JUVENTUDE Conceito em disputa Vertente Juventude como seguimento, grupos com características próprias, com participação em diferentes espaços sociais,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Em defesa da Família Tentacular
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Realidade dos Centros Urbanos
Paradigmas de Juventudes presentes na EJA".Questões para Reflexão
Encontro temático: Educação de Jovens e Adultos em Debate
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde: bem público global e direito fundamental
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES À CONVIVÊNCIA.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Profª. Ms. Assistente Social Mª Natalia Ornelas Pontes Bueno Guerra.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
(experiências e reflexões de uma educadora)
Introdução ao conceito de Terceiro Setor
Aplicação da Lei /01 às pessoas em medida de segurança:
A Escola e as Mudanças Sociais
Revisão para Avaliação I
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
A primeira infância,cidadania já.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
“Os Incríveis”.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Cidadania Indicadores da.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Diretrizes de um programa de prevenção
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Política Educacional Brasileira
A prática do psicologo no CRAS
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Secretaria de Estado Extraordinária
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SITUAÇÕES.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
No Brasil de hoje nós somos cerca de 27% ( ) da população. Nunca tivemos tantos jovens, nem jamais haveremos de ter. Isto representa uma mudança.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

JUVENTUDE Conceito em disputa

Vertente Juventude como seguimento, grupos com características próprias, com participação em diferentes espaços sociais, que vai se modificando e diversificando historicamente.

juventude ju-ven-tu-de s. f. Parte da vida do homem entre a infância e a idade viril: o brilho da juventude. Estado de uma pessoa jovem. As pessoas jovens: instruir a juventude. Fig. Energia, vigor, viço: conservar a juventude do coração.f. Mocidade; adolescência. Gente moça: a juventude folga e espera.

Paradigmas da Juventude As ações institucionalizadas – dentre elas a educação, são embasadas em diferentes percepções e em paradigmas distintos de juventudes. As políticas sociais de juventude também se referenciam nesses paradigmas:

1) Transição para a fase adulta ou etapa de preparação Período de transição entre a infância e a fase adulta. Foco central a preparação dos sujeitos para a vida adulta. Predomina a tendência de um modelo universalista de preparação para a adultez que não reconhece as condições diferenciadas de vida das juventudes e muito menos as suas capacidades de participação

Moratória Social Benefício ou uma concessão/permissão da sociedade de um tempo para a preparação para a vida adulta: tempo para estudos, lazer, vivenciar a liberdade e distância das responsabilidades adultas como trabalho, família, filhos.

2) Juventude como risco e transgressão ou etapa da juv. como problema para a sociedade Contemporaneamente, os problemas que mais afetam a juventude – fazendo dela, por isso mesmo, um problema social, são: dificuldade de entrada dos jovens no mercado de trabalho; exclusão da escola; maternidade e paternidade precoces; associação às drogas e à criminalidade, dentre outros.

3)Juventude cidadã ou etapa de desenvolvimento social Década de 90  difusão do enfoque nos direitos como referência para a definição das políticas públicas. No sentido da construção e apropriação efetiva dos direitos de um setor específico da população” (BALARDINI) Sujeito de Direitos: a partir da história social e política de cada sociedade.

4) juventude como ator estratégico de desenvolvimento ou etapa de formação e aporte produtivo Década de 90, começou a preocupação com a incorporação social dos jovens das classes populares ao mercado de trabalho (BALARDINI, 2003). O reconhecimento, da juventude como ator estratégico de desenvolvimento ocorre nos anos A proposta é resgatar o capital humano juvenil para resolver os problemas de desenvolvimento dos países.

JUVENTUDES Considerar que os grupos sociais são complexos. Complexificar e verificar a pluralidade existente dos representantes, cujos quais são os mais variados, também fazendo parte dos mais variados espaços de interação

Vulnerabilidades A juventude não é vivenciada de maneira uniforme, levando-se em conta fatores de origem social e cultural. Desigualdades que retroalimentadas por determinados preconceitos e discriminações, produzem diferentes graus de vulnerabilidade

Contradições JUVENTUDE: culpada pelo crescimento do crime e da violência; expressão maior do individualismo e consumismo. ESPERANÇA para o futuro

Recorte Juventudes empobrecidas Onde estão? Como vivem? O que pensam? Há esperanças?

Dados dessas realidades Jovens de 15 a 24 anos são mais afetados/as pela pobreza; 35 milhões de jovens, 20% nem estudam, nem trabalham. Quase 7 milhões de pessoas em situação de elevada vulnerabilidade.

...  são os provedoras de suas famílias;  ingressam precocemente no mundo do trabalho;  trabalham em condições desfavoráveis tendo que superar adversidades;  são criativos;  têm energia e entusiasmo (moratória vital);  são flexíveis no enfrentamento dos desafios das inovações tecnológicas e das transformações produtivas.

... Fortemente desenraizados Muitos vivem em exílios, como estrangeiros em sua própria terra O que esse tempo tem dito sobre a juventude?  Juventude vive um tempo moderno  Vive-se para o hoje e o tudo  Evita conflito,tudo é transitório  O verdadeiro momento é falso. Tudo vai com a fumaça

Relações... O jovem é mais livre Nova configuração do papel de autoridade na família e instituições; Relações de gênero questionáveis; A tecnologia/muitas possibilidades de se relacionar; Tem redes de proteção legitimadas pelas instituições, grupos e redes sociais.

Direitos... O jovem pobre não é figurado como sujeito de direito; Existência superficial; Suporta-se mais precariedade do trabalho para o consumo maior (leis trabalhistas-aprendiz-relações de muita discriminação no trabalho); Trabalho infantil e trabalho escravo – tempo de sofrer para alcance da felicidade (reconhecimento)

Política... Organização por objetivos e temáticas (diálogos de convergência); Criação de estruturas para responder a demanda do momento; Não sujeitos aos partidos políticos Debate político é cultural (modo de vida cotidiana) aborto, homossexualidade,modernização dos costumes) Desmoralização de figuras sociais (esculachos- escrachos) apresentar à sociedade um violador ou uma violação de Direitos Humanos.

Participação juvenil... Causas afetivas – causa - mística Causas efetivas – em grupo, melhor efeito Crença de mudança de mundo X Crença de mudança da vida das pessoas que me cercam DO HEROÍSMO PARA O COTIDIANO Os gestos gratuitos são as grandes transformações (as banalidades). O que acontece quando os adultos não apóiam a participação de jovens em diferentes espaços?

Violência... Atuação violenta no Brasil, contra: homossexuais, negros, mulheres, povo da rua, comunidades tradicionais; Despejos dos Sem Teto; Extermínio de Jovens; Criminalização dos movimentos sociais; Corrupção nas diversas organizações do Estado; Aprovação Código Florestal; Possível aprovação da redução da idade penal É A REPRESSÃO ORGANIZADA/INSTITUCIONALIZADA

Espaços legítimos (em construção) Secretaria Nacional de Juventude; Conselhos de juventude (municipais e estaduais); Fóruns diversos; Conferencias nacionais e seus processos; Quais as intencionalidades? Quem são os jovens neste processo (resgatar o sujeito da sociedade civil)

JUVENTUDES...dar voz a palavra realidade quando essa está silenciada TEMPO DE AGUÇAR OS OLHARES E OUVIDOS PARA AS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO AO REDOR.

Queremos dar conta de que? Da autonomia, ousadia de jovens participantes? Superação de dados de vulnerabilidade de jovens? Facilitar agrupamentos de jovens? Dar continuidade a missão de instituições e organizações? Gerar nos jovens autonomia ou dependência?

Quais os horizontes? Nenhuma instituição isoladamente conseguirá responder a necessidade de inserção social dos jovens; Processos educativos para autonomia. Modelo de desenvolvimento. Sentido verdadeiro da felicidade e liberdade; educação para os direitos humanos;superação do individualismo; reconciliação do corpo e espírito; construção de projetos sociais

Vem andar e voa... Lá o tempo espera Lá é primavera Portas e janelas ficam sempre abertas Pra sorte entrar Em todas as mesas, pão Flores enfeitando Os caminhos, os vestidos, os destinos E essa canção Tem um verdadeiro amor Para quando você for Marisa Monte

Ilustrações são de: Wolney Fernandes Alessandra Miranda