Sistema de numeração Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimentos.
Advertisements

O SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO.
A informação e sua representação
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Sistema de numeração decimal
Capítulo 2 - Derivadas No final do capítulo 1, já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando.
Derivadas Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x0. Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
Conversão de bases binário decimal – decimal binário
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Sistemas de Numeração Métodos para representar quantidades
Sistemas de Numeração e linguagem dos computadores
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
Os Números … 5.
ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Sistemas de Numeração e Conversão de Base
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
OS NÚMEROS.
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Há muito tempo atrás nós seres humanos nos preocupamos com a falta de alimento. E procuramos sempre nos prevenir para que nunca falte comida no dia-a-dia.
Representação Digital da Informação
Centro Educacional Canguru
Os números … 5.
Escola Secundária Inês de Castro
Numeração.
Os Números
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Números naturais Um pouco de história Com o nosso sistema de numeração, usando apenas dez símbolos diferentes, podemos escrever qualquer número, enquanto.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Planilha Eletrônica - Excel
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO
Camila Ana Mariane Alexandr e Wayner Comunicação Visual.
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
Medidas, bem medidas Prof.: Joni.
Algarismos Significativos
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL I Prof. Marcelo Maciel de Souza
Matemática para o povo egípcio
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Sistemas de Numeração Métodos para representar quantidades
UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS Parte 1 Antonio Carlos Brolezzi www
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi.
Escola Estadual São Francisco. Campo Grande, 27 de Junho de 2014.
Você já ouviu falar em logaritmo?
A história dos números.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Percentagens.
Conversões entre Bases
Sistema Numérico e Representações
Sistemas de Numeração Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
NOME:ENZO Nº:06 PROF:LILIAN 5ANO D
Gabriel Santos N°09 5 °ano D Professora:Lilian
Organização e Arquitetura de Computadores A.L.Lapolli – Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo: Objetivo: Conhecer os sistemas.
REVISÃO DE MATEMÁTICA EXERCÍCIOS ENEM 18/ 10/ 15.
Prof.: Jean Carlo Mendes
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Codificadores e Decodificadores Prof. Lucas Santos Pereira
A numeração indo-arabica Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da Foi no norte da Índia,por volta do séc.V da era cristã,que nasceu o mais antigo sistema.
Um pouco da história dos números
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Fundamentos da Computação Prof. Ms. Sandra Vieira, 2010.
Transcrição da apresentação:

Sistema de numeração Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma consistente. Pode ser visto como o contexto que permite ao numeral "11" ser interpretado como o numeral romano para dois, o numeral binário para três ou o numeral decimal para onze.

Nos sistemas digitais, recorre-se com frequência a diferentes sistemas de numeração para representar a informação digital.

Sistema de numeração decimal No sistema de numeração decimal são utilizados os dígitos 0, 1, 2...., 8, 9. Para representar números superiores a 9, utiliza-se uma convenção que atribui significado à posição ocupada por cada dígito. Por exemplo, em função da posição ocupada por cada dígito, o número 6903 traduz um valor numérico calculado por: 6903 6x10 9x10 0x10 3x10 3 2 1 0 = + + + Conforme se pode verificar, um número é expresso através da soma de potências de base 10 multiplicadas pelo respectivo coeficiente (dígito). Características do sistema de numeração decimal: Base: 10 Dígitos: 0,1,2...8,9 Potências: maior peso menor peso 10 10 10 10 10 10 ...... 10000 1000 100 10 1

Sistema de numeração Binário Em sistemas descritos através de variáveis lógicas recorre-se com frequência ao sistema de numeração de base 2 (binário). A vantagem na utilização deste sistema de numeração resulta da correspondência directa entre os dígitos 0 e 1 e os valores lógicos 0 e 1. Características do sistema de numeração binário: Base: 2 Dígitos:0,1 Potências: maior peso

Mudanças na escrita de algarismos Antes da invenção da imprensa, que ocorreu no século XV, os livros eram copiados manualmente, um a um. Como cada copista tinha a sua caligrafia, durante os longos séculos de copiagem manual as letras e os símbolos para representar números sofreram muitas modificações. Além disso, como o sistema de numeração criado pelos hindus foi adotado pelos árabes e passado aos europeus, é natural que, nesse percurso, a forma de escrever os dez algarismos sofresse alterações.

Por volta do século IV, os hindus representavam os algarismos assim: Não havia ainda um símbolo para o nada. No século IX, já com o zero, a representação evoluiu para: No mesmo século XI, os árabes que estavam no Ocidente representaram assim: No século XVI os árabes orientais empregavam esta representação:

Veja as formas usadas pelos europeus nos séculos XV e XVI: Hoje a representação é esta: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 pós a invenção da imprensa, as variações foram pequenas. Os tipos foram sendo padronizados. Mas, mesmo assim, as modificações são inevitáveis. No visor das calculadoras eletrônicas e dos relógios digitais, os dez algarismos são representados assim:

História do zero Refere-se que a origem do zero somente ocorreu em três povos: babilônios, hindus e maias. Na Europa, a definição do símbolo zero ocorreu durante a Idade Média, após a aceitação dos algarismos arábicos, que foram divulgados no continente europeu por Leonardo Fibonacci. Esta descoberta representou na época um paradoxo, pois era difícil imaginar a quantificação e a representação do nada, do inexistente.

A representação gráfica do zero demorou cerca de 400 anos para ser incorporada ao sistema decimal indo-arábico de numeração. Definir graficamente um símbolo para o zero foi de extrema importância a fim de se poder posicionar precisamente os dígitos que formam qualquer número desejado, tanto em um sistema numérico decimal, quanto no uso do ábaco, que representava o zero como sendo uma casa vazia. Originalmente o zero, representado como uma casa vazia, foi o maior avanço no sistema de numeração decimal.