ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Numa usina hidrelétrica
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
1º Núcleo Gerador – Equipamentos e Sistemas Técnicos
I Seminário de Energia na Agricultura
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Constituição dos motores de combustão interna
Desenvolvimento dos motores de combustão
Sistema Elétrico dos Motores
Sistema de transmissão de tratores agrícolas
Sistema Biela-manivela
MÁQUINAS HIDRÁULICAS CAP.2 GRANDEZAS DE FUNCIONAMENTO Introdução
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
PRESSIONE F5 PARA EXIBIÇÃO
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
Processos adiabáticos
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
TRABALHO.
Motores de Combustão Interna
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA SISTEMAS TÉRMICOS Marcelo José Pirani.
ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
LABORATÓRIO DE MÁQUINAS TÉRMICAS
FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE CILINDROS MÚLTIPLOS
Aula Prática 9 Adimensionalização.
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Introdução ao estudo dos motores
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
ENERGIA EÓLICA LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE
Aula 3 Mecânica dos Fluidos Sandro R. Lautenschlager
Eletrônica Industrial
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
Propriedades Moleculares da Matéria
Desempenho de Motores a Pistão
Máquinas térmicas.
Aula 05: Potência e energia Prof. Diovani Milhorim
Parâmetros de Desempenho de Motores a Pistão
CICLO DIESEL.
Desempenho de Motores a Pistão Modelo Algébrico de Desempenho de
1a Lei para Sistemas Abertos e Ciclos de Potência
TRABALHO E CALOR.
PRP30: TEORIA DA HÉLICE E APLICAÇÕES
Ciências da Natureza e suas
CAPÍTULO 4 – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Prof. Matheus Fontanelle Pereira
TERMODINÂMICA.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Máquinas Térmicas.
Constituição dos Motores de Combustão Interna
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
RELAÇÃO DE ENGRENAGENS PROF: Elias Junior
O que é energia? Dizemos que um corpo (ou um conjunto de corpos) tem energia quando está em movimento ou quando está em uma situação a partir da qual se.
Acionamentos Elétricos ACIJ6
CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Semana 5 REAÇÕES QUÍMICAS - COMBUSTÃO.
ESTUDO DAS PERDAS TÉRMICAS DE UM FORNO TÚNEL BRASILEIRO
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Dimensional Analysis Pratical Lecture 9 Mecânica de Fluidos Ambiental 2015/2016.
MÁQUINAS HIDRÁULICAS Aula 1 – Introdução à maquinas de fluxo parte 2
Como funciona um motor?.
Por que devo fazer uma revisão do que aprendi em Física no ensino médio? Qual a importância da Física na vida do técnico de manutenção automotiva? Curso.
A FÍSICA E O NOVO ENEM Prof. Cleriston da Paz. O Novo ENEM e a Física 2.
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Conversão de Energia I N5CV1
Instituto Federal de Santa Catarina
Aula 61 Potenciais termodinâmicos A partir da relação obtenha a expressão da variação de entropia num processo isotérmico para um gás ideal.
Motor de combustão interna
Transcrição da apresentação:

ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO TRATORES E MOTORES ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO Carlos Alberto Breda

Tipos de potências Três tipos de potências são obtidas em ensaio de motores: Teórica, indicada e efetiva. Estas potências são utilizadas para calcular coeficientes que estimam o rendimento térmico, mecânico e termo-mecânico dos motores de combustão interna.

Tipos de potências TEÓRICA: considera que todo calor é convertido em energia mecânica; INDICADA: considera as perdas caloríficas; EFETIVA: considera perdas caloríficas e mecânicas.

Conceitos de potências A potência pode ser entendida como a quantidade de energia convertida ao longo do tempo. É a taxa de conversão de energia em função do tempo. Nos motores térmicos a energia térmica proveniente da combustão é convertida em energia mecânica. A energia mecânica é aquela capaz de movimentar objetos.

Unidades usuais de potência em motores de combustão interna A unidade internacional de potência é o kilowatt (kw) hp = horse power = 76 kgf.m.s-1; cv = cavalo vapor = 75 kgf.m.s-1; cv = 0,736 kw. hp = 0,746 kw.

POTÊNCIA TEÓRICA, kcal.h-1 Estimada em função do consumo e características do combustível (Equação 1) PT = potência teórica, kcal.h-1; q = consumo de combustível, L.h-1; pc= poder calorífico do combustível, kcal.kg-1; d = densidade do combustível, kg.L-1.

POTÊNCIA TEÓRICA, kw A potência teórica pode ser calculada em kw por meio da Equação 2. PT = potência teórica, kw; q = consumo de combustível, L.h-1; pc= poder calorífico do combustível, kcal.kg-1; d = densidade do combustível, kg.L-1.

POTÊNCIA TEÓRICA, hp A potência teórica pode ser calculada em hp por meio da Equação 3. PT = potência teórica, hp; q = consumo de combustível, L.h-1; pc= poder calorífico do combustível, kcal.kg-1; d = densidade do combustível, kg.L-1.

Poder calorífico do gás = 9. 631 kcal. m-3; = 12. 491 kcal Poder calorífico do gás = 9.631 kcal.m-3; = 12.491 kcal.kg-1; Densidade relativa do gás = 0,6425; Densidade absoluta do ar = 1,2 kg.m-3;

PODER CALORÍFICO DO GÁS Normalmente é expresso em kcal.m-3. É convertido para kcal.kg-1, dividindo-se o valor do poder calorífico pela densidade absoluta do gás. pc = poder calorífico do gás, kcal.kg-1; da = densidade absoluta do gás, kg.m-3.

DENSIDADE ABSOLUTA DO GÁS A densidade absoluta do gás é obtida multiplicando-se a densidade relativa do gás pela densidade absoluta do ar. da = densidade absoluta do gás, kg.m-3; dr = densidade relativa do gás; dar = densidade do ar = 1,2 kg.m-3.

pc = 9.631 kcal.m-3; dr = 0,6425; dar = 1,2 kg.m-3; q=8,63 m3.h-1; EXEMPLO: Calcular a potência teórica em kw de um motor GNV que consome 8,63 m3.h-1. O combustível apresenta poder calorífico de 9.631 kcal.m-3 e densidade relativa de 0,6425. pc = 9.631 kcal.m-3; dr = 0,6425; dar = 1,2 kg.m-3; q=8,63 m3.h-1;

Transformação de unidades Fonte: http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag. Acesso em: 30 jun. 2008.

Potência indicada Estimada a partir da pressão na combustão, características dimensionais e de funcionamento do motor.

Potência indicada PI= potência indicada; =2 se motor é de 4 tempos; Pc= pressão na combustão; L= curso do pistão; A= área do cilindro; N= rotação do motor; n= número de cilindros do motor.

Potência indicada em cv Pc= pressão na combustão, kgf.cm-2; L= curso do pistão, cm; A= área do cilindro, cm2; N= rotação do motor, rpm; n= número de cilindros do motor.

Potência indicada em kw Pc= pressão na combustão, kgf.cm-2; L= curso do pistão, cm; A= área do cilindro, cm2; N= rotação do motor, rpm; n= número de cilindros do motor. cv = 0,7354988 kw

Potência efetiva em cv PE= potência efetiva, cv; TO = torque no motor, m.kgf; N= rotação do motor, rpm. m.kgf = 9,80665 N.m cv = 0,7354988 kw

Potência efetiva em kw PE= potência efetiva, kw; TO = torque no motor, N.m; N= rotação do motor, rpm. m.kgf = 9,80665 N.m cv = 0,7354988 kw

TORQUE NO VOLANTE DO MOTOR O torque expressa a capacidade de girar alguma coisa. No volante do motor é calculado pela Equação To = torque no volante do motor; R = raio do volante; F = força tangencial no volante do motor. Unidades usuais são: N.m e m.kgf

TORQUE NO VOLANTE DO MOTOR O torque dos motores é medido com aparelhos denominados dinamômetros de acordo com normas específicas para esse fim. R F R = raio do volante; F = força tangencial no volante do motor.

Exemplo Dispondo dos dados apresentados anteriormente. Calcular a reserva de torque do motor.

RENDIMENTOS DE MOTORES TÉRMICOS Rendimento térmico, RT PI=potência indicada PT=potência teórica

Rendimento mecânico, RM PE=potência efetiva PI=potência indicada

Rendimento termo-mecânico PE=potência efetiva PT=potência teórica

CURVAS CARACTERÍSTICAS DO MOTORES As curvas características são utilizadas para analisar o comportamento do torque, potência e consumo de combustível em função da rotação da árvore de manivelas dos motores

Variação do torque, potência e consumo de combustível em função da rotação do motor

FIM