FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Introdução a Filosofia
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
Pensamento Filosófico Moderno
História da Educação A Educação Medieval.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia da Grécia antiga
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
O I L U M N S Professora: Marta.
Filosofia Contemporânea
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
A CULTURA MEDIEVAL.
A ÉTICA MODERNA.
Parte I – A evolução da ciência psicológica
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
O que é o conhecimento Capítulo 7.
ÉTICA E MORAL.
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
ILUMINISMO As luzes da razão.
Escolástica e Renascimento
A atitude e a experiência filosófica
O I L U M N S Professor: Odair.
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
AULAS DE FILOSOFIA Por Prof. Mesquita.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator,
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
História da Filosofia Filosofia antiga VII-VI a.C. na Jônia (Turquia)
Renascimento século XIII - Itália
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
Filosofia Aula 1.
Filosofia Medieval e Moderna
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
A origem da Filosofia no Brasil I
Filosofia da Ilustração ou Iluminismo
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
A caracterização da Psicologia?
Filosofia Moderna.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Capítulo 13 Pensamento cristão
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS

Platão e o mito da caverna

Crenças costumeiras e a atitude filosófica. Crenças costumeiras, são idéias que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque parecem óbvias. Que horas são?Ele esta sonhando! Ela ficou maluca! Onde há fumaça, há fogo! Não saia na chuva para não se molhar! Atitude filosófica , é a decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana, jamais aceita-lo sem antes havê-los investigado e compreendido.

Períodos da filosofia Filosofia antiga(séc VI a.C. ao séc VI a .C.) Compreende os períodos da filosofia greco-romana Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que o sucederam de pós-socráticos. Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação) e a maiêutica (concepção de idéias). Os principais representantes do período pós-socrático: Platão e Aristóteles

Filosofia patrística (séc. I ao séc. VII) Período onde o conhecimento filosófico esta sob o controle da igreja católica. O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenças e superstições. Recebe o nome de Patrística pois foi obra dos “padres da Igreja” Surge o conceito de consciência moral, e livre arbítrio Sob a influência da Igreja, as especulações se concentram em questões filosófico-teológicas, tentando conciliar a fé e a razão. E são nesse esforço que Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino trazem à luz reflexões fundamentais para a história do pensamento cristão.

Filosofia medieval (séc. VIII ao séc. XIV) Abrange os pensadores europeus, árabes e judeus, a igreja romana dominava a Europa. A partir do séc. XII a filosofia passa a ser ensinada nas escolas e por isso é conhecida como escolástica. Fortalecimento da filosofia cristã, a teologia.

Filosofia da renascença (séc. XIV ao séc. XVI) Retomada dos valores da filosofia grec0-romana, marca, principalmente pela descoberta de obras desconhecidas de Platão. Tentativa de conciliar a fé e a razão. Período das grandes navegações e contato com outras culturas influenciaram grande efervescência cultural gerando criticas profundas à igreja católica culminando com a reforma protestante.

Filosofia moderna (séc. XVII a meados do séc. XVIII) Período do grande racionalismo clássico. A burguesia entra em cena e caracteriza a mentalidade moderna. De modo geral, associam-se ao renascimento mudanças de ênfase nos seguintes valores: antropocentrismo, racionalismo e individualismo. René Descartes é considerado um dos pais da filosofia moderna. Aplicando a dúvida metódica, chegou a celebre conclusão: "Penso, logo existo". Principais pensadores:Francis Bacon, Hobbes, Locke, Newton, Galileu,...

Filosofia da Ilustração ou Iluminismo ( séc. XVIII ao começo do séc Filosofia da Ilustração ou Iluminismo ( séc. XVIII ao começo do séc. XIX) Fortalecimento da questão: Conhecimento pela razão. Princípios iluministas ilustrados nos idéias de liberdade, igualdade e fraternidade. Período de grande interesse pelas ciências, o homem como objeto de estudo. Interesse pela compreensão das bases econômicas da vida social e política. Principais pensadores: Voltaire, Diderot, Rousseau, Kant, Marx, Hegel.

Filosofia contemporânea Nas primeiras décadas do século XX, o mundo estava em crise. A filosofia também. Diversos pensadores passam a questionar o sentido da vida humana. Surge, assim, a tendência existencialista. Seus principais inspiradores: Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Camus e Sartre. O inconsciente representa papel fundamental na filosofia de Schopenhauer.Sob esse aspecto antecipou-se alguns dos conceitos mais importantes da psicanálise fundada por Sigmund Freud. No pensamento pós-moderno temos influências marcantes, tais como: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Haber, mas, Richard Rorty, Adorno, Marcuse, dentre outros.