Émile Durkheim (1858-1917).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crianças 4 a 6 Anos Esta é a idade da tomada da decisão. Elas não podem assumir suas decisões antes de alguns anos, mas é durante esses anos cruciais.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
ÉMILE DURKHEIM ( ) (A Ordem e o Progresso)
Teoria das Categorias.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Indivíduos e sociedade:
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
Sumário: A educação antes da sociologia: pensar a educação antes de Durkheim. Estado-nação e sistema nacional de ensino. A educação como bem semi-público.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Semiótica e Cultura.
Segundo Émile Durkheim
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
Professora Suraia Rahmé
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
A sociologia de Emile Durkheim.
Parte II - Carlos _ Bru.  Eu não estou passando informação para vocês serem melhores, eu estou transmitindo informações para que vocês entendam o mecanismo.
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Emile Durkheim e o fato social
SUJEITO HISTÓRICO.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Durkheim.
Max Weber e as ações sociais
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Professor: Karina Oliveira Bezerra
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
SOCIOLOGIA MÍDIA E POLÍTICA
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
Educação corporativa no Brasil - 01
Sociologia Clássica e Educação
Émile Durkheim
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Ética.
Émile Durkheim.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Prof. SuderlanTozo Binda
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Como explicar o mundo?.
Transcrição da apresentação:

Émile Durkheim (1858-1917)

Concepção de religião, segundo Emile Durkheim Durkheim tem um interesse pela religião porque ela articula rituais e símbolos que têm o efeito de criar entre indivíduos afinidades sentimentais que constituem a base de classificações e representações coletivas.

Concepção de religião, segundo Emile Durkheim Ao tomar como objeto a religião, Durkheim tenta estabelecer que ela não suponha necessariamente a crença num Deus transcendente. Ela é antes de tudo um “sistema de crenças e de práticas”.

Concepção de religião, segundo Emile Durkheim O elemento da solidariedade pré-contratual, segundo Durkheim é a confiança que as pessoas precisam ter umas nas outras para poderem estabelecer relações contratuais; é o aval que as encoraja a buscar o ajuste de seus interesses. Assim, para Durkheim, estes resultam de sentimentos compartilhados e não de bases cognitivas.

Concepção de religião, segundo Emile Durkheim Na compreensão de Durkheim os seres animados ou inanimados são antes de qualquer coisa sagrados ou profanos. O sagrado é todo o ser cuja aproximação requer preparação e cuidados especiais, o profano, constitui o “resto”: os seres com os quais se podem relacionar sem qualquer precaução. A esta crença básica da religião, Durkheim introduz a concepção do ritual (procedimento pelo qual a pessoa deve se conduzir na presença de objetos sagrados).

Concepção de religião, segundo Emile Durkheim Para Durkheim, a dualidade sagrado-profana faz da religião uma realidade intelectual e os rituais fazem dela uma força moral: uma entidade que define limites entre o certo e o errado e os faz operar na medida em que recompensa quem está certo e pune quem está errado.

DURKHEIM e a educação

Padrão Social " A idéia de fundo é colocar as pessoas certas nos lugares certos, onde a comunidade precisa".

Para pensar Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a natureza de indivíduo

harmonia social Para o sociologo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social

Em cada aluno há 2 seres inseparáveis, porém distintos Em cada aluno há 2 seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que ele chamou de indivídual, e tal porção do sujeito (o jovem bruto) é formada pelos estados mentais de cada pessoa. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim

harmonia social A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim " a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta" "... o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela"

Autoridade do professor Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa

Bem- estar social e formação do cidadão Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público. Não somente o dsenvolvimento individual do aluno".

Bem- estar social e formação do cidadão Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreencivel

Bem- estar social e formação do cidadão Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreencivel Durkheim é também considerado um dos mentores dos ideais republicanos