Origem e finalidade A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria missionária de Cristo
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Palavra de Deus em palavras humanas
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Cooperação na santificação
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
10: O Credo Apostólico e a salvação
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
Expressões religiosas
Por Moisés Sampaio de Paula
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Teologia Fundamental Revelação primitiva
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Culto à Virgem Maria.
O Anjo e Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Santíssima Trindade.
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO II
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
1.
Sacrosanctum Concilium
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.
Catequese 2.
A IGREJA DE CRISTO.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Batismo de Jesus.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Caríssimos, Estamos chegando ao 4º domingo do Advento. Já ultrapassamos o dia 17 de dezembro e até o dia 24, inclusive, a liturgia nos orienta mais.
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Sacramentos.
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Natal: Ele é a nossa paz.
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Maria e o Advento.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Maria a Mãe da Igreja ...e nossa Mãe
Virgindade de Maria Maternidade e virgindade são alternativas da
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Aula 9 As Missões Divinas
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA MISSÃO
Somos a Igreja de Cristo parte 1
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
DEUS CHAMA: A Igreja. Atos Presb. Josimar Santos Rosa.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
ORIGEM E FINALIDADE, 1 mistériodivina humana visível invisívelterrenacelestial temporaleterna A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo divina e humana,
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Jesus Cristo fundou a Igreja 18 Basílica de São Pedro Roma.
01.Introdução (18 slides) 10. Sacramentos_communicatio (4 slides) 02.Baptismo (11 slides) 03.Confirmação (8 slides) 04.Eucaristia (26 slides) 05.Penitência.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Transcrição da apresentação:

01 Igreja – Origem e finalidade Eclesiologia 01 Igreja – Origem e finalidade

Origem e finalidade A Igreja é um mistério: é ao mesmo tempo divina e humana, visível e invisível, terrena e celestial, temporal e eterna. Não se pode reduzi-la a uma empresa ou ONG internacional de serviços religiosos e assistenciais. É santa e imaculada, apesar das misérias dos homens que a compõem na terra. João Paulo II: “A Igreja é Mãe, e uma mãe deve ser amada” (7.XI.82).

Origem e finalidade Etimologicamente, Igreja = grego: “ekklesia”, hebreo:“qahal”. Significa “assembleia convocada” ou reunida”. AT: “comunidade santa” e “povo de Deus”, reunido para o culto e louvor de Iavé. Primeiros cristãos: - assembleia litúrgica - comunidades locais - conjunto de todos os cristãos Três significados inseparáveis: CIC 752: “A Igreja de Deus existe nas comunida- des locais e realiza-se como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística”.

Origem e finalidade A Igreja é um projecto trinitário Existe pelo desígnio amoroso do Pai eterno, foi fundada no tempo por Jesus Cristo, o Verbo encarnado, e é continuamente vivificada pelo Espírito Santo. Protagoniza a História da Salvação desde há dois mil anos. “Tempo da Igreja” = desde a sua fundação por Cristo e Pentecostes, até à sua consumação no final dos séculos.

Origem e finalidade A Igreja preparada no Antigo Testamento: Depois do pecado original: promessa de um redentor descendente de Eva. Aliança de Deus com Noé. Aliança com Abraão: promete-lhe torná-lo pai de um grande povo. Aliança com Moisés: Israel converte-se no “Povo de Deus”. MAS Israel foi infiel às suas promessas: os profetas anunciam um pacto novo e eterno. Nova Aliança selada com o Sangue de Cristo: definitiva e perfeita: o “novo Povo de Deus”.

Origem e finalidade Cristo quis e, de facto, fundou a Igreja: não é só espiritual, mas, ao mesmo tempo, visível e hierárquica. CIC 778: “A Igreja foi fundada pelas palavras e pelas obras de Cristo”. PALAVRAS: Mt 16, 18-19: - “Tu és Pedro e sobre esta pedra...”: anuncia uma hierarquia visível na sua Igreja,alicerçada sobre Pedro. - “Edificarei a minha Igreja”: firme intenção de a fundar. - “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”: durará para sempre e nada poderá destruí-la. - “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus”: será governada por Pedro como vigário de Cristo na terra. - Atar e desatar na terra como nos céus: Jesus promete tal grau de vinculação com Pedro e com os apóstolos que as determinações da Igreja terão valor decisório diante de Deus.

Origem e finalidade Na festa judaica do Pentecostes, o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo: a Igreja manifestou-se ao mundo e começou a sua actividade pública na história. Santo Agostinho (Sermão 267): “aquilo que a alma é para o corpo do homem, é-o o Espírito Santo para o corpo de Cristo, ou seja, para a Igreja”. Presença capital do Espírito Santo na Igreja: une-a a Cristo, vivifica-a, governa- -a, habita no coração dos seus fiéis, etc.

Origem e finalidade Gaudium et spes 40: “Nascida do amor do Pai Eterno, fundada no tempo por Cristo Redentor, reunida no Espírito Santo, a Igreja tem uma finalidade escatológica e de salvação, que só no século futuro poderá alcançar plenamente”. Cristo, o Filho de Deus feito homem, é o único redentor do homem. Serve-se da Igreja como instrumento da redenção universal.

Origem e finalidade A Igreja não se compreende sem Cristo, que a fundou para perpetuar na história a sua missão. A Igreja é “sacramento universal de salvação” (Lumen gentium 48). = É sinal eficaz e real da acção redentora de Cristo entre todos os homens até ao fim dos séculos. O fim salvífico da Igreja é: - sobrenatural: salvação acima das forças huma- nas. - inalterável: o homem não o pode alterar e Deus não muda os seus planos eternos (a Igreja não é mera instituição assistencial). - perpétuo: até à consumação dos séculos (Mt 28, 20). - universal: oferece a salvação a todos os homens.

Origem e finalidade = Lumen gentium 9: “Foi vontade de Deus 9/12 Lumen gentium 9: “Foi vontade de Deus santificar e salvar os homens, não isoladamente, sem qualquer conexão de uns com os outros, mas constituindo um povo”, a Igreja. A salvação é santidade = Não se podem distinguir: só quem lutar por corresponder a Deus e usar os meios de salvação da Igreja alcançará a sua salvação.

Origem e finalidade IGREJA E REINO, 1 Apostolicam actuositatem 2: “A Igreja nasceu com esta finalidade: propagar o Reino de Cristo em toda a terra para glória de Deus Pai, e tornar assim todos os homens partícipes da redenção salvadora e, por meio deles, ordenar realmente todo o universo para Cristo”. Alfred Loisy: “Jesus anunciou o Reino de Deus e o que surgiu foi a Igreja”. Sagrada Escritura:o Reino de Deus é propagado pela Igreja e só será completado no fim do mundo.

Origem e finalidade IGREJA E REINO, 2 Trata-se de um mistério. O Reino de Deus não é só futuro, mas também actual, não só pessoal, mas também comunitário, nem só celestial, mas também terreno (“tende a transformar as relações humanas e realiza-se progressivamente, à medida que os homens aprendem a amar-se, a perdoar-se e a servir-se mutuamente” (Redemptoris Missio 15). “O Reino não pode ser separado da Igreja. Certamente, esta não é um fim para si mesma, já que está ordenada ao Reino de Deus, do qual é gérmen, sinal e instrumento. No entanto, ao mesmo tempo que se distingue de Cristo e do Reino, está indissoluvelmente unida a ambos” (Redemptoris Missio 18).

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com 12