PONTUAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas
Advertisements

Frase - Oração - Período
Profa. Eugenia Fernandes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Período Simples e Período Composto
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Pontuação.
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
Classe Gramatical da palavra QUE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª.
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES COORDENADAS Pág. 220 a 228 Sarmento & Tufano
Sinais de pontuação.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Prof. Francisco Platão Savioli
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Período Composto por Coordenação.
Pontuação : e.
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Período Composto.
Frase, oração e período.
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Uso da vírgula entre as orações do período
Orações Subordinadas Substantivas
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PONTO FINAL, DOIS PONTOS, RETICÊNCIAS.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pontuação.
Sinais de pontuação:.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Sinais de pontuação.
Orações coordenadas.
Pontuação.
Ficha de Revisão 3º Ano.
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Usos da Vírgula Gramática 3º ano Monika.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Prof. Deivis ADITIVA ADVERSATIVA EXPLICATIVA CONCLUSIVA COORDENADA
USO DA VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES
Escola da pontuação.
Coordenação e subordinação
Período Composto.
Funções morfológicas da partícula que
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
A VÍRGULA É USADA: Para isolar o aposto e o vocativo:
O uso da vírgula.
Ensino Fundamental , 7º ano
Introdução ao estudo da Morfossintaxe
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

PONTUAÇÃO

VÍRGULA

Deu-me livros, revistas de arte, discos antigos e CDs. Para separar termos que exercem a mesma função sintática – sujeito composto, complementos, adjuntos -, quando não vêm unidos por e, ou e nem Deu-me livros, revistas de arte, discos antigos e CDs.

O resto, as louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores Para isolar o aposto O resto, as louças, os cristais, os talheres, irá nas caixas menores

Você ouviu, Maria, que notícia estranha? Para isolar o vocativo Você ouviu, Maria, que notícia estranha?

À noite, faço um curso de inglês intensivo. Para isolar o adjunto adverbial, quando ele é extenso ou quando se quer destacá-lo À noite, faço um curso de inglês intensivo.

Entregar-lhe os documentos foi, sem dúvida, um erro. Para isolar expressões explicativas como isto é, por exemplo, ou melhor, a saber, ou seja, etc. Entregar-lhe os documentos foi, sem dúvida, um erro.

São Paulo, 20 de dezembro de 2000. Para isolar o nome de um lugar anteposto à data. São Paulo, 20 de dezembro de 2000.

Foi para a porta, espiou, correu para dentro assustada. Para separar as orações coordenadas assindéticas Foi para a porta, espiou, correu para dentro assustada.

Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena. Para separar as orações coordenadas sindéticas, com exceção das introduzidas pela conjunção e Talvez seja engano meu, mas acho-a agora mais serena.

Ele só pensava numa coisa, que não cederia. Somente as orações subordinadas substantivas apositivas devem ser separadas por vírgula (ou dois pontos) da oração principal Ele só pensava numa coisa, que não cederia.

Somente as orações subordinadas adjetivas explicativas devem ser separadas por vírgula da oração principal; as restritivas, não. Até ele, que é o melhor da turma, não quis participar do torneio de xadrez.

etc. et coetera “e outras coisas” Trouxe nesta pasta as fotografias, as cartas, os documentos, etc.

PONTO-E -VÍRGULA

Você já recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia. Nas orações sindéticas adversativas e conclusivas, quando apresentarem a conjunção deslocada Você já recebeu dois convites; deve, portanto, comparecer à cerimônia.

Para separar os itens dos enunciados enumerativos As águas das chuvas provocam sérios problemas à rede de esgotos. Evite problemas, procedendo da seguinte forma: não ligue ralos de fundo de quintas às redes de esgoto; tampe as caixas de inspeção e limpe-as a cada três meses; não jogue nos vasos sanitários fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, plásticos, estopas, panos e produtos similares.

PONTO

Emprega-se no final das Os livros foram danificados pelas traças. frases declarativas Os livros foram danificados pelas traças.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Emprega-se no final das frases interrogativas diretas E eu? O que devo fazer?

PONTO DE EXCLAMAÇÃO

Emprega-se no final das frases exclamativas, com a finalidade de indicar estados emocionais, como espanto, surpresa, dor, alegria, súplica, etc. Saia daqui já!

DOIS PONTOS

É usado para introduzir palavras, expressões, orações ou citações que servem para enumerar ou esclarecer o que se afirmou anteriormente Lembrei-me do nome e do tipo: era João Francisco, caboclo robusto, desconfiado.

ASPAS

São usadas no início e no final de citações; para destacar palavras estrangeiras, neologismos, gírias; para indicar mudança de interlocutor nos diálogos ”São Cristóvão, dai-me paciência para olhar sem nojo tanta grosseria.” (Manuel Bandeira)

PARÊNTESES

São empregados para separar em um período palavras ou frases explicativas e nas indicações bibliográficas ”Depois do jantar (mal servido) Seu Dagoberto saiu do Grande Hotel e Pensão do Sol (Familiar) palitando os dentes caninos.” (Alcântara Machado)

TRAVESSÃO

Para indicar a mudança de interlocutores nos diálogos - Quer saber de uma coisa? O melhor é nós terminarmos. - Terminamos? Ele sentiu um frio. - Não combinamos mais mesmo.

Para isolar a fala da personagem da fala do narrador - Que deseja agora? – gritou-lhe afinal, a voz transtornada. – Já não lhe disse que não tenho nada a ver com suas histórias?

Para destacar ou isolar palavras ou expressões no interior de frases Grande futuro? Talvez naturalista, literato, arqueólogo, banqueiro, político, ou até bispo – bispo que fosse -, uma vez que fosse um cargo.

RETICÊNCIAS

Qualquer dia destes, embarco para… para… para China. Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir dúvida, hesitação, surpresa Qualquer dia destes, embarco para… para… para China.

- Vá para a casa, menino!... aí vem temporal... Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir quebra de sequência na fala ou no pensamento do narrador ou da personagem - Vá para a casa, menino!... aí vem temporal...

Indicam a interrupção da frase, feita com a finalidade de sugerir supressão de trecho em textos Com os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses ampliam enormemente o império de sua língua...