COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
República do Café - I.
Advertisements

Professor Cláudio Brito
A revolta da vacina.
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
HISTÓRIA Professor Balduino.
A Segunda Revolução industrial
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Prof. Ms. Camila Sieburger Tessmann 02 / 2011
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
E.E. de EDUCAÇÃO BÁSICA TIRADENTES
Imagem e Memória da República
A mineração.
Independência do Brasil
COLEGIO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA
A Belle Époque Tropical
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
Temas da sociologia brasileira. In. Sociologia e Sociedade no Brasil.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
RIO DE JANEIRO INÍCIO DO SÉCULO XX - BELLE ÉPOQUE TROPICAL -
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
O século XIX no Rio de Janeiro: O Século dos Cortiços.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Pronomes Indefinidos Emprego.
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Segundo Reinado: economia
História do transporte urbano no Brasil
A importância da Educação no panorama econômico mundial.
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Sudeste.
Independência do Brasil
As regras de um jogo não modificam simplesmente por os protagonistas sejam as raparigas. Não é por sermos raparigas que temos de ter mais benefícios que.
A partir do século XVIII
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
2° ano Professor Leandro Mauricio E.E. Santa Rita de Cássia
República Oligárquica
Revisão P3 História pontos importantes!
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
PROJETO TAG RUGBY.
“Construção Civil Segura” “Prevenção antes da Repressão”
INSTITUTO DAS IRMÃS DA SANTA CRUZ
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
O I MPÉRIO DO B RASIL : S EGUNDO R EINADO Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Desafios das parcerias entre os setores público e privado sem a “bengala”das Olimpíadas No seminário “Os Jogos Olímpicos e a Transformação.
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
A Reforma da Previdência, Saúde e a Terceirização de Serviços Delaíde Alves Miranda Arantes Ministra do Tribunal Superior do Trabalho.
Geografia Rede SESI de Educação.
História adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada a partir de imagens disponíveis na internet.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Região e divisão regional do Brasil
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO HISTÓRIA Ensino fundamental II Nono Ano PROF. THIAGO VERONEZZI

Os serviços urbanos Nesse período da história brasileira, a maior parte das atividades do setor de serviços estava a cargo do capital privado. Mesmo as atividades concebidas como áreas de responsabilidade pública, como transporte urbano, iluminação, limpeza pública e comunicações, eram desempenhadas por empresas privadas. A grande maioria dessas atividades, inclusive os serviços ditos de infra-estrutura urbana, pareciam oferecer amplas possibilidade de lucro. (...) Durante o período 1890-1920, o setor de serviços ou as atividades terciárias absorverão contingentes significativos dos trabalhadores assalariados da cidade. E embora decrescente, o peso relativo do setor na composição do mercado de trabalho urbano da capital permanecerá importante até o final da segunda década desse século. (Adaptado de: Heloísa de Faria Cruz. Trabalhadores em serviços: dominação e resistência (São Paulo, 1900-1920). São Paulo: Marco Zero/CNPq, 1991. p. 11-12)

1904: Revolta da Vacina Campanha de saúde pública liderada por Oswaldo Cruz. “Mata-mosquitos”. Justificativa dos opositores à Campanha: violação de direitos individuais. Rodrigues Alves: decreta Estado de Sítio. Saldo: 23 mortos e 90 detidos (45 deportados para o Acre).

As condições de vida no campo

Duas grandes paixões O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a conhecer o cinema. Em 1896, um ano depois de ter sido inventado na França pelos irmão Lumière, o cinema já se encontrava no Brasil, sendo exibido em uma pequena sala na rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Em pouco tempo, transformou-se em uma das principais formas de lazer da população. Outra diversão, particularmente importante para as classes de baixa renda, era o futebol. Durante muito tempo acreditou-se que ele foi introduzido no Brasil em 1894 pelo paulista Charles Miller, ao retornar de uma viagem à Inglaterra. Entretanto, o historiador José Moraes dos Santos Neto encontrou registros de jogos de futebol em colégios jesuítas de São Paulo uma década antes dessa data. Em 1897, o esporte foi introduzido no Rio de Janeiro. O futebol logo se popularizou, tanto entre as elites quanto entre as classes populares. Entretanto, os principais clubes eram integrados por pessoas da elite, como era o caso do São Paulo Athletic Club, ao qual se associou Charles Miller e o Payssandu Cricket Club do Rio de Janeiro. Em 1904, técnicos ingleses da fábrica de tecidos Bangu, no Rio de Janeiro, fundaram The Bangu Athletic Club, que passou a admitir operários em sua equipe. A partir de então, clubes fabris e ferroviários começaram a surgir por toda a parte.