Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica Avaliação Nacional Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica Belo Horizonte– setembro - 2013
da Educação Básica (Saeb) Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
Contexto Contabilizando todas as avaliações, 7.988.469 estudantes serão avaliados em 2013; Aplicação ocorre entre 11 e 21 de novembro, em todas as unidades da federação;
Provas que compõem o Saeb Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) - avaliação censitária que envolve alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria n° 482, de 7 de junho de 2013.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB
Evolução – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Anos iniciais do ensino fundamental Anos finais do ensino fundamental Ensino Médio IDEB 2005 3,8 3,5 3,4 IDEB 2007 4,2 IDEB 2009 4,6 4,0 3,6 IDEB 2011 5,0 4,1 3,7 Meta IDEB 2011 3,9
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Inscrições confirmadas Inscrições confirmadas Enem Inscrições confirmadas 2009 4.148.721 2010 4.626.094 2011 5.380.857 2012 5.791.332 2013 7.173.574
Enem 2013 REGIÃO INSCRITOS CERTIFICADOS Centro-Oeste 620.646 90.505 Norte 746.083 79.624 Sul 886.705 160.979 Nordeste 2.358.506 207.514 Sudeste 2.561.634 246.208 TOTAL 7.173.574 784.830
Inscrições Certificados 28% 20% 13% 17% 26% 63% 19% 31% 45% 15% 36% REGIÃO UF ENEM 2012 ENEM 2013 Crescimento % CENTRO-OESTE DF 89.570 114.764 28% GO 163.171 195.883 20% MS 133.036 150.549 13% MT 136.620 159.450 17% NORTE AC 46.306 58.364 26% AM 132.827 155.438 AP 25.773 41.912 63% PA 261.125 330.030 RO 69.750 83.111 19% RR 15.050 19.706 31% TO 39.803 57.522 45% SUL PR 280.135 354.002 RS 351.308 404.861 15% SC 101.119 127.842 NORDESTE AL 89.964 122.356 36% BA 421.731 543.051 29% CE 345.004 495.088 44% MA 205.706 234.175 14% PB 141.520 187.321 32% PE 281.689 337.715 PI 128.901 168.462 RN 131.396 167.667 SE 80.386 102.671 SUDESTE ES 124.950 146.984 18% MG 653.081 803.693 23% RJ 408.909 496.210 21% SP 932.502 1.114.747 TOTAL 5.791.332 7.173.574 24% REGIÃO UF ENEM 2012 ENEM 2013 Crescimento % CENTRO-OESTE DF 12.113 15.563 28% GO 17.489 22.157 27% MS 30.330 34.002 12% MT 16.929 18.783 11% NORTE AC 4.042 5.192 AM 10.598 11.487 8% AP 1.811 2.756 52% PA 33.933 41.160 21% RO 9.096 11.201 23% RR 1.266 1.584 25% TO 4.698 6.244 33% SUL PR 40.609 60.533 49% RS 80.554 88.952 10% SC 8.842 11.494 30% NORDESTE AL 8.721 11.563 BA 45.179 58.228 29% CE 35.296 58.343 65% MA 11.823 12.064 2% PB 7.866 10.734 36% PE 17.536 19.421 PI 13.353 16.825 26% RN 7.957 10.642 34% SE 7.270 9.694 SUDESTE ES 14.834 16.511 MG 73.400 88.661 RJ 46.871 57.284 22% SP 75.764 83.752 TOTAL 638.180 784.830
Resultados do Censo da Educação Superior 2012 ⃰
Resultados do Censo da Educação Superior 2012 Fonte: MEC/Inep Nos últimos 10 anos a matrícula dobrou, passando de 3,5 para 7,0 milhões de alunos. No período 2011-2012, a matrícula cresceu 4,4%, sendo 7,0% na rede pública e 3,5% na rede privada. As IES privadas têm uma participação 73,0% no total de matrículas de graduação.
Resultados do Censo da Educação Superior 2012 Fonte: MEC/Inep Dentre os estados brasileiros, 6 têm mais alunos matriculados em instituições públicas do que em instituições privadas. Em São Paulo há mais de 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública.
Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Resultados do Censo da Educação Superior 2012 Os maiores cursos de graduação – Brasil 2012 Analisando o porte dos cursos a partir da matrícula, dos ingressantes e dos concluintes, observa-se que cerca de 10 cursos concentram quase a metade da rede.
Resultados do Censo da Educação Superior 2012
Resultados do Censo da Educação Superior 2012 Os impactos da expansão da educação superior podem ser observados a partir das características de escolaridade entre as gerações mais recentes no Brasil. Apesar de expressivos avanços entre gerações, considerando diferentes dimensões (renda, cor ou raça, sexo e região geográfica), fica claro que as políticas de inclusão em curso precisam ser mantidas e ampliadas para garantir igualdade de oportunidades educacionais para todos os brasileiros.