Manutenção.

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Transcrição da apresentação:

Manutenção

Um bom plano de manutenção pode reduzir em até 25% de seus custos. Em algumas explorações agrícolas o custo com maquinário pode chegar até a 40% do custo da lavoura (ex. arroz alagado).

Local de trabalho é repleto de elementos e fatores nocivos, que decorrem: - Do próprio trabalho: torções,flexões,sobrecargas,atritos,impactos, oscilações de temperatura,etc. -Do meio ambiente: sol,chuva,poeira,salinidade,umidade doar,etc. -Do manejo: abastecimento,lubrificação(contaminações).

É um conjunto de procedimentos para manter as máquinas em boas condições de funcionamento e prolongar sua vida útil. Compreendem: alojamento, abastecimento, lubrificação, pequenos reparos, proteção contra ferrugem e deterioração.

Alojamento Serve para proteger a máquina do sol e da chuva. Deve ser barato para não onerar os custos fixos. Máquinas que ficam muito tempo armazenadas devem receber cuidados especiais.

Abastecimento O abastecimento com água deve ser criterioso. No motor – água limpa, c/ motor frio ou em funcionamento. Na bateria – água destilada.

O abastecimento de ar nos pneus: Calibração correta (recomendada) Lastro de água – calibrador especial

O abastecimento de combustível deve levar em conta que: - Estrutura de armazenamento que dificulte a contaminação por água e impurezas sólidas (cobertura, pintura em cores claras,declividade adequada); - Após a jornada de trabalho(condensação de vapor de água).

Lubrificação: Utilizado em: transmissão, freios embreagem, sistema hidráulico, sistema de direção e motor. Contínuo processo de aperfeiçoamento de motores e máquinas x aperfeiçoamento dos óleos. Necessário o conhecimento sobre as especificações.

Finalidades: - Atenuar o desgaste; - Produzir trabalho(hidráulico); - Proteger contra a corrosão; - Limpar, vedar e arrefecer o motor.

Seu reabastecimento e troca são realizados periodicamente a fim de compensar o consumo e p/ não diminuir a vida útil das peças.

O engraxamento é parte da lubrificação e também é realizado periodicamente. A graxa deve estar em bom estado de conservação e é utilizada em mancais e articulações através de seus bicos engraxadores. Existem aproximadamente 30 pontos de engraxamento que devem ser engraxados à cada 10horas.

Pequenos reparos São provocados por falhas de funcionamento das máquinas. Entre eles podemos citar: -ajustes de eixos, braços, etc. -ajustes de freios e sistemas de direção. -regulagem de válvulas do motor. -verificação de aperto de correias -serviços de soldas em geral.

Existe dois tipos de manutenção: Preventiva ou periódica Corretiva

Preventiva ou periódica - Operações realizadas a intervalos regulares; Determinadas pela medição das horas trabalhadas pela máquina. Compreende aspectos como: ajustes, lubrificação, verificação de filtros, etc.

Máquinas em amaciamento: procedimentos de manutenção periódica feitos com antecipação. Máquinas fora do período de amaciamento: Diárias 10horas Semanais 50horas Quinzenais 100horas Mensais 200horas Bimensais 500horas Quadrimensais 750horas Anuais 1000horas

- O tempo real (dia/mês/ano) serve apenas como referência; - O tempo marcado pelo horímetro serve como base para o controle do momento correto da manutenção; - O tempo marcado pelo horímetro é mais fácil de registrar e de estabelecer como referência para o operador e mecânicos.

Só é marcado no horímetro as horas trabalhadas acima de determinada rotação (rotação ótima de trabalho). Para determinadas operações (pulverização p/ ex.:) esta não é a melhor rotação→ não será marcada no horímetro. Porém, devemos considerar essas horas trabalhadas.

Corretiva Conjunto de reparos que devem ser efetivados toda vez que se encontrar algum componente danificado. Geralmente ocorrem quando há falhas na manutenção preventiva e/ou falhas de operação.

É desencadeada por: - Pane/parada/mau funcionamento do trator; - Pela observação de sinais/danos por ocasião da manutenção preventiva. Ex.: substituição do disco de embreagem, troca de correia do alternador, reforma do motor, etc.

Organização da manutenção e do abastecimento Pode ser realizada: - Pelo próprio operador; - Por comboios de abastecimento.

Pelo próprio operador: - Quando o nº. de máquinas é pequeno; - Quando a distância for grande demais p/ o deslocamento do comboio; - Quando a distância for pequena o suficiente e o deslocamento diário da máquina for possível.

Por comboios de abastecimento: - Quando a frota em trabalho diário for grande (mais de sete unidades); - Quando a distância do ponto de trabalho à sede for >que 3,5 e < que 25 a 30 km.

Comboio: Caminhão ou carreta tracionada pelo trator em cuja carroceria são montados equipamentos necessários ao abastecimento e manutenção; são eles: -tanque de combustível -reservatórios de lubrificantes, com medidores -Reservatórios de graxa, com engraxadeiras -compressor de ar -reservatório de água -materiais de manutenção periódica -materiais de manutenção corretiva -ferramentas

Controle da manutenção e abastecimento -Para que sejam feitas na hora certa; -Para haver controle dos custos; -Para apurar responsabilidades.

Devem conter: Dados referentes ao consumo de diesel, lubrificantes, filtros, etc; Espaço para anotações referentes ao horímetro, local, serviço executado, condições de trabalho, identificação do operador e data.

Quando é realizada pelo operador, devem ser tomados alguns cuidados: - Treinamento p/ operação e p/ manutenção. - Deve haver treinamento para o preenchimento da ficha de controle

Oficina rural Independente do tamanho da propriedade deve-se ter uma infra-estrutura mínima que possibilite ao menos a manutenção preventiva e as manutenções corretivas mais comuns. - Deve ser simples para não onerar os custos, porém funcional. - Deve ter um almoxarifado, com as peças de maior giro (informações e controle) e materiais de uso constante.

Conforme o tamanho da propriedade mais ou menos complexa será a estrutura da oficina. Em oficinas mais estruturadas poderão ser realizados reparos que normalmente seriam feitos em oficinas autorizadas. Isso se justifica somente em propriedades que tenham um grande número de máquinas.