Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística

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Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística

Estratégia Logística A escolha de uma boa estratégia logística exige o emprego de grande parte dos mesmos processos criativos inerentes ao desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa. Abordagens inovadoras de estratégia de logística podem proporcionar vantagens competitivas. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

PLANO ESTRATÉGICO DA CORPORAÇÃO Visão Geral do Planejamento Estratégico Fatores Externos: Econômicos Reguladores Tecnológicos Concorrentes PLANO ESTRATÉGICO DA CORPORAÇÃO Planos Estratégicos Funcionais MARKETING PRODUÇÃO LOGÍSTICA FINANÇAS Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Uma estratégia logística inclui três objetivos principais: redução de custos; redução de capital; melhoria de serviços. Redução de custos: é a estratégia voltada para o enxugamento dos custos variáveis relacionados ao transporte e armazenagem. A melhor estratégia é quase sempre aquela derivada da avaliação das opções disponíveis – por exemplo, escolher um entre os vários locais de armazenagem apresentados como alternativas, ou selecionar o melhor modal de transporte. Os níveis dos serviços normalmente são mantidos constantes à medida que alternativas de menores custos vão sendo encontradas. A maximização dos lucros é o objetivo maior. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Redução de capital: É a estratégia voltada para o enxugamento do nível dos investimentos nos sistemas logísticos. Maximizar o retorno sobre os ativos logísticos é a motivação desta estratégia. Embarcar diretamente para o cliente a fim de evitar o armazenamento, optar por armazenamento terceirizado, por uma abordagem Just in Time em lugar de manter estoques, são exemplos de componentes dessa alternativa. Essas estratégias podem conduzir a custos variáveis maiores do que as de estratégias que exigem um nível maior de investimento, no entanto, o retorno sobre o investimento pode ser incrementado. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Melhoria de serviços: Normalmente admitem que os lucros dependem do nível dos serviços logísticos proporcionado. Embora os custos aumentem rapidamente com a melhoria dos serviços logísticos aos clientes, os lucros igualmente maximizados podem ser mais significativos que o aumento dos custos. Para ser eficiente, a estratégia de serviços é desenvolvida sempre tendo como parâmetro os serviços proporcionados pelos concorrentes. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Níveis do Planejamento Estratégico: longo prazo (acima de 1 ano). Tático: médio prazo (até 1 ano). Operacional: curto prazo (semanalmente, mensalmente). Principais áreas do planejamento: O planejamento logístico procura resolver quatro grandes áreas de problemas: Níveis de serviços aos clientes; Localização das instalações; Decisões sobre estoques; Decisões sobre transportes. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

O TRIÂNGULO DE TOMADA DE DECISÕES LOGÍSTICAS Metas de Serviços ao Cliente Estratégia da estocagem Níveis do estoque Disposição dos estoques Métodos de controle Estratégia de localização Quantidade, área e localização das instalações Determinação dos pontos de estocagem para as fontes de abastecimento Demarcação de demanda a pontos de estocagem ou fontes de abastecimento Armazenamento próprio ou terceirizado Estratégia de transporte Meios de transporte Roteirização / cronograma Tamanho / consolidação dos embarques Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Meta dos serviços aos Clientes: Mais do que qualquer outro fator, o nível do serviço logístico proporcionado aos clientes afetam radicalmente o projeto do sistema. Serviços mínimos possibilitam um número menor de locais de estocagem e transportes mais baratos. Bons serviços significam exatamente o oposto. No entanto, quanto mais pressionados os limites desses serviços, maiores se tornam os custos logísticos, crescendo a uma taxa desproporcional em relação ao nível de serviço. Por isso mesmo, a principal meta em termos de planejamento logístico estratégico deve ser a determinação de níveis apropriados de serviços aos clientes. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Estratégia de Localização das Instalações: A localização geográfica dos pontos de estoque e de seus centros de abastecimento cria o esboço do plano logístico (ou rede logística). É pela determinação do número, localizações e tamanho dessas instalações e pela atribuição de uma fatia de demanda que se estabelecem os caminhos pelos quais os produtos são direcionados ao mercado (de acordo com os canais de distribuição definidos). Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Estratégia de Localização das Instalações: O escopo adequado da questão da localização das instalações se dará ao abranger os custos de toda a movimentação de produtos a partir da fábrica, vendedores ou locais intermediários de estoque até sua entrega ao cliente. Atender a demanda diretamente das fábricas, fornecedores ou pontos de estoque, ou direcioná-la por meio de pontos selecionados de armazenamento, são elementos que pesam nos custos totais de distribuição. Assim, encontrar a alocação de custos mais baixa ou a alternativa de maior lucratividade é a essência da estratégia de localização das instalações. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Decisões sobre Estoque: Decisões sobre estoques referem-se à maneira pela qual os estoques são gerenciados. Alocar (empurrar) estoques aos pontos de armazenagem ou puxá-los de acordo com as regras de reposição são estratégias diferenciadas. Localizar seletivamente vários itens da linha de produtos em armazéns de fábricas, regionais ou de campo, ou gerenciar níveis de estoques mediante vários métodos de controle contínuo, são estratégias adicionais. A estratégia usada pela empresa acabará influindo na localização das instalações e, por isso, deverá ser considerada na estratégia logística. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Estratégia Logística Estratégia de Transporte: Decisões sobre transportes envolvem seleção dos modais, o volume de cada embarque, as rotas e a programação. São decisões sobre as quais pesam fatores como a proximidade, ou distância, entre os armazéns, os clientes e as fábricas, fatores esses que adicionalmente, têm influência sobre a localização do armazém. Os níveis de estoque também dependem das decisões sobre transporte que variam conforme o volume de cada remessa. Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)

Conclusão Os níveis de serviço aos clientes, a localização das instalações, o estoque e os transportes são das mais importantes áreas em matéria de planejamento, em face do impacto que as decisões tomadas em cada uma delas acabam tendo sobre a lucratividade, o fluxo de caixa e o retorno do investimento. Cada uma das áreas de decisão é inter-relacionada e a estratégia do transporte precisa ser planejada levando-se em conta o possível efeito de compensação (tradução de trade-off). Mais “populares”definições de Nível de Serviço Logístico: Tempo decorrido entre o recebimento de um pedido no depósito do fornecedor e o despacho do mesmo a partir do depósito. Lote mínimo de compra ou qualquer limitação no sortimento de itens de uma ordem recebida pelo fornecedor. Porcentagem de itens em falta no depósito do fornecedor a qualquer instante. Proporção dos pedidos de clientes preenchidos com exatidão. Porcentagem de clientes atendidos ou volume de ordens entregue dentro de um intervalo de tempo desde a recepção do pedido. Porcentagem de ordem dos clientes que podem ser preenchidas completamente assim que recebidas no depósito. Proporção de bens que chegam ao cliente em condições adequadas para a venda. Tempo despendido entre colocação de um pedido pelo cliente e a entrega dos bens solicitados. Facilidade e flexibilidade com que o cliente pode gerar um pedido. Ballou (James L .Heskett - Controlling Customer Logistics Service. International Journal of Physical Distribution, 1971)