Poluição Ambiental.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
A Poluição da Água Trabalho elaborado por: André Silva nº5 8ºc
Poluição da Água Trabalho Realizado Por: Inês Monteiro Nº12
Unidade 06 – Espaço rural e espaço urbano
O espaço geográfico e as atividades humanas
Prof. Waldemar Ernani Martins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Projeto de Geografia Erosão.
QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÁGUAS DOENTES.
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
OS TIPOS DE SOLOS.
Ambiente e sociedade.
ENEM 2008.
POLUIÇÃO.
Ciclos Biogeoquímicos
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
As Florestas e a sua preservação.
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Professora: Alexsandra Ribeiro
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Poluição do Solo.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
               CHUVA ÁCIDA.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
SOLOS.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Escola : E.E. Dona Consuelo
Poluição Prof. Renata Lima.
Quantidade de água disponível
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
               CHUVA ÁCIDA.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 4º BIMESTRE
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
EUTROFIZAÇÃO.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Poluição por petróleo O petróleo vaza e se espalha no mar ou no rio
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Consequências da Poluição Marinha O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial O petróleo no mar é uma preocupante a nível mundial.
Manejo e Recuperação de áreas Degradadas
Professor Alan Alencar
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS 1- PETRÓLEO -.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Ciências Naturais – 8.º ano
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
Ecologia Poluição do Ar: Efeito Estufa
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Poluição do Solo.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
FATORES DE DESEQUILÍBRIO
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Professora Manuela Cardoso
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
Prof: Ana Margarida S. Belo
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Transcrição da apresentação:

Poluição Ambiental

Poluição É a presença concentrada de certas substâncias ou agentes físicos no ambiente, gerados por atividades humanas.

Poluição atmosférica Em decorrência de diversas atividades antrópicas, são liberadas anualmente na atmosfera milhões de toneladas de gases tóxicos, como: Monóxido de Carbono(CO) – sua principal fonte de emissão são os automóveis Dióxido de Enxofre(SO2)- queima industrial de combustíveis como carvão mineral e óleo diesel Dióxido de nitrogênio(NO2)- também liberado pela atividade industrial.

1.Chuvas ácidas Ao reagir com o vapor d’água, os dióxidos de enxofre e dióxido de nitrogênio formam ácidos sulfúrico(H2SO4) e ácido nítrico(HNO3), que se dissolvem na água das nuvens e precipitam na forma de chuvas ácidas.

- Altera a composição da água e do solo, prejudicando plantações, florestas e a vida aquática, alem de corroer prédios e monumentos.

2. Inversão térmica É um fenômeno climático que dificulta a dispersão dos poluentes atmosféricos e ocorre principalmente em grandes centros urbanos, onde o nível de poluição e alto. Em condições normais o ar próximo ao solo é aquecido pelo reflexo dos raios solares no solo. Como o ar quente é menos denso sua tendência é subir, carregando consigo os poluentes em suspensão. O ar quente que sobe é substituído pelo ar frio que desce, o qual ao se aquecer, volta a subir. Esse movimento é denominado corrente de convecção. Essa corrente de convecção é responsável pela dispersão dos poluentes atmosféricos produzidos nas cidades

Nos meses de inverno, com o resfriamento do solo, a camada inferior da atmosfera fica mais fria que a camada imediatamente acima dela, com isso os movimentos de convecção são interrompidos e os poluentes deixam de se dispersar para as camadas mais altas. Temos, então, a inversão térmica.

Nessas ocasiões, aumentam muito os casos de irritação das mucosas e problemas respiratórios nos habitantes dos grandes centros urbanos.

3. Aumento do Efeito Estufa

Efeito estufa, o que é? É um fenômeno natural, em que o gás carbônico, o vapor de água, o gás metano, entre outros gases presentes na atmosfera, formam uma barreira que deixa passar a luz do Sol e retém o calor irradiado pela superfície terrestre. O efeito estufa mantém a superfície terrestre aquecida.

Aumento do Efeito Estufa Aquecimento Global

.O que causa o aumento dos gases de estufa na atmosfera, ou seja, o aquecimento global ? -queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo): em motores, nas indústrias; -queimada de florestas Estima-se que a concentração do gás metano também aumentou: -decomposição da matéria orgânica, através da maior produção de lixo e esgoto -aumento dos rebanhos de gado bovino e caprino

.Consequências do aquecimento global: -Aumento da temperatura; -Gelo das regiões polares derretendo; -Cidades costeiras inundadas; -Alterações climáticas; -Expansão de desertos.

4. Destruição da Camada de Ozônio -A camada de ozônio (O3) absorve parte dos raios ultravioletas do sol (UV); -Os CFC’s (Clorofluorcabonetos), usados em sprays, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, fabricação de espumas, plástico e isopor, são os RESPONSÁVEIS por esta destruição!!

.Como ocorre essa destruição: U.V. CFC Cl + O3 O2 Sob a ação dos raios UV, o CFC libera átomos de cloro que transformam o O3 em O2. Destruindo a Camada de Ozônio. Os “buracos” na Camada de Ozônio são na verdade regiões onde o ozônio fica “escasso”, deixando os raios UV passarem com facilidade.

.Consequências do aumento da passagem de radiação ultravioleta: -reduz a fotossíntese -compromete colheitas -destrói o fitoplâncton -desequilíbrio nos ambientes aquáticos -câncer de pele -desequilíbrios ambientais iguais ao aquecimento global.

Poluição das águas Lançamento de substâncias não biodegradáveis, como metais pesados (chumbo, mercúrio etc); Poluentes persistentes, que se degradam muito lentamente (como plásticos e agrotóxicos; Por mercúrio nas regiões de garimpo; Petróleo (causando danos tb ao ecossistema aquático); Esgoto doméstico.

Eutrofização: Quando são lançados esgotos domésticos na água ou adubos, fertilizantes etc, o excesso de minerais causa a proliferação excessiva de algas. Essas algas morrem e há um acúmulo de substâncias orgânicas na água, o que favorece a muitiplicação de bactérias decompositoras, aumentando o consumo de oxigênio para a decomposição. Falta, então, oxigênio para os peixes e demais organismos. Com a falta de oxigênio, a decomposição, antes aeróbica, passa a ser anaeróbica, levando a produção de gases tóxicos como o gás sulfídrico. Isso é a EUTROFIZAÇÃO! Pode ser pela ação humana ou ser natural, que ocorre lentamente (Maré vermelha)(a coloração vai depender do tipo de alga)

Soluções Obviamente, não poluir! (o processo de limpeza de rios e mares é lento e caro); Construção de mais biodigestores(aparelho que decompõe a matéria orgânica dos esgotos); Multar empresas poluidoras; Controle da poluição de garimpos; Fiscalização às Petroleiras; Melhoria do saneamento básico.

Destruição dos solos A EROSÃO é um fenômeno natural de desgaste do solo e das rochas, porém a destruição progressiva da vegetação diminui a proteção natural contra a erosão, o que acelera o esgotamento do solo.

Como o ser humano interfere? Desmatamento; Queimada de florestas; Substituição da mata original para agricultura (nas plantações que deixam o solo exposto por muito tempo e a reciclagem de nutrientes fica prejudicada); Obtenção de minérios

Como a cobertura vegetal original protege o solo: 1-Folhas e copas de árvores impedem que a chuva caia fortemente e retire a camada superficial do solo e tb protegendo contra o vento; 2-As raízes ajudam a reter as partículas do solo e evitam que ocorra a lixiviação, onde os sais minerais são arrastados para camadas mais profundas, onde as raízes não os alcançam.

Consequências da erosão: Assoreamento dos rios devido a retirada das matas ciliares (o que facilita o seu transbordamento e inundações); Solos pouco férteis; Desmoronamento de encostas; Desertificação