Formação Catequética Catequista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPIRITUALIDADE INACIANA
Advertisements

A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
COMPROMISSO CRISTÃO.
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
O catequista da iniciação cristã
PREPARAR A CATEQUESE.
Um novo olhar para uma nova prática
Um novo olhar para uma nova prática
Encaminhamento para o AGIR
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Instituto de Desenvolvimento Espiritual
Departamento Arquidiocesano da Catequese
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
Batismo de Jesus.
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Espiritualidade do Catequista
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
A Trindade
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Pescadores de homens.
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Um novo olhar para uma nova prática
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Pe. Audinei Carreira da Silva
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Fraternidade: Igreja e sociedade
Batismo de Jesus.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Atuação dos Ministérios segundo os propósitos da Igreja
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Uma Igreja Saudável Efésios 4:
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

Formação Catequética Catequista

Catequese..... ?

Catequese é..... A CATEQUESE É UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA FÉ EM COMUNIDADE, É DINAMICA, É SISTMÁTICA E PERMANENTE (DOC. DE PUEBLA E AFIRMAÇÃO DOS BISPOS DO BRASIL). A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. A Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma CONSCIENTE E ATIVA participação do ministério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

Catequese é um processo continuo de educação da Fé. Então podemos entender: Em comunidade – porque é algo que vai ser realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa. É dinâmica – porque está sempre atenta ás situações históricas e sociais da nossa realidade. É sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja. É permanente – porque passa por todas as faixas de idade. Catequese é um processo continuo de educação da Fé.

Catequese é... Leva à motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça; Leva a uma iniciativa na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental; Leva à iniciação no compromisso missionário da Igreja; Leva ao crescimento da Igreja. A Igreja de amanha depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimentos mistérios da fé, mas também em abrir os corações à conversão e à adesão: A Jesus Cristo, O Salvador que anunciamos; Ao homem, herdeiro do Reino de Deus; À Igreja, povo de Deus. A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-os para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.

Catequista é... O Catequista é o grande educador da fé na comunidade, MINISTRO EXTRAORDINÁRIO da palavra. “E os dons que ele deu foram apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e docentes, a fim de pôr os santos em condição de cumprir o ministério para edificar o corpo de Cristo” (Ef 4,11-12)”. Quando aceitamos ser catequistas tomamos consciência de que nossa opção é uma resposta ao chamado de Jesus Cristo. Como os apóstolos, podemos continuar o projeto de Jesus: “Levar a boa notícia aos pobres e libertar os oprimidos...” (Lc 4,18).

Catequista é... A pessoa do Catequista: Crê em Jesus Cristo e segue o seu evangelho; Responde à sua vocação de batizado e de crismado; É indicado e acolhido pela comunidade. Isto quer dizer que é membro atuante e participante da comunidade e dá testemunho de vida cristã; Busca dedicação a formação necessária para esta missão.

Catequista é... Nos parece Fé e o que é Fé? Educar o próximo para que? Simplesmente para que a pessoa possa ter um encontro pessoal com Deus por meio dos passos de conversão e amadurecimento progressivo Opção pela vida renovada a cada dia Um novo rumo na vida a partir da conversão (mudança de vida); Fé é dom, um presente de Deus para nós; Atitude pessoal que move a vida em direção em plenitude; Resposta humana de Amor a Deus que nos amou primeiro; Ide a todos os povos, batizai-os em nome do Pai do filho e do Espírito Santo, eis que estarei contigo todos os dias da minha vida . (Mt 28,19).

Você conhece seu catequizando? Quem é o teu próximo? Catequista é... Você conhece seu catequizando? Quem é o teu próximo? Há três tipos de Visão, cuidado... Carne – enxerga somente o aparente – “ver por ver” Olhar da Razão – olhar da ciência para que tudo seja provado – “Ver para crer” Olhar da contemplação – conforme São Boaventura – “O Ver Além”.

? Catequista é... Quais os Critérios para sermos catequista? Quais os principais pecados cometidos pelo catequista?

Vivência do Catequista Espiritualidade

Espiritualidade do Catequista “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”. Não entendendo direito, alguém perguntou novamente: - Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade? O Dalai-Lama respondeu: - Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou: - Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor. Então atalhou a pessoa: - A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa? E o Dalai-Lama falou: - Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos. E arrematou: - O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.

Espiritualidade do Catequista O que se entende por espiritualidade? Força que nos convida a viver de corpo e alma Comportamento Anima a partir de dentro na realização catequética Espiritualidade de “Spiritus”, mas também de “Spirare” = soprar. É o que acontece em nossa vida: um sopro, um ardor, uma unidade, energia de vida.

Espiritualidade do Catequista Para que a Espiritualidade? A busca do verdadeiro caminho entre o bem e o mal; Comprometer-se radicalmente com a vida; manter-nos fieis ao compromisso pessoal e comunitário; É uma atitude Espiritual – Buscai as coisas do alto. O que é nascer da carne? E do Espírito? A espiritualidade do catequista vai se moldando a partir das relações que vive através de sua missão catequética.

Espiritualidade do Catequista Oração Eucaristia Mística Formação continua Passos da Espiritualidade