XXVI Congresso Brasileiro de Turismo 15 a 18 de maio de 2006 Fortaleza - CE ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório Gestão
Advertisements

Eventos X Turismo Eventos Fórum Internacional de Gestão do Esporte
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FESTA JUNINA.
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Escola Municipal Antonio José Paniago
Boletim Informativo IFSP Avaré
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
IDENTIFICAÇÃO DE SUA ESCOLA
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
113ª Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem
A influÊncia africana na música e na alimentação
EVENTOS uma Indústria Nova!. O que são Eventos O que são Eventos Perfil do profissional de eventos Perfil do profissional de eventos Turismo de Eventos.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Escondida... no planalto da Borborema... à 120 quilômetros de João Pessoa......surge entre o verde... a encantadora cidade de Campina Grande - PB.
Festas Juninas – Elaboração de um Camarim Ano da realização: Novembro 2007 Coordenadora: Jacira de Souza Ferraz Professores Envolvidos diretamente: Ivan.
“INTERNACIONALIZAÇÃO DE PMEs BRASILEIRAS: UMA VISÃO DE FUTURO” JUNHO, 2011.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
14 de julho de 2009 Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
MISSÃO Propiciar o desenvolvimento de programas e projetos, com o olhar integral sobre o ambiente em suas dimensões sociais, econômicas e culturais, favorecendo.
Ministério da Educação
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
PROJETO.
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
TÉCNICAS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“SÃO JOÃO Á MINEIRA” É com o. Através da combinação do violão e do pandeiro, da sanfona e caixa de folia, os artistas nos mostram em baiões, batuques,
Portfólio.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
O curso de Turismo e o ENADE certamente foi apontado como um ano marco na história da Educação em Turismo no Brasil. Pela primeira vez, os.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
ASSOCIAÇÃO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS GERAIS O que é: O Circuito Caminhos Gerais é uma associação, integrada hoje por 11 municípios mais 2 parceiros.
E.E DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR
Professor Douglas Pereira da Silva
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
ESCOLA: EEF. ALBERTO PRETTI Maio 2015 Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva Professor.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Associação Brasileira
26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO 12 de novembro de 2015 Belo Horizonte - MG.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
INTRODUÇÃO Hipótese: A análise de jogo é utilizada apenas para análise técnica individual. Objetivo: Verificar se a análise de jogo trata-se apenas de.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO: ATIVIDADES DE ENSINO: I – Disciplinas oferecidas pela FMIt ( pts) ( pts) Até 10 horas.
Região Sudeste Escola: COOPEN Série: 5° ano A Aluna: Maria Luíza.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Patrimônio cultural.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
GOAL BELO! 2014 Atração de Investimentos e Promoção Comercial Copa do Mundo 2014.
QUADRO DA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL A PARTIR DAS PRORROGAÇÕES DA LEI N° /2007 XX Exposição de Experiências Municipais.
C OMUNICAÇÃO E C ULTURA Me. Antonio Fausto Jr. Prof.ª Dr. ª Maria Ataide Malcher Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia Assessoria de Educação.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Code-P0 Cuiabá, 21 de outubro de 2011 Preparativos para a Copa do Mundo 2014 Seminário Desenvolvimento Regional e Exportação Copa Pantanal: Oportunidades.
Planejamento Turístico
Transcrição da apresentação:

XXVI Congresso Brasileiro de Turismo 15 a 18 de maio de 2006 Fortaleza - CE ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Autores: Bruno Márcio SCARPELLI Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zA QUADRILHA zOrigem: Inglaterra séculos XIII e XIV zProtocolo de bailes portugueses zPerde preferências de salões / ganha novas características regionais zHomenagem a Santos Juninos: Pedro, João e Antônio Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO a dança o casamento o ritmo

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zFORRÓ DE BELÔ zOrigem: Anos 70 / Sesc-MG zARRAIAL DE BELÔ / 1994 zetapas: regionais e grande final zProjeto “São João pede passagem” Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Bruno Marcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zObjetivos: zPromover a descentralização do Arraial de Belô propiciando às escolas a oportunidade de desenvolver iniciativas em relação ao projeto; zProporcionar um aumento do fluxo turístico para Belo Horizonte em função do seu trabalho de resgate das raízes formadoras de nossa cultura; zAmpliar a participação comunitária das escolas municipais; marcar a cidade de Belo Horizonte como um centro valorizador da cultura popular Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zEncontro Nacional de Quadrilhas Juninas / 1º Festival Nacional de Quadrilhas z (Quadrilha Êta Lasqueira – Brasília – 2º lugar) Bruno Marcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zArrecadação de alimentos zPraça de alimentação - ABRASEL zSegurança Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Bruno Marcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO z O Turismólogo no Arraial de Belô z Parecer CNE/CES 146/2002 do Ministério da Educação: “o profissional egresso do curso deve dominar e utilizar metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, como os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.”

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO z Atuação constante de mais de 16 turismólogos diretamente no evento. z Nos últimos 6 anos a Belotur realizou 2 (dois) concursos públicos com vagas específicas para Turismólogos. z Cerca de 20% do Recurso Humano da Empresa hoje, é composto por Turismólogos.

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG xReferências Bibliográficas zBARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural. 4ª ed. Campinas: Papirus, zMARTINS, Saul. Folclore em Minas Gerais. 2ª ed. Belo Horizonte: UFMG, 1991, p zMORAES FILHO, Mello. Festas e tradições populares do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979, 312p. zREJOWSKY, Mirian. Turismo e Pesquisa Científica: Pensamento Internacional X Situação Brasileira. 7ª ed. Campinas: Papirus, zTRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. 7º ed. Campinas: Papirus, Bruno Márcio SCARPELLI e Marcela COUGO

ARRAIAL DE BELÔ: História, Cultura e Inclusão no maior evento popular de Belo Horizonte/MG zMuito obrigado!!! Bruno Marcio SCARPELLI e Marcela COUGO