Organização das Nacoes Unidas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

Organização das Nações Unidas
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Paises Participantes da Copa
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
ONU – ORIGEM E SEU PAPEL NA ATUALIDADE.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
Aliança Comercial Internacional
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Blocos econômicos mundiais
Trabalho realizado por: Alexandre nº 1
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes,
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Organizações Internacionais Mundiais
ADM. Mercado Exterior Órgãos Internacionais e Blocos Econômicos
O papel das organizações internacionais
Bruno Noda nº6 Pedro Paulo Gaetani nº18 Philipp Tobo nº20
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Integrações Africanas
Trabalhando juntos para fazer com que a raiva seja história!
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
União Europeia.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Gestão de Logística & Economia
Desafios da União Europeia na Atualidade
Balança de pagamentos É o registro de todas as transações econômicas entre os residentes de um país e o restante do mundo. A conta corrente é um registro.
ONU.
G-20.
UNIÃO EUROPÉIA.
Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Organização das Nações Unidas ONU
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
A nova regionalização do mundo
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
A EUROPA DOS 27.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
Professor: Jeferson Melo 2015
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
2012 ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS. Ano Internacional das Cooperativas Na Assembléia Geral da ONU realizada no dia 18 de dezembro de 2009, por unanimidade.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
Integração Regulatória entre os Países Participantes do IX Congresso Brasileiro de Regulação Jaime Melo Baptista Investigador-Coordenador do LNEC/DHA Portugal.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Blocos Econômicos Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Transcrição da apresentação:

Organização das Nacoes Unidas Paulo Jorge Cruz 9ºA

O que é a ONU? A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. 

Órgãos principais. As Nações Unidas são constituídas por cinco órgãos principais: a Assembleia-geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com excepção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda. Existem organismos especializados, com ligação à ONU, que trabalham em áreas tão diversas como a da saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância), compõem o Sistema das Nações Unidas.

Funções principais da ONU. Manter a paz e a segurança internacionais; Desenvolver relações amistosas entre as nações; Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de carácter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;        Ser um centro destinado a harmonizar a acção dos povos para a realização desses objectivos comuns.

Estados membros. Actualmente a ONU é constituída por 192 Estados-Membros. Apenas os estados podem ser membros plenos e participar na Assembleia-geral. Outros organismos intergovernamentais e algumas entidades legalmente reconhecidas podem participar, como observadores, com direito a intervir mas sem direito a voto.

Historia da ONU A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de Outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas, que é uma espécie de Constituição da entidade, assinada na época por 51 países, entre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da actuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo. 

Historia da ONU Bem antes da fundação da ONU já haviam surgido outras organizações internacionais, relacionadas a temas específicos. A União Internacional de Telecomunicações (UIT) , na época chamada de União Internacional de Telégrafos, foi fundada em 1865; nove anos mais tarde, em 1874, surgiu a União Postal Universal (UPU) . Hoje, ambas são agências especializadas da ONU. 

Historia da ONU Em 1899, realizou-se na cidade de Haia, na Holanda, a Conferência Internacional da Paz, para elaborar instrumentos que pudessem resolver crises pacificamente, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivência entre os países. Com objetivos semelhantes, foi criada a Liga das Nações, estabelecida em 1919, no Tratado de Versalhes, na França. Considerada a precursora da ONU, tinha como missão “promover a cooperação internacional e alcançar a paz e a segurança”. A entidade encerrou as atividades depois de falhar em evitar a Segunda Guerra Mundial. 

Historia da ONU A expressão “Nações Unidas”, cunhada pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na “Declaração das Nações Unidas”, em 1º de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações expressaram a intenção de continuar lutando contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Dois anos depois, líderes da China, da União Soviética, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboçaram uma proposta de estatuto para uma organização internacional de países. 

Historia da ONU Antes mesmo de ser constituída oficialmente a organização, realizou-se na cidade de Bretton Woods, nos Estado de New Hampshire, nos EUA, a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, em 01/07/1944, tendo em vista as questões económicas relacionadas ao final da Segunda Guerra Mundial e ao pós-guerra. Na mesma linha, realizou-se em Washington, em 21/08/1944, a Conferência para a Organização da Paz no Mundo do Pós-Guerra. 

Historia da ONU Em 1945, representantes de 50 países reuniram-se em San Francisco, nos Estados Unidos, na Conferência das Nações Unidas para uma Organização Internacional. No encontro, foi elaborado um rascunho da Carta das Nações Unidas. A Carta foi assinada em 26 de Junho de 1945, e ratificada por 51 países em 24 de Outubro de 1945. 

Historia da ONU Atualmente, as Nações Unidas e suas agências investem, em forma de empréstimo ou doações, cerca de US$ 25 bilhões por ano em países em desenvolvimento. Esses recursos destinam-se a proteção de refugiados, fornecimento de auxílio alimentar, superação de efeitos causados por catástrofes naturais, combate a doenças, aumento da produção de alimentos e da longevidade, recuperação econômica e estabilização dos mercados financeiros. 

Historia da ONU Além disso, a ONU ajuda a reforçar o regime democrático em várias regiões, e já apoiou mais de 70 eleições nacionais. As Nações Unidas foram catalisadoras e promotoras de um grande movimento de descolonização, que levou à independência de mais de 80 países.

Países membros Afeganistão (19 de novembro de 1946) África do Sul (7 de novembro de 1945)* Albânia (14 de dezembro de 1955) Alemanha (18 de setembro de 1973)  (4) Andorra (28 de julho de 1993) Angola (1º de dezembro de 1976) Antígua e Barbuda (11 de novembro de 1981) Arábia Saudita (24 de outubro de 1945)* Argélia (8 de outubro de 1962) Argentina (24 de outubro de 1945)* Armênia (2 de março de 1992) Austrália (1º de novembro de 1945)* Áustria (14  de  dezembro de 1955) Azerbaidjão (2 de março de 1992) Bahamas (18  de  setembro de 1973) Bangladesh (17 de setembro de 1974) Barbados (9 de dezembro de 1966) Barein (21  de setembro de 1971) Belarus (24 de outubro de 1945)* Bélgica (27 de dezembro de 1945)* Belize (25 de setembro de 1981) Benin (20 de setembro de 1960) Bolívia (14 de novembro de 1945)* Bósnia-Herzegóvina (22 de maio de 1992) (1) Botsuana (17 de outubro de 1966) Brasil (24 de outubro de 1945)* Brunei (21 de setembro de 1984) Bulgária (14 de dezembro de 1955)

Países membros Cabo Verde (16 de setembro de 1975) Camarões (20 de setembro de 1960) Camboja (14 de dezembro de 1955) Canadá (9 de novembro de 1945)* Catar (21 de setembro de 1971) Cazaquistão (2 de março de 1992) Chade (20 de setembro de 1960) Chile (24 de outubro de 1945)* China (24 de outubro de 1945)* Chipre (20 de setembro de 1960) Cingapura (21 de setembro de 1965) Colômbia (5 de novembro de 1945)* Comores (12 de novembro de 1975) Congo (20 de setembro de 1960) (3) Coréia do Norte (17 de setembro de 1991) Coréia do  Sul (17 de  setembro de 1991) Costa do Marfim (20 de setembro de 1960) Costa Rica (2 de novembro de 1945)* Croácia (22 de maio de 1992) (1) Cuba (24 de outubro de 1945)*

Países membros Dinamarca (24 de outubro de 1945)* Djibuti (20 de setembro de 1977) * El Salvador (24 de outubro de 1945)* Emirados Árabes Unidos (9 de dezembro de 1971) Equador (21 de dezembro de 1945)* Eritréia (28 de maio de 1993) Eslováquia (19 de janeiro de 1993) (2) Eslovênia (22 de maio de 1992) (1) Espanha (14 de dezembro de 1955) Estados Unidos (24 de outubro de 1945)* Estônia (17 de  setembro de 1991)

Países membros Etiópia (13 de novembro de 1945)* Federação Russa (24 de outubro de 1945)* (5) Fiji (13 de outubro de 1970) Filipinas (24 de outubro de 1945)* Finlândia (14 de dezembro de 1955) França (24 de outubro de 1945)* Gabão (20 de setembro de 1960) Gâmbia (21 de setembro de 1965) Gana (8 de março de 1957) Geórgia (31 de julho de 1992) Granada (17 de setembro de 1974) Grécia (25 de outubro de 1945)* Guatemala (21 de novembro de 1945)*

Países membros Guiana (20 de setembro de 1966) Guiné (12 de dezembro de 1958) Guiné-Bissau (17 de setembro de 1974) Guiné-Equatorial (12 de novembro de 1968) Haiti (24 de outubro de 1945)* Holanda – Países Baixos (10  de dezembro de 1945)* Honduras (17 de dezembro de 1945)* Hungria (14 de dezembro de 1955) Iêmen (30 de setembro de 1947) Ilhas Marshall (17 de setembro de 1991) Ilhas Salomão (19 de setembro de 1978) Índia (30 de outubro de 1945)* Indonésia (28 de setembro de 1950)

Países membros Sérvia (1º de novembro de 2000) (1) (6) Seicheles (21 de setembro de 1976) Síria (24 de outubro de 1945)* Somália (20 de setembro de 1960) Sri Lanka (14 de dezembro de 1955) Suazilândia (24 de setembro de 1968) Sudão (12 de novembro de 1956) Suécia (19 de novembro de 1946) Suíça (10 de setembro de 2002) Suriname (4 de dezembro de 1975) Tadjiquistão (2 de março de 1992)

Países membros.

Fim