Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Advertisements

IDH Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização.
Álvaro Escrivão Junior
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Amorim, VMSL; Barros, MBA; César C; Carandina L; Goldbaum M.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Seminário Brasil sem Miséria UNICAMP
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Mapas de Risco Reorganização atenção básica Realocação de recursos, em especial RH Participantes nos diversos momentos Pedro, Silvia, Cecília, Ligia, Edson,
Marcio Pochmann Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Porto Alegre, 31 de janeiro de Rio Grande Sul.
FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
Política de Qualificação da Saúde Suplementar
% Fonte: PNAD Elaboração: IETS % % em 2006 Fonte: PNAD Elaboração: IETS.
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
Determinantes da Saúde
Capacitação em Eventos
MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE PNAD 2008 SEMINÁRIO PREPARATÓRIO CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE Claudia Travassos.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Sistemas de Informação em Saúde
Controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) - II
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Universidade Federal do Rio de Janeiro
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
Mas como medir a saúde da população?
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Redução da pobreza e das desigualdades – primeira infância ANDI 17/06/2015.
Medidas de mortalidade
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
TAXA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
Determinantes Sociais: Conceito e Ação para a Promoção da Saúde
Brasil Carinhoso Brasília, agosto de 2015.
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA MÔNICA FONSECA 20014
INDICADORES DE SAÚDE Profa. Priscilla Indianara Di Paula Pinto Taques.
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
INDICADORES DE SAÚDE Medidas do “estado da saúde” é uma antiga tradição da saúde pública Mortalidade e Sobrevivência. Controle de doenças infecciosas e.
Medidas em saúde coletiva: indicadores de morbidade
Hiperdia Tarsila Cunha.
5 Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos IDB 2013.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 Mensagens Chave As vulnerabilidades devem ser tratadas para que o desenvolvimento humano seja assegurado e para.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
Relatório Sistêmico de Fiscalização da Saúde TC / Ministro Relator: Benjamin Zymler.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
5 Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos IDB 2012.
CGI de Cobertura – Grupo F 30 e 31 de Outubro de ª Oficina de Trabalho Interagencial.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transição demográfica transição epidemiológica
Transcrição da apresentação:

Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011

 Promover o monitoramento  Gerar medições que: ◦ Informem os formuladores de políticas ◦ Avaliem a implementação de políticas ◦ Cobrem responsabilidades

 As desigualdades de saúde  Os determinantes sociais  O impacto da políticas

 Coletar dados  Disseminar dados  Aplicar ao processo de formulação de políticas

Contribuir para a construção, de forma, sistemática e contínua, de indicadores, colaborando para o mapeamento das desigualdades sociais no país e permitindo melhor identificar as tendências, ao longo dos períodos estudados, das iniquidades em saúde.

 Censos e inquéritos domiciliares  Sistemas de informação de registros administrativos

 IBGE: ◦ Censo demográfico ◦ Estimativas populacionais ◦ Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD ◦ Suplemento Saúde da PNAD ◦ Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF ◦ Outras pesquisas: PNDS, PNSN, PME, Pense etc.

 Setor saúde: ◦ Vigilância de fatores de risco por inquérito telefônico – VIGITEL ◦ Saúde Bucal Brasil ◦ Pesquisa Nacional de Saúde

 Sistemas epidemiológicos ◦ Mortalidade ◦ Nascidos vivos ◦ Doenças de notificação compulsória

 Sistemas de atenção à saúde ◦ Internações hospitalares ◦ Atendimento ambulatorial ◦ Imunizações ◦ Atenção básica

 Sistemas sobre recursos financeiros ◦ Orçamentos públicos de saúde ◦ Fundo Nacional de Saúde ◦ Contas Nacionais (IBGE)

 Cadastros ◦ Cartão Nacional de Saúde ◦ Beneficiários de planos de saúde ◦ Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ◦ Pesquisa Assistência Médico-Sanitária (IBGE)

 Períodos de abrangência ◦ Dados produzidos pelos sistemas de informação regulares e pesquisas, a partir de 2010 ◦ Compatibilização de conceitos de diferentes fontes

 Área geográfica: país, região, unidade da federação, região metropolitana, capital, município, área de ponderação  Características demográficas: idade, sexo, cor/raça  Características socioeconômicas: situação de domicílio, renda, renda domiciliar, escolaridade, ocupação, habitação, saneamento

 Determinantes – relacionados às condições de vida e de trabalho dos indivíduos: habitação, saneamento, trabalho, serviços de saúde, educação etc.

 Resultantes: consequências das condições de vida e de trabalho dos indivíduos, tais como expectativa de vida, mortalidade infantil e materna, que são sintomas das desigualdades sociais e podem apontar áreas ou grupos de indivíduos onde há maior ou menor iniquidade.

 O grau de complexidade na construção de indicadores varia muito  A fórmula para seu cálculo pode ser desde uma simples razão até uma taxa sofisticada  A maioria dos indicadores usados na área de saúde possui fórmulas simples

 A complexidade está em combinar dados de diferentes fontes, que podem não ser compatíveis quanto a conceitos, categorizações, periodicidades etc.

 Implementing National Health Observatories Operational Approach and Strategic Recommendations Cesar H. Gattini

 Estrutura por sexo e idade: proporção de idosos  Mortalidade geral: taxa padronizada de mortalidade, taxa de mortalidade prematura

 Renda e pobreza: renda, renda domiciliar, PIB per capita, proporção de pessoas de baixa renda, razão de renda, coeficiente de Gini de distribuição de renda  Emprego: taxa de desemprego, taxa de trabalho infantil  Educação: analfabetismo, analfabetismo funcional

 Nutrição: excesso de peso em adultos e crianças, déficit ponderal em crianças  Habitação e saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo  Sumário de desenvolvimento: Índice de Desenvolvimento Humano – IDH

 Riscos maternos e infantis: proporção de nascidos vivos de mães adolescentes, número de consultas de pré-natal  Riscos relacionados ao estilo de vida: atividade física, fumantes

 Morbidade: incidência de doenças transmissíveis agudas e crônicas, prevalência de doenças transmissíveis crônicas, de diabete mellitus, de hipertensão arterial e internações por causas externas

 Mortalidade: esperança de vida ao nascer e aos 60 anos, taxas de mortalidade infantil e pós-neonatal, razão de mortalidade materna, taxas de mortalidade por causas evitáveis em adultos e em crianças, por causas externas, mortalidade por causas mal definidas, taxa de mortalidade prematura por causas selecionadas, anos potenciais de vida perdidos

 Seguro de saúde: cobertura de planos de saúde

 Recursos financeiros: gastos com ações e serviços de saúde per capita, despesa familiar com saúde

 Acesso: consultas médicas, atendimentos odontológicos, exame preventivo de colo de útero, mamografia, internação hospitalares  Programas nacionais de saúde: cobertura vacinal

 Informações sobre iniquidades em saúde segundo estratificação social e suas tendências são fundamentais para a definição de políticas e análises de seu impacto.  O projeto contribui para que se avance neste sentido.

Jacques Levin Silvia Rangel dos Santos