A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.

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Transcrição da apresentação:

A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010

De que lugar estamos falando? O contexto é o da escola atenta às diferenças

A quem interessa? A TODOS...

... POR QUE???

É a ÚNICA FORMA DE FAZER UMA ESCOLA DE QUALIDADE... ESCOLA DE QUALIDADE, quem não quer?

O que é uma escola de qualidade? escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...

(...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…

- professores pesquisadores e mediadores do conhecimento (...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.

Portanto ... A ESCOLA DE QUALIDADE? Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, processo de avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil

entendeu que as diferenças existem, Esta escola ... Esta escola entendeu que as diferenças existem, são de verdade, são algo positivo e enriquecedor e trabalha com elas, a partir delas...

O que é uma escola inclusiva? escola aberta: ativa e interativa - ambiente colaborativo que valoriza as diferenças - preocupação com ensino para todos e de boa qualidade - preocupação com a aprendizagem de qualidade: atividade individual ...

(...) trabalho contextualizado com significado e envolvimento dos alunos - ambiente afetivo e com relações estabelecidas no respeito mútuo - transformações na organização do tempo, do espaço e das atividades Transformações no processo de avaliação…

- professores pesquisadores e mediadores do conhecimento (...) - professores pesquisadores e mediadores do conhecimento - garantia de oferta de atendimento especializado às diferenças.

PORTANTO, A ESCOLA INCLUSIVA? Está atenta às diferenças; Transforma suas práticas, enriquece seu currículo, seus espaços, tempos..linguagens, avaliação, os professores estudam Quer aprendizagem.... oferece AEE Enxerga cada pessoa como gente, e atende cada perfil

ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA PORTANTO... ESCOLA DE QUALIDADE = ESCOLA INCLUSIVA

(Cartilha da Procuradoria Federal) ... “A transformação da escola não é, portanto, uma mera exigência da inclusão escolar de pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizado. Ela deve ser encarada como um compromisso inadiável das escolas, que terá a INCLUSÃO COMO CONSEQUÊNCIA” (Cartilha da Procuradoria Federal)

Bases Legais Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/SEESP/2008; Decreto 6571/2008 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado; Resolução nº 4 /2009 (CNE/CEB) - Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência – ONU/2006.

Questiona a escola para que ela se modernize; A INCLUSÃO... Questiona a escola para que ela se modernize; Atenda aos alunos em suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial no viés conservador; Não ofereça ensino diferenciado para alguns, mas um ensino diferente para todos…

O GESTOR PRECISA TER ESTA CLAREZA: PRECISA ENTENDER O QUE É UMA ESCOLA DE QUALIDADE... O QUE É UMA ESCOLA ATENTA ÀS DIFERENÇAS...

SE É GESTOR PÚBLICO... ESCOLA VAI SER PARA TODOS A RESPONSABILIDADE E O COMPROMISSO DO GESTOR...

ESCOLA PÚBLICA... 8 EM CADA 10 alunos estudam em escola pública no Brasil (PNAD- 2008) 80% do Brasil que você quer está sendo gestado na escola pública

É PRECISO LIMPAR ALGUMAS CONTRADIÇÕES... Como é que se pode justificar uma escola para todos, democrática e cidadã, que não admite a inclusão? ...mas no PPP da escola...

OU AINDA... decretar que uma ou algumas das escolas da respectiva rede são inclusivas, e as outras não são. Como é possível escolher algumas das escolas, como referência? É possível ter cidadania em uma e não em outra? É prá valer, ou não? É a mesma coisa que advogar que é possível ter meia ética? Meia cidadania?

LIMPAR CONTRADIÇÕES, PARA TER UM RUMO... OPERACIONALIZAR É PRECISO... CHAÕ CONCRETO= MUNICIPIO PME: Significado e elaboração

Organizar sistemas educacionais inclusivos: Promoção do acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos Identicação da demanda de acesso à escola Eliminação de barreiras que se interpõem impedindo ou limitando o acesso e permanência na escola; organização e a disponibilização de recursos e serviços, bem como a oferta do Atendimento Educacional Especializado ; (...)

Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo (...) Monitoramento e avaliação do processo de acesso, permanência e aprendizagem de todos os alunos Formação continuada dos professores Promoção do trabalho colaborativo Participação da família e segmentos da comunidade

ENTENDER QUE A PROPOSTA NÃO É SÓ DAS ESCOLAS MUNICIPAIS Proposta é da cidade... Não apenas das escolas municipais... O que significa CHOQUE DE EDUCAÇÃO? 

À LUZ DAS DIFERENÇAS... FRENTES DE TRABALHO... Infraestrutura – acesso, acessibilidade, matricula Humano – pessoas, formação continuada, estudo, interativo, plano de carreira e valorização Pedagógico – ensino e aprendizagem, currículo e avaliação DIMENSAO SOCIAL E CULTURAL –   À LUZ DAS DIFERENÇAS...

Passa pela atenção às diferenças CHOQUE NA EDUCAÇÃO... SÓ SE FOR PARA VALER... Passa pela atenção às diferenças para ser de qualidade

mterezinhasantos@uol.com.br