Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Capítulo IV A Pedagogia passionista do encontro
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
Conscientização Vocacional
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
O catequista da iniciação cristã
CURSILHO 2 DIAS.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
DIZIMO PROCESSO EVOLUTIVO NA FÉ
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Encaminhamento para o AGIR
IDENTIDADE.
Objetivos das URGÊNCIAS
CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
Apresentação ESTREIA 2014.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Curso da Pastoral do Batismo
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Por que lemos a Bíblia, hoje?
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
ORDEM FRANCISCANA SECULAR DO BRASIL
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Documento de Aparecida
Pastoral Vocacional: o que é
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
COORDENADORES DE COMUNIDADE
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
. E aos leigos e leigas, pela sua vocação laical, cabem essa atuação firme e preponderante no tecido humano da sociedade.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
JESUS: O AMOR DE DEUS 9 Bem conheceis a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
CNLB Cesar Kuzma/2016 Teologia/PUC-Rio
Transcrição da apresentação:

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL

Parâmetros da PV Realização pessoal Experiência religiosa “singular” Presença na História e no mundo Capacidade de comunhão e reconciliação Ser voz profética portadora de novidade de renovação e mudança.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Realização Pessoal  A vocação é entendida como realização pessoal, como plenitude humana, como qualidade de vida. Mediante a vocação, Deus chama a um encontro pleno com Ele e a uma experiência de amor que enche a pessoa de gozo e de alegria. Mais do que chamar a “fazer” coisas ou a “realizar” determinadas tarefas a vocação é sobretudo chamamento a realizar-se no “ser” e no “viver”.  Hoje na Pastoral vocacional valoriza-se a possibilidade de ser e de se sentir sujeito, de desenvolver as suas aspirações e capacidades através de relações profundas e de uma experiência humana autêntica e rica.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV É fundamental : Prestar atenção à pessoa, a cada pessoa. Proporcionar experiências positivas no vocacionado na tarefa que realiza tanto ou mais do que à tarefa em si.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Experiência Religiosa “Singular” A vocação inscreve-se hoje dentro de uma forte busca de espiritualidade que motiva e anima muitos jovens, a frequentarem “lugares”, “templos”, “iniciativas”. Como abertura a horizontes motivacionais e novas realidades, capazes de dar outro rumo à vida e procurar a unificação pessoal. A espiritualidade constitui hoje o núcleo central da renovação e da estratégia vocacional de quase todas as congregações religiosas. (J e Vecchi)

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV A experiência espiritual exige: Testemunho por parte de quem a realiza; Envolvimento e percepção directa de quem se dispõem a assumi-la.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Presença na História O incentivo vocacional reside hoje na presença e encarnação na história como sinal testemunhal de valores de transformação e como mensagem que fala de transcendência. A participação na história expressa-se através do serviço. Este serviço concentra-se na evangelização e na caridade, pois o “o maior serviço ao irmão é a evangelização evangelização”.(Puebla) E tanto a evangelização como a caridade têm como sinal actual a atenção preferencial pelos pobres.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Consequências do anterior é:é: A vocação, longe de distanciar-se da história do homem implica-se profundamente nela e transporta a causa e o serviço aos pobres; E procura actuar como “Fermento” inovador e transformador das situações injustas.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Capacidade de comunhão e de reconciliação  O específico da vocação cristã é criar comunhão. O essencial da vocação cristã está em apaziguar tensões, em unir as pessoas e em reconduzir as diferenças à unidade fundamental. Por isso a Igreja proclama-se “Sacramento de Comunhão”(LG1).  Buscar a comunhão dentro da Igreja e entre as confissões religiosas é o primeiro passo. O passo seguinte a que a vocação cristã está chamada a dar é estar no meio das diversidades humanas (Sociais, culturais, estruturais).

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV A isto nos impulsiona a fé cristã e o ministério eclesial: A sair confiadamente ao encontro dos outros e a “construir pontes”. A confrontar-se sem preconceitos prévios, com sinceridade e desejo de mútuo conhecimento e de ajuda mútua.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV Ser voz profética portadora de novidade, de renovação e de mudança. Dos vocacionados espera-se que sejam portadores de novidade e impulsionadores de mudanças positivas: Com o testemunho de vida, Com as obras que realizam Com os valores que professam, Com as realidades em que acreditam profundamente.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da Pv A vivência da vocação quer pôr a descoberto em pequenos gestos e realizações a verdade do Evangelho e a força do amor, e que o “Reino de Deus está presente no meio de nós”(Lc 17,21) Deste modo pode ser sinal significativo do que é possível conseguir-se e do que Deus está disposto a realizar entre os homens.

Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança Parâmetros da PV O Caracter profético da vocação cristã implica que: Sendo a comunidade cristã o espaço privilegiado onde se manifesta a profecia, a novidade e a radicalidade,ás vezes está adormecida e acomodada e a vocação deve então servir de “revolução” e de “rebelião evangélica”. Corresponde a quem segue a vocação tirar do resto da comunidade metas de humanidade e de Evangelho.