Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCURSO DE PROTÓTIPOS
Advertisements

Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Não sei, mas fiquei a saber....
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Escola Básica Integrada /JI Vasco da Gama - Lisboa
Escola secundária Martins Sarmento
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
Pedro Jorge Nogueira Correia Agrupamento de Escolas de Freixo Freixo (Ponte de Lima) – Viana do Castelo 6.º Ano de escolaridade (Educação Visual e Tecnológica,
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ALUNOS:RICARDO JORGE ESTEVES HENRIQUES; PATRICIA.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
As Engenhocas Carlos Valentim
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto TIAGOS SOLARES PROFESSORES: VICTOR BAIRRADA ; LAURINDA ROQUE ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO.
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
Escola EB 2,3/S Santos Simões
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
César Paulo Moreira Leite
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSOR: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS:ANA RITA CARDOSO ; MARCO.
Fornos & Luz Rosa Fernandes
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Carlos Panoias marques 2,3 de S. Miguel Guarda Localidae – Guarda Distrito da Guarda 6º ano disciplina de E.V.T. Termolight 4 alunos e 1 professor.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
SOLEMOS Nuno Saraiva Instituto Duarte de Lemos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Sol Flutuante Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 47º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo possui a forma rectangular, e constitui-se como uma evolução do modelo apresentado.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
New fuel Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 212º ano – Clube dos Porquês e Química.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Projecto Escola da Energia CONCURSO DE PROTÓTIPOS RELATÓRIO FINAL
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Escola Secundária Padre António Macedo Vila Nova de Santo André, Setúbal. 12º Área de Projecto Os gansos 6 Mª Manuela Teixeira.
Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 10º ano do Cursso Prof. Ener. Reno. Disciplina, Tecnologia e Processos Avatar 5+2.
Concurso Solar Padre Himalaya. Escalão Perigeu – Forno Solar Equipa CamilioSolar Equipa CamilioSolar Externato Camilo Castelo Branco Xabregas - Lisboa.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20

A turma B do 5ºano planeou e construiu diversos tipos de fornos solares como base de trabalho para a construção de um forno final que irá apresentar na fase final do Concurso Rali Solar Será um forno do tipo misto painel e caixa. Protótipo de forno Estudo e projecto

A planificação teve como base o Método de projecto 0- Apresentação e motivação dos alunos para o tema (visualização de Filme do concurso Padre Himalaya). 1 – Definição da situação Problema: “É preciso participar no concurso Rali Solar 2010?” 2 – Como poderemos participar no concurso Rali Solar 2010? 3 – Investigação: Pesquisa de informações bibliográficas, gráficas e técnicas sobre o Rali Solar 2010, energia solar termica, fornos solares, etc.. Experimentação do Kits Fotovoltaicos, comparação de resultados. 4- Projecto: Realização de estudos, maqueta e projecto Final. Construção de vários modelos a partir de diversas embalagens de cartão utilizando diversos tipos de materiais isolantes. Testagem de hipoteses tomada de decisões. 5 – Realização: Construção do modelo do protótipo escolhido. 6 – Avaliação e testagem do modelo final

De acordo com a metodologia utilizada no desenvolvimento das actividades, formaram-se grupos de trabalho e distribuiram-se tarefas. Na fase de Investigação utlizaram-se os recursos da escola – Biblioteca Escolar, sala de TIC e os recursos disponibilizados pelo professor. As fontes de informação consultadas foram além de outras as indicadas pela página do Rali Solar: As dificuldades sentidas foram ao nivel dos conhecimentos e das competências técnicas dos alunos de 5.ºano, a outro nivel tivemos um inverno demasiado prolongado que não tem permitido ensaiar suficientemente na rua os modelos construidos. O tempo da fase de projecto onde se inclui: Estudos, maqueta, projecto final e ensaios durou cerca de 10 a 15 horas em ambiente lectivo e não lectivo.

O projecto será divulgado na escola e na comunidade no final do ano lectivo onde os alunos irão apresentar técnicas de construção de fornos solares a partir de materiaisreciclaveis. Serão confecionadas receitas de biscoitos no dia do sarau de final de ano e vendidas aos participantes. O projecto está integrado no projecto Ecoescolas a que escola aderiu. Montagem e Testagem