pesquisador
Projeto Ler é saber Edição Algumas datas importantes.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
CEP - Curso Técnicos Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
2014.
ORIENTAÇÕES SOBRE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Iniciando o Censo Escolar 2011
OBJETIVOS Objetivo Geral
Estágio IV 12ª aula. Estágio IV  Nosso percurso Vivenciamos os Estágios I, II e II; 2. Reunimos as duplas de trabalho, considerando as afinidades.
Procedimentos e Normas do Estágio
Curso de Especialização em Mídias na Educação
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
Trabalho de Formatura 2 PMT 2596 em
Projeto CONHECENDO MELHOR OS ALUNOS
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
NUTRIÇÃO APLICADA AO EXERCÍCIO FÍSICO Características do Curso
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
Professora Míria Gomes
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Ajude a realizar sonhos!
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Universidade Federal de Itajubá
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
Educação Infantil Horário Matutino – 7h30/11h50
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
SAEB E ANRESC LOGÍSTICA PARA DIRETORES BRAGANÇA PAULISTA 2015.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
Plano de Estágio Campo de Estágio /
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Cadastro Docente Informações Importantes ›Para iniciar a digitação do Cadastro Docente é necessário que a turma esteja coletada e formada no Sistema.
GUIA DO ALUNO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO
Escolas Estaduais de Educação Profissional
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

Anexos IERGS Carta de Apresentação do estagiário FICHA DE IDENTIFICAÇÃO FICHA DE REGISTRO DE ESTÁGIO

Estágio de Psicopedagogia Clínica Carta de Apresentação Sr(a) Diretor(a)/Coordenador(a): Solicitamos sua colaboração no sentido de permitir que o aluno(a)_______________________________ do Curso de pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional do IERGS – Instituto Educacional do Rio grande do Sul, desenvolva suas atividades práticas de estágio, neste estabelecimento, com vistas à conclusão do curso. Agradecemos desde já sua disponibilidade e acolhida. Atenciosamente, ____________________________ Nair Balem Coordenadora de pós graduação IERGS Porto Alegre, _______ de ___________________________ de 2009. Autorização da Instituição Autorizado por: Nome: ___________________________________________ Cargo: ___________________________________________ Data: _____________________________________________ Assinatura e carimbo: _________________________________

Estágio de Psicopedagogia Clínica Anexo I FICHA DE IDENTIFICAÇÃO (estagiário/local de estágio) DADOS DO ESTAGIÁRIO: Nome: ________________________________ Graduação: ______________________________ Telefone: _______________________________ E-mail: _________________________________ DADOS DO LOCAL DE ESTÁGIO: Local de estágio (escola/clínica)___________________________________ Endereço: ___________________________ nº: Município: _____________ Bairro: _________CEP: _______________________ Telefone: ___________ E-mail: __________________________________________________________ Nome do dirigente/ responsável: ________________________________________ Contato (tel, e-mail...): ________________________________________________ Setor em que será realizado o estágio: ______________________________________ Profissional que irá acompanhar o estagiário: ________________________________ Cargo/função: ________________________________________________________ Contato (tel, e-mail): ____________________________________________________ Data de início do estágio: ______________________________________________________________________ *Caracterização/descrição do local de estágio: (deve ser preenchido pelo estagiário): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ *Caso o espaço não seja suficiente, utilizar o verso da folha.

FICHA DE REGISTRO DE ESTÁGIO Rubrica Prof supervisor Estágio de Psicopedagogia Clínica Anexo II FICHA DE REGISTRO DE ESTÁGIO Nome do estagiário: ________________________ Professor supervisor: _______________________ Local de estágio: __________________________ Profissional responsável local: ________________ Data de início do estágio: ______________________ Data Carga Horária Atividade realizada Rubrica Local Rubrica Prof supervisor

Estágio em Psicopedagogia Clínica supervisoras: Mara Pacheco- mfrpacheco@yahoo.com.br Rosa Kusner- rosakusner@gmail.com

Proposta de trabalho: O (a) Estagiário (a) fará Avaliação Psicopedagógica de um pacientes( fora da escola que leciona). O compromisso da estagiária com a escola será de avaliação e diagnóstico psicopedagógico de um paciente; e o encaminhamento para provável tratamento (CEAPIA, Cyro Martins...)

Sobre o Estágio: ►Apresentar-se no local de estágio com um mínimo de 30 dias antes de iniciar suas atividades práticas. ► Preencher a carta de apresentação, em duas vias, levar no local de estágio.

► Solicitar a Direção da escola a indicação de: → um Orientador Educacional e/ou Supervisor Pedagógico, que ficará responsável pelo estagiário. → uma sala para o atendimento psicopedagógico. O material utilizado nas sessões será fornecido pela estagiária (folhas, lápis,testes, jogos....). ► Estabelecer, juntamente com a Instituição, que aluno necessitam de avaliação psicopedagógica ,combinar as datas e horários para o início das atividades práticas(Anamnese, sessões de avaliação, diagnóstico e devolução ).

Sobre a Supervisão Psicopedagógica: Quando souber local, data e dados do paciente(idade, série) procurar uma das supervisoras. Marcar o 1º horário para supervisão:

OBSERVAÇÕES: Relatar por escrito cada uma das sessões: DE AVALIAÇÃO.

LOGO APóS ANAMNESE:transcrever os dados ditos e os não ditos SUGIRO:conversar com a professora do paciente(não entrevistar) Sigilo ABSOLUTO

1ª sessão com paciente Por que ele acha que está vindo? O que mais gosta/menos gosta de fazer? Qual matéria mais gosta/não gosta? Qual matéria vai bem/não vai bem? Como é sua turma da escola? De fora da escola? Como é sua professora? Família? Que JOGOS mais gosta?

Nesse espaço(sessão psicopedagógica), não “vale nota”. Explicar que: Nesse espaço(sessão psicopedagógica), não “vale nota”. Fora da sessão, o paciente pode falar o que quiser para quem quiser; o psicopedagogo não conta nada para outras pessoas sem o consentimento do paciente. O ambiente é mais descontraído do que a sala de aula, podemos “jogar sentados no chão” caso a mesa seja muito pequena...

Em todas as sessões faremos atividades de leitura, escrita , matemática, jogos(propostos pela psicopedagoga e jogos propostos pelo paciente), levará aproximadamente ____ meses.

DICAS: Levar o cara a cara, palavra MIX , fecha caixa(me avisem se querem q leve os jogos no próximo encontro de supervisão), dominó, dados...outros. Divido a sessão assim : 1º)(aproximadamente 20 minutos) Alguma atividade de avaliação(leitura,escrita,matemática). Algumas atividades são longas e podem ocupar mais tempo, por exemplo: Ditado Balanceado, Produção Textual...é bom “ter plano B”(caso o paciente fizer a atividade muito rápido ou muito lentamente).

2º )( aproximadamente 15 minutos)Nível operatório, Par Educativo e outros... Jogo(uma sessão o paciente que escolhe o jogo e na outra é o psicopedagogo) COMUNICO o paciente, não adianta fazer “tudo correndo para só jogar”, temos um objetivo de trabalho para ajudá-lo a melhorar na escola e o jogo é uma das “técnicas”.

Selecionar Os DOIS textos para avaliação do paciente de vocês(uma para leitura silenciosa e outro para oral)dependendo da série que frequenta: 2a, 3a, 4a, 5a, 6a, 7a, 8a; 1o ano, 2o ano e 3o ano do Ensino Médio; Idem para sequências lógicas TROCAR (textos e sequências lógicas) com colegas A avaliação de 1a série é diferenciada(será explicada novamente).

Textos para leitura Oral e Silenciosa Leitura- Selecionar 2 textos para cada série-de 2a série...até 3º ensino médio