Uma nova Filosofia Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Paulo exortou-os a não receberem a graça de Cristo em vão
de si mesmo - a chave do progresso individual
Julgamento de Sócrates.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
SÓCRATES E PLATÃO.
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Os tipos de comportamento no meio social
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR UM PROGRAMA QUE ESTIMULA AS HABILIDADES DE PENSAMENTO DO ALUNO, AJUDANDO-O A SER CUIDADOSO, CRÍTICO, CRIATIVO NA ARTE DE PENSAR.
MENSAGENS REFLEXIVAS NATUREZA, MÚSICA E REFLEXÃO
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
CONVICÇÕES E INCOERÊNCIAS SIMPOSIO– 22/06/2010. POR QUE PENSAMOS NESTE TEMA? Questões práticas do dia-a-dia; Prazer de pensar; Porque não temos algumas.
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO
Se tu me faltares Ligue o Som.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
O existencialismo de Sartre
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
«… cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
APRENDIZ DA VIDA!.
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Cdu – Classificação Decimal Universal
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Jesus é a VIDA João
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
O poder das perguntas O que é?
Jesus é a VIDA João
ARTES DA IMAGEM, DA MÚSICA E DO PENSAMENTO TEXTOS: Autores Diversos
PEDIDO DE UM FILHO A SEUS PAIS
Atravessando águas turbulentas
Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais segura. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Sócrates: “Só sei que nada sei”. O Não-saber e O Elenchos
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Prof. Ricardo Lima Filosofia
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Sócrates “Só sei que nada sei”.
FELIZES são aqueles que fazem da Lei do Senhor o seu caminho e andam por ela sem se desviar. Felizes aqueles que se esforçam para obedecer de todo o.
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
FILOSOFIA.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
APRENDIZ DA VIDA!.
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Transcrição da apresentação:

Uma nova Filosofia Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.) Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.) A vida que não passamos em revista não vale a pena viver. - Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem.  - O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. - Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado. - Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes. - A verdade não está com os homens, mas entre os homens. - Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir. - Todo o meu saber consiste em saber que nada sei. - Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.

Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.) Contexto Histórico

Sócrates (469 a.C.- 399 a.C.) Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.

O Método socrático Costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais da pessoa arguida, mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais e levando e presumido possuidor da sabedoria a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia.

O Método socrático Depois, continuando a sua argumentação e partindo da opinião primitiva do interlocutor – desenvolvia a verdade completa. Sócrates deu a esta última parte a designação de maiêutica - a arte de fazer nascer as ideias. É este o método que encontramos amplamente desenvolvido nos diálogos socráticos de Platão. 

A importância do Diálogo  Dialogar com Sócrates era submeter-se a uma “lavagem da alma” e a uma prestação de contas da sua própria vida, existem alguns testemunhos que reforçam a ideia que quem que esteja próximo a Sócrates e, em contacto com ele, põe-se a raciocinar, qualquer que seja o assunto tratado, é arrastado pelas espirais do diálogo e inevitavelmente é forçado a seguir adiante, até que, surpreendentemente, ver-se a prestar contas de si mesmo e do modo como vive, pensa e viveu.

Ironia Socrática Torna-se importante observar que a ironia socrática  não se tratava de um talento satírico ou da expressão de um desejo de difamação. Conforme a observação de Romano Guardini:       « A ironia de Sócrates [...] não visa desqualificar o outro, mas ajudá-lo. Ela quer libertá-lo e abri-lo à verdade[...]. A sua ironia procura criar um mal-estar e uma tensão no centro do homem, para que aí proceda o movimento esperado, no próprio interlocutor, se este não puder ser socorrido, no auditor.» ( in Jean Brun, página 83)  

Ironia Socrática A ironia de Sócrates consistia em apanhar o homem sério na sua própria armadilha, mostrando-lhe que essa seriedade repousa na ignorância que se ignora. Como diz Bergson: «A ironia que ele passeia com ele é destinada a afastar as opiniões que não sofreram a prova da reflexão e a envergonhá-las, por assim dizer, pondo-as em contradição consigo mesmas.»

Ironia Socrática Sócrates não se preocupava em ser professor de hebreu, nem escultor, nem primeiro dançarino, preocupava-se em ensinar aos outros o que todos sabiam, ou mais exatamente deveriam saber; a intenção de Sócrates era pois essencialmente irônica uma vez que se propunha fazer que encontrássemos o que possuímos, fazer que descobríssemos o que temos, que nos colocássemos em presença da proximidade, e que nos conduzíssemos em direção ao caminho do simples e do imediato. Como diz Kierkegaard,  ”a ironia não é a verdade mas o caminho, pois a ironia impede todo o homem de ter a última palavra pois no fundo não há palavra que possa ser dada como última”. 

Maiêutica « Ora, a minha arte de maiêutico é em tudo semelhante à das parteiras mas difere nisto, em que a ajuda a fazer dar à luz homens e não mulheres e provê às almas geradoras e não aos corpos. E não só, pois o significado maior desta minha arte é que consigo, mediante ela, distinguir, com maior segurança, se a mente do jovem dá à luz quimeras e mentiras, ou coisas vitais e verdadeiras. E tenho em comum com as parteiras precisamente isto: também sou estéril, estéril em sabedoria; e a censura que já muitos me fizeram de que eu interrogo os outros, mas nunca manifesto o meu pensamento acerca de nada, é uma censura muito verdadeira.[...] Por conseguinte, eu próprio não sou de modo nenhum sábio nem se gerou em mim qualquer descoberta que seja fruto da minha alma.» -Theodore Adorno

Maiêutica Não tendo conseguido formular uma filosofia de maneira sistemática, o processo principal de Sócrates consistia em interrogar, em ajudar cada um a tomar consciência dos seus próprios pensamentos, ou melhor, em despertar dentro de cada indivíduo a consciência do universal, a qual existe no foro íntimo de todos como essência imediata. Tal como escreveu Hegel, Sócrates opõe à interioridade acidental e particular a universal e verdadeira  interioridade do pensamento. A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates, e exprime-se na famosa frase,Conhece-te a ti próprio. Isto é torna-te consciente da tua ignorância.