Processo de importação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
AGROEX Cuiabá - MT 30 de outubro de Fundado em 20 de junho de 1952; Empresa pública de propriedade integral da União Federal; Principal fonte de.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Linhas de Financiamento BNDES-exim
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Comitê Temático Investimento e Financiamento
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
Encontros de Comércio Exterior
Prof. Angello Reggio Neto
BNDES - Apoio à Exportação Linhas de Financiamento BNDES-exim
O apoio do BNDES às exportações brasileiras
O apoio do BNDES às exportações brasileiras 13 de maio de 2009 Belém - PA 13 de maio de 2009 Belém - PA Alessandra Marques da Silva Área de Comércio Exterior.
BNDES – Apoio à Exportação Linhas de Financiamento BNDES-exim
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Prof. Angello Reggio Neto
Superintendência Estadual do Paraná Junho/2010
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Superintendência Estadual de Pernambuco
Apoio aos Negócios e Financiamentos
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Programa de Financiamento às Exportações
Fontes de Financiamento
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Programa de Financiamento às Exportações
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
Exportação Características.
BANCO BRADESCO.
Sistemática de Importação e Exportação
Gestão Financeira de Micro e Pequenas Empresas
ENTIDADES INTERVENIENTES
Linhas e Programas de Financiamento
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
ENAEX Workshop - Câmbio, Seguro e Financiamento: Mecanismos de Apoio às Exportações Gerência de Câmbio e Comércio Exterior Paulo Eduardo da Silva Guimarães.
Suporte ao Desenvolvimento
PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÕES
AGROEX Viçosa - MG 27 de abril de  Fundado em 20 de junho de 1952;  Empresa pública de propriedade integral da União Federal;  Principal fonte.
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
Estratégia Empresarial
Mercado de Crédito Objetivo:
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Mercado Financeiro e Investimentos
Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
O BANCO QUE ACREDITA NAS PESSOAS ONDE QUER QUE ELAS ESTEJAM.
1 ZPE ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO SEMINÁRIO DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA Rio Branco-AC, 30 de Julho de 2010.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
FLUXO DE CAIXA.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Programa de Financiamento às Exportações
LINHAS DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Processo de importação

importação Direta A importação direta consiste na operação em que o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador, este tipo de operação exige da empresa o conhecimento do processo de importação em toda a sua extensão.

importação Direta Nesse caso, o exportador cuida de todos os detalhes, desde a negociação e entrega do produto até a sua posterior cobrança, podendo ser por meio de: Contato direto com o Importador Agente que trabalha para o exportador / Agente Revendedor (Comerciante) Comércio Eletrônico importação Via Correios

importação Indireta A importação indireta é realizada por intermédio de empresas estabelecidas no Brasil, que adquirem produtos para exportá-los. Estas empresas podem ser: Trading companies (a venda da mercadoria pela empresa produtora para uma trading que atua no mercado interno é equiparada a uma operação de importação, em termos fiscais); empresas comerciais exportadoras; Outro estabelecimento da empresa produtora; Consórcios de exportadores (importação).

Consórcios de importação Consórcio de Promoção de Exportações: forma de consórcio mais recomendável para empresas que já possuem experiência em comércio exterior. As vendas no mercado externo são realizadas diretamente pelas empresas que integram o consórcio. Consórcio de Vendas: recomendado para empresas que não possuem experiência em comércio exterior, pois s exportações são realizadas pelo próprio consórcio, por intermédio de uma empresa comercial exportadora; Consórcio de Área ou País: reúne empresas que pretendem concentrar suas vendas em um único país ou em uma região determinada, este consórcio pode ser de promoção de exportações ou de vendas.

Consórcios de importação Consórcio Monossetorial: agrega empresas do mesmo setor; Consórcio Multissetorial: os produtos fabricados pelas empresas podem ser complementares (produtos de diferentes segmentos da mesma cadeia produtiva) ou heterogêneos (produtos de diferentes setores), e destinados ou não a um mesmo cliente.

Política Brasileira de Comércio Exterior Prof. Murilo Lelis Ano 2012

Programas de Promoção e Financiamento

Programas de Promoção e Financiamento Visando fomentar as exportações e aumentar a competitividade das empresas brasileiras no cenário internacional, foram desenvolvidas alguns programas de financiamento promoção, sendo os principais: ACC = Adiantamentos sobre Contratos de Cambio ACE = Adiantamentos sobre Cambiais Entregues BNDES- Exim = Linha de Pré Embarque Especial PROGER importação = Financiamento de promoção as Exportações PROEX = Programa de Financiamento as Exportações FAMPE = Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas FGI = Fundo Garantidor para Investimentos

ACC - Adiantamentos sobre Contratos de Cambio Adiantamentos dos valores exportados, antes da importação efetivamente ocorrer, gerando antecipação das receitas e aumento do fluxo de caixa. O adiantamento feito ao exportador na fase pré-embarque. (aumento o capital de giro do exportador); Financiamento de até 100% do valor do contrato de câmbio (mediante análise de crédito do exportador); Prazo para contração de até 360 dias antes da operação; Operação isenta de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

ACE - Adiantamentos sobre Cambiais Entregues Adiantamentos dos valores exportados, após importação efetivamente ocorrer mas antes da data original do pagamento, gerando antecipação das receitas e aumento do fluxo de caixa. O adiantamento feito ao exportador na fase pós-embarque. (aumento o capital de giro do exportador); Financimato de até 100% do valor do contrato de câmbio (mediante análise de crédito do exportador); Prazo para contração de até 210 dias posteriores ao embarque; Operação isenta de IOF (Imposto sobre Operaçoes Financeiras).

BNDES- Exim O BNDES/EXIM é um programa do Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social - BNDES, para a expansão das exportações nacionais, mediante a criação de linhas de crédito O Programa abriga todos os produtos, exceto automóveis de passeio, commodities em geral e produtos de menor valor agregado, Ex.: celulose, álcool, suco de laranja, minérios Não têm limite mínimo ou máximo de valor, mas desde que o produto exportado apresente índice no mínimo 60% de nacionalização. Existem três modalidades de financiamento no programa do BNDES/EXIM: Pré-Embarque, Pré-Embarque Especial e Pós- Embarque,

BNDES- Exim As taxas de desconto do BNDES variam de acordo com a operação na media = Libor + mais 2% a.a. alem da e a comissão do Banco Mandatário de até 1% flat sobre o valor liberado. Possibilitando financiamento da produção de bens a serem exportados, gerando um alavancagem financeira as empresas benefiadas.

Utilização dos mecanismos de crédito em % Não conhece Conhece * utiliza Não tem interesse em utilizar não consegue utilizar ACC Micro Empresas 11,7 41,2 30,9 27,9 Pequenas Empresas 13,4 59,9 22,5 17,6 Grandes Empresas 3,7 68,2 25,5 6,4 PROEX   30,0 18,4 38,8 42,9 31,8 12,9 40,5 46,6 15,8 4,9 61,8 33,3 O Programa de Financiamento cuja com a gestão do Banco do Brasil, sendo o mecanismo oficial do Governo Federal de apoio ás exportações brasileiras. Existem duas as modalidades de financimento PROEX/Equalização e o PROEX/Financiamento, Em ambas dessas modalidades, o exportador recebe á vista o valor da respectiva operação importação já devidamente pré qualificada

FGI - Fundo Garantidor para Investimentos FGI - Fundo Garantidor para Investimentos trata-se de um fundo de natureza privada e com recursos próprios, com aporte de recursos do Tesouro Nacional e do BNDES para garantir e distribuir os recursos (formas de financiamento) . Principalmente voltada para MPE’s gera a garantia de até 80% do risco de crédito de operações; Comissão de Garantia variável conforme o prazo e valor garantido (fator de 0,1% a.m. para operações de investimento e de 0,15% a.m. para giro).

FAMPE - Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), de responsabilidade do Sebrae e tem como finalidade complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras. O FAMPE garante até 80% do financiamento realizado, sendo o valor máximo da garantia de R$ 150.000,00, já para capital de giro puro é garantido o valor R$ 60.000,00 e importação (fase pré- embarque) o valor é de R$ 300.000,00.

Aspectos culturais nas exportações

Aspectos Culturais nas Exportações Os aspectos culturais são de grande importância no processo decisório de compras e vendas internacionais, podemos destacar: Europa: - propostas iniciais vs. acordo final: exigências iniciais moderadas - apresentação de questões: uma de cada vez - apresentações: formais - tratamento de divergências: cortês, direto - concessões: bastante lentas

Aspectos Culturais nas Exportações Oriente Médio - propostas iniciais vs. acordo final: muitas exigências iniciais - apresentação de questões: uma de cada vez - apresentações: informais - tratamento de divergências: bastante verbalizado - concessões: lentas

Aspectos Culturais nas Exportações América do Norte - propostas iniciais vs. acordo final: elevadas exigências iniciais - apresentação de questões: uma de cada vez - apresentações: formais - tratamento de divergências: franco - concessões: lentas

Aspectos Culturais nas Exportações América Latina - propostas iniciais vs. acordo final: exigências iniciais moderadas - apresentação de questões: uma a uma - apresentações: informais - tratamento de divergências: argumentativo - concessões: lentas

Aspectos Culturais nas Exportações Ásia - propostas iniciais vs. acordo final: exigências moderadas a altas - apresentação de questões: podem ser agrupadas - apresentações: bastante formais - tratamento de divergências: cortês; silêncio quando corretos - concessões: lentas