ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO.
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Essa sequência didática foi baseada
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
Os conceitos de alfabetização
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
Ano 2 Unidade 1.
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PROFª Leila de Souza Ganem
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Encontro com professores – Maio /11
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Domínio da Leitura e Escrita
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?
Uma proposta de discussão
Escola Palavra Viva Ensino Fundamental
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA) e CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ? Magda Soares 2014

PNE - META 5 “Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.”

PNAIC: PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA novembro de 2012 Art. 1º Fica instituído o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, pelo qual o Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação reafirmam e ampliam o compromisso previsto no Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.....

PNE - PROJETO DE LEI ENVIADO AO CONGRESSO DEZEMBRO DE 2010 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1o Fica aprovado o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 (PNE – 2011/2020) constante do Anexo desta Lei, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição. O Brasil está sem PNE há 1162 dias

PONTOS DIFERENTES APROVADOS NA CÂMARA (2012) E NO SENADO (2013) Senado Câmara ALFABETIZAÇÃO Meta 5 Em até 5 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade. Em até 9 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 7 anos. Em até 10 anos, 100% das crianças alfabetizadas até os 6 anos. Em até 10 anos, 100% das crianças alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.

“Alfabetizar as crianças...” Criança alfabetizada?

APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita

Começando de qual idade? “ alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade.” Começando de qual idade?

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO?

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONTINUIDADE INTEGRAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO ACOMPANHAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL 0 - 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Maternal Infantil I Infantil II 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º CICLO DE INTRODUÇÃO CICLO BÁSICO P N E CICLO DE CONSOLI-DAÇÃO PNAIC CICLO DE AMPLIAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua VOLTAR AO SLIDE 7 Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

OS CEGOS E O ELEFANTE É um leque... É uma parede... É uma serpente... É uma corda... É uma lança É uma árvore...

CADA CEGO ESTÁ CERTO EM PARTE, MAS TODOS ESTÃO ERRADOS É um leque... É uma parede... É uma serpente... É uma corda... É uma lança É uma árvore...

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE E INTEGRAÇÃO Mat. Inf.I Inf.II 1º 2º 3º 4º 5º COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK MBFABV PETECA

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK MBFABV PETECA

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica FMB PEK PETEKA PTEK PETECA MBFABV

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK PETEKA FMB PTEK MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES CONSCIÊNCIA FONÊMICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK FMB PTEK PETEKA MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

CONHECIMENTO DAS LETRAS Traçar letras maiúsculas. Traçar letras minúsculas. Distinguir letras maiúsculas de traçado semelhante. Distinguir letras minúsculas de traçado semelhante. Relacionar letras maiúsculas com as minúsculas correspondentes. Reconhecer diferentes tipos de letras. g g g g g M/N O/Q F/P M/W A/V Z/N h/n c/o l/i p/d b/d p/q A/a D/d G/g Nomear letras. Saber a ordem alfabética. Reconhecer letras. Relacionar letras com os fonemas que representam.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: NÍVEIS Significado X som da palavra LÉXICA inicial Consciência fonológica SILÁBICA final-rima segmentação Correspondências fonemas - grafemas FONÊMICA

representação linguística abstrata DA SÍLABA AO FONEMA não pronunciável representação linguística abstrata

FACA VACA MATA MALA CANECA CARECA não pronunciável DA SÍLABA AO FONEMA não pronunciável representação linguística abstrata identificável apenas por oposição FACA VACA MATA MALA CANECA CARECA

CONTINUIDADE-INTEGRAÇÃO-SISTEMATIZAÇÃO CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL 1º, 2º, 3º ANOS 4º, 5º CONSCIÊNCIA FONÊMICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK FMB PTEK PETEKA MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONTINUIDADE E INTEGRAÇÃO Mat. Inf.I Inf.II 1º 2º 3º 4º 5º COMPONENTES Consciência fonológica e alfabeto Consciência fonêmica – ortografia Linguagem oral Tecnologia da escrita Escrita de palavras Produção de textos Leitura de palavras Leitura oral de textos Leitura silenciosa de textos Compreensão de textos Vocabulário Reflexão sobre a língua Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

PRINCÍPIO ALFABÉTICO: LETRAMENTO PRINCÍPIO ALFABÉTICO: O CONCEITO DE QUE LETRAS E COMBINAÇÕES DE LETRAS (GRAFEMAS) REPRESENTAM FONEMAS NA LÍNGUA ESCRITA LETRAMENTO

alfabetização e letramento Leitura de histórias CONHECIMENTO DAS LETRAS Cantinho de leitura CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Material escrito de vários gêneros Biblioteca LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS alfabeto calendário COMPREENSÃO E VOCABULÁRIO listas

METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

METAS - LEITURA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA VOCABULÁRIO LEITURA TEXTO COMPREENSÃO TEXTO FRASES FRASES PALAVRAS PALAVRAS SÍLABAS FONEMAS LEITURA ESTRUTURA DA LÍNGUA ESCRITA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA Projeto ALFALETRAR – Lagoa Santa-MG

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONTINUIDADE INTEGRAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO ACOMPANHAMENTO

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE

ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS interna à sala de aula DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ?

o que se pretendeu ensinar? ACOMPANHAMENTO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula interna à escola, à rede O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ? Foi ensinado o que se pretendeu ensinar? METAS

o que se pretendeu ensinar? ACOMPANHAMENTO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula externa à escola, à rede interna à escola, à rede O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ? Foi ensinado o que se pretendeu ensinar? METAS Foi aprendido, logo, foi ensinado o que DEVERIA ser ensinado e aprendido SEGUNDO CRITÉRIOS EXTERNOS?

ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ? Magda Soares 2014

UM DIREITO DE TODA CRIANÇA Obrigada! LER E ESCREVER: UM DIREITO DE TODA CRIANÇA