PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
Advertisements

CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
O Turismo e os Direitos do Consumidor
“Uma Ferramenta Estratégica
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Visão Geral das Normas ISO
Requisitos de Avaliação da Conformidade no desenvolvimento
Diretor Substituto da Qualidade
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Avaliação da Conformidade
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
9º Encontro da Qualidade com a RBMLQ-I André César de Figueiredo Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Divec / Dqual / Inmetro Rio de Janeiro,
Normalização na área de Explosões
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Qualidade Reunião Plenária RBMLQ-I 1º Ciclo 2011 Participação da RBMLQ-I na Captação de Registros de Acidentes de.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Marcelo Castilho de Freitas
Convênio entre a Receita Federal e o Inmetro
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Encontro RBMLQ-I depois de Amanhã 24 e 25 de maio de 2010 DIRETORIA.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
” Avaliação da Conformidade e o Programa Brasil Acessível”
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Marca do evento RBMLQ-Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 O Futuro da Metrologia Legal e da Avaliação.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
Encontro RBMLQ-I Depois de Amanhã Visão da Profe para o Inmetro/RBMLQ-I hoje, amanhã e depois de amanhã.
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
André César de Figueiredo Gestor do Núcleo DIVEC Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Núcleo de Capacitação de Agentes Fiscais.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Semana da Qualidade Qualidade e Segurança do Paciente Qualidade e sua Importância na.
Aula 9 – Conceito de Conformidade
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Marca do evento RBMLQ – Inmetro Depois de Amanhã Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 24/05/2010 Conhecimento Recíproco Diretoria.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Reunião Regional Sul-Sudeste Espaço Dconf Porto Alegre, 28 de julho de 2014.
ALFREDO LOBO Diretor de Avaliação da Conformidade Diretoria de Avaliação da Conformidade DCONF Reunião Preparatória para o Plano de Trabalho 2016 da RBMLQ-I.
Marca do evento Alfredo Lobo Diretor da Qualidade I SEMINÁRIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE REGULAMENTAÇÃO Regulamentação no Inmetro.
Rede de Extensão Tecnológica de Alagoas - REALEX.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
Título do evento PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Audiência Pública CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE A CONTRIBUIÇÃO.
Alertas Sindipeças sobre a Adequação das Empresas Antes e Depois da Certificação de Produto Inmetro Elaboração/Revisão de Normas | Laboratórios | RTQ e.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
Audiência Pública PL 3988/12 Luiz Carlos Gomes dos Santos Diretor de Metrologia Legal Regulamentação metrológica de produtos pré-medidos: pescado glaciado.
Programa de Substituição Competitiva de Importações - Peru Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
- INT 3 as Tecnológicas - INT Alfredo Lobo Diretor da Qualidade RJ, 28/06/2011 Cachaça do Rio de Janeiro Qualidade e Perspectivas para Certificação Certificação.
Transcrição da apresentação:

PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade do Setor Produtivo Nacional São Paulo, 20 de maio de 2015

Prover CONFIANÇA à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País. Missão do Inmetro

Principais Atividades Instituto Nacional de Metrologia Ponto Focal de Barreiras Técnicas do Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio Organismo Nacional de Acreditação Metrologia aplicadas às Ciências da Vida Regulamentador exclusivo no campo da Metrologia Legal Regulamentador no campo da Saúde e Segurança do Consumidor e Proteção do Meio Ambiente (nas áreas não regulamentadas ou por delegação), Combate às Práticas Enganosas e Concorrência Desleal Coordenador dos Programas de Avaliação da Conformidade implantados no âmbito do SBAC

Conceito de Avaliação da Conformidade Prevê ações de regulamentação do mercado ex-ante e ex post, ou seja, antes e depois do produto ser comercializado. Processo sistematizado, com regras pré- estabelecidas, devidamente acompanhado e avaliado, de forma a propiciar ADEQUADO GRAU DE CONFIANÇA de que um produto, processo ou serviço, ou ainda uma pessoa, atende a requisitos pré-estabelecidos em normas ou regulamentos, com a MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO para a sociedade.

Propiciar a concorrência justa Estimular a melhoria contínua da qualidade Informar e proteger o consumidor Facilitar o comércio exterior, possibilitando o incremento das exportações Fortalecer o mercado interno Agregar valor às marcas A Importância de uma Boa Regulamentação

Qual é o problema que se quer resolver ? Qual é o problema que se quer resolver ? Pergunta Fundamental!!!

Ciclo da Confiança na Conformidade 1- Identificação e Priorização de Problemas 2- Análise de Impacto Regulatório (AIR) 3- Desenvolvimento e Implementação 4- Anuência e Registro 5- Acompanhamento no Mercado 6- Análise Crítica / Aperfeiçoamento PAQ AIR RT PAC FASES DE IMPLANTAÇÃO DE AÇÃO REGULATÓRIA PAQ – Plano de Ação Quadrienal PAC – Programa de Avaliação da Conformidade Base Normativa – Norma, Regulamento Técnico ou Instrução Normativa RGAC – Requisitos Gerais de Avaliação da Conformidade RAC – Requisitos de Avaliação da Conformidade RTQ – Regulamento Técnico da Qualidade PAC = Base Normativa + RTQ + RGAC + RAC

Histórico de RTs e PACs

Números do Acompanhamento no Mercado O Índice Médio de Irregularidade em 2014 foi de 2,25%.

Ações do Inmetro na Área Automotiva

O PAC PARA LÍQUIDOS PARA FREIOS HIDRÁULICOS TIPOS 3, 4 E 5

PAC para “Fluido de Freio” Portaria Inmetro nº 78, de 3 de fevereiro de 2011 Base normativa - Norma ABNT NBR Veículos rodoviários automotores - Líquido para freios hidráulicos, tipos 3, 4 e 5. Requisitos e métodos de análise Requisitos técnicos para Rotulagem; Teor de água; Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo, como recebido; Ponto de ebulição em equilíbrio de refluxo, úmido e Perda por evaporação Foco: Segurança Entrada definitiva em vigor: 03/02/2014 Regulamentação, certificação compulsória e registro

Ações de Acompanhamento no Mercado Ações de Fiscalização, por UF Em 2014, foram realizadas ações de fiscalização em fluidos de freio Foram fiscalizadas unidades do produto % de Irregularidades Encontradas

Ações de Acompanhamento no Mercado No 1º trimestre de 2015, foram realizadas ações de fiscalização em fluidos de freio, 34% do realizado no ano anterior Foram fiscalizadas unidades do produto, 49% do realizado no ano anterior % de Irregularidades EncontradasAções de Fiscalização, por UF

Considerações Finais O PAC é novo e pode precisar de ajustes As ações de acompanhamento no mercado concentraram-se no aspecto formal. É possível que ações de fiscalização técnica sejam necessárias A partir de denúncias fundamentadas, parceria com o setor produtivo para realização de uma ação abrangente de verificação da conformidade Canal aberto do Inmetro com o setor produtivo É dever do Inmetro apoiar a indústria nacional séria que queira desenvolver seus produtos e ganhar competitividade Novos pleitos podem e devem ser apresentados pelo setor produtivo ao Inmetro. Todos são analisados!

OBRIGADO!!!