EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Encontro com professores
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Contexto de Educação a Distância
Avaliação Mediadora.
Evasão em Cursos A Distância.
Planejamento de Tutoria
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Planejamento de Tutoria
Tipos de Tutoria.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Política Educacional Brasileira
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Subprojeto: Geografia
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Docência universitária: repensando a aula
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O computador como Meio e como Fim...
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão Conhecendo as tecnologia da escola! Tecnologia na Educação Aluna: Marinuzia Tutora: Deusiram.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) FERNANDA PORTO CAMPOS fernanda.porto@ufrgs.br EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Edu3375 o computador na educação PORTO ALEGRE 2013

O que é? DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Art. 1o Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

O que é? Para MORAN (2002), educação a distância é: “Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.” Ou seja, uma maneira de o ensino acontecer sem que aluno e professor estejam juntos efetivamente, mas que se comuniquem através de instrumentos tecnológicos, como fax, computador, televisão e outros.

Qual é o potencial/diferencial da EAD para a prática pedagógica? Acesso à aprendizagem (para alunos que moram longe de escolas e universidades), Interatividade, o que pode gerar força de vontade a partir da interação e interlocução dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professor e aluno), Professor é um mediador, um incentivador Alunos constroem a própria aprendizagem a partir do estimulo do professor,

Quais são suas principais vantagens e desvantagens da Separação física entre professor x aluno? A separação física entre aluno e professor pode: Dificultar a percepção das dificuldades do aluno por parte do professor. Além de ser difícil manter os alunos atentos às aulas. Possibilitar mais discussões entre os alunos e o professor acerca dos assuntos, uma vez que os alunos têm mais oportunidades de pesquisar e se inteirar sobre o assunto, gerando discussões com mais aprofundamento teórico e rapidez, uma vez que enquanto estão em aula podem pesquisar em mais fontes, ler artigos e ter acesso a materiais que presencialmente não há a mesma possibilidade.

Que desafios a EAD coloca para a prática docente? O professor precisa estabelecer estratégias que motivem os alunos à participação nas aulas, investindo em novas propostas. O material elaborado precisa ser interativo, pois é a forma de contato entre professor – aluno. O EAD, mais do que as outras modalidades de ensino, exige que o professor esteja sempre em processo de aprendizagem sobre as tecnologias digitais, para que ele esteja capacitado na lida com essas ferramentas.

O que ainda falta para a EAD? Percepção de que EAD é uma forma séria de aprendizado. Entendimento das escolas e universidades que EAD por ser uma modalidade de séria de ensino exige sua atenção e dedicação, e que para que o aprendizado seja efetivado, é necessário o investimento na capacitação dos monitores, professores e equipamentos. Motivação e dedicação dos alunos. Valorização e respeito por parte da sociedade em relação ao EAD

O que seria uma EAD de qualidade na sua opinião O que seria uma EAD de qualidade na sua opinião? E quais ações você sugere para melhorá-la? Um EAD de qualidade é onde o conteúdo é discutido pelos sujeitos participantes do processo de ensino-aprendizagem, de maneira que o conhecimento seja construído em conjunto, onde há um envolvimento de ambos no processo. Sugiro que seja investido na formação de professores que trabalham nessa modalidade e que os alunos tenham uma introdução ao EAD quando optam por frequentar essas turmas, para que haja uma sensibilização acerca dessa forma de aprendizagem.

Referências BRASIL, Decreto que regulamente o ensino EAD. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/decreto/D5622.htm acesso em agosto de 2013. MACHADO, Leticia Rocha, MARIA, Sandra Andrea Assumpção. Educação a distância. Computador na Educação. FACED, 2011/02. Disponível em http://www.nuted.ufrgs.br/edu3375_2012_1/aula3/educacao_distancia.pdf acesso em agosto de 2013. MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. USP, 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm acesso em agosto de 2013. SEM AUTOR. Educação a distância. Computador na Educação. FACED, 2007. Disponível em http://www.nuted.ufrgs.br/objetos/2007/arqueads/apoio/ead_slide.pdf acesso em agosto de 2013.